sábado, 10 de maio de 2014

Datafolha não desiste do "Volta Lula"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Lula já repetiu mil vezes que não será candidato e fará campanha pela reeleição de Dilma. Lula e o PT já fizeram dois encontros nacionais para formalizar apoio à reeleição da presidente. Não tem jeito. A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, coloca novamente o nome do ex-presidente na lista e praticamente sugere a troca de candidatos do PT. O instituto de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo perguntou aos eleitores quem deveria ser o candidato do PT e 58% apontaram o nome de Lula. Entre os petistas, este índice chega a 78%.

Quando a candidata é Dilma, ela tem 37% das intenções de voto contra 38% dos demais candidatos, apontando para uma eleição em segundo turno. Se no lugar dela o candidato do PT fosse Lula, ele teria 52% dos votos e venceria tranquilamente no primeiro turno, contra 19% de Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos. Na mesma pesquisa, Lula aparece como "o mais preparado para mudar o Brasil", um desejo manifestado pela maioria absoluta dos eleitores nas últimas pesquisas.

Ao mesmo tempo, o levantamento mostra que parou a sangria de intenções de voto na presidente Dilma, que caiu apenas um ponto de uma pesquisa para outra, enquanto Aécio subia quatro, chegando a 20% e Eduardo Campos oscilava de 10% para 11%. O índice de aprovação do governo Dilma também oscilou apenas um ponto, de 36% para 35%. Tudo dentro da margem de erro. E a expectativa de alta da inflação caiu sete pontos, de 65% para 58%.

Num possível segundo turno, Dilma ganharia de Aécio com 11 pontos de vantagem (47% a 36%) e 17 pontos, se o adversário for Eduardo Campos (49% a 32%). Ou seja, com Dilma ou com Lula, apesar de todo o cenário negativo alimentado pela mídia nas últimas semanas, o PT venceria mais uma vez, se as eleições fossem hoje.

Se olharmos para os índices de rejeição dos três principais candidatos já lançados, há um empate técnico: Dilma tem 35%, Eduardo Campos, 33%, e Aécio Neves, 31%. O menos rejeitado seria Lula, com 17%.

A pesquisa Datafolha serviu também para confirmar um evidente exagero a favor de Aécio Neves nos seus números de intenção de votos apontados pelos institutos mineiros Sensus e MDA, divulgados na semana passada, ambos ligados a Clésio Andrade, dissidente do PMDB, um dos denunciados no mensalão tucano, cujo julgamento o STF já mandou para as calendas.

Como a Folha e o restante da grande mídia nunca morreram de amores por Lula, dá para concluir que a insistência na inclusão do nome do ex-presidente, mostrando que ele teria mais chances do que Dilma de levar a eleição no primeiro turno, nos permite concluir que o objetivo principal da oposição midiático-partidária-empresarial continua sendo jogar um contra o outro para ver se dá um cavalo de pau nas pesquisas, o que até agora não aconteceu.

É de se perguntar por que, então, o Datafolha não incluiu também os nomes de Fernando Henrique Cardoso e José Serra em lugar de Aécio Neves como candidato tucano?

Apesar do interminável tiroteio do noticiário negativo, a maioria da população, segundo o Datafolha, ainda não entrou na onda de pessimismo e mau humor: 43% acreditam que sua situação econômica vai melhorar, contra apenas 12% que esperam uma piora.

E o caro leitor do Balaio o que pensa sobre tudo disso? Acredita que pesquisas como esta do Datafolha ainda podem fazer o PT trocar a candidatura de Dilma pela de Lula? Para promover as mudanças que o país espera, prefere a continuidade do governo do PT ou um candidato da oposição? A vida de vocês está melhorando ou piorando nos últimos anos?

Afinal, se o Datafolha pode fazer tantas perguntas, eu também posso. Mandem respostas: só não vale xingar minha falecida mãe.

1 comentários:

Unknown disse...

Uni dois em um:
Comentário I - Repito o que escrevi sobre o artigo intitulado como "O mundo é perigoso, o tempo exige luta" de José Reinaldo Carvalho no site Vermelho e republicado no de Altamiro Borges, onde li e deixei esses comentários:
Comentário I “Tempo de Luta por PAZ!”.
O enfrentamento bélico ou contra tropas/grupos financiados por uma política de espionagem que engloba imagens, sensores de presença por temperatura do corpo, calor humano no sentido literal da palavra, infelizmente não o do poético, dos similares ou quem sabe o próprio, por que não, Google Maps incluindo fotos de ruas e casas de todas as cidades da Terra; para uso das forças norte americanas. Só leva a perda do que há de melhor nos países, homens de bem, corajosos, que dão a vida por família e Pátria.
Entretanto, temos que levar em conta que homens que lutam pelo poder dos EUA defendem os mesmos valores.
Na história da Terra incluindo a atualidade é provado que muitos países tentam ganhar territórios e forças bélicas para a dominarem.
Os estadunidenses ocupam este posto e não vão abrir mão dele a nenhum outro pretendente.
Um quadro que aparentemente se apresenta sem solução, porque senão eles, outros com as mesmas, ou piores, práticas.
Mas há solução sim, única, o homem cultivar a paz, lutar sim, para viver em harmonia e igualdade entre os seus e todos os povos.
Dividir o planeta em que habitamos entre todos os que o habitam, em iguais condições.
Porque para aqueles que divulgam a teoria de que só um povo permanecerá de pé nos fins dos tempos e gastar sua energia nessa convicção e sair dominando territórios à custa da extinção de um povo inteiro, perecerá muito antes que os outros.
É tempo de luta sim, por PAZ!
ZéM.
Comentário II - Sobre a compra da presidente Dilma, de: “Mísseis Norte-Americanos.”.
O que o a seguir tem haver com as guerras que se travam? E a Paz do primeiro comentário sobre esta matéria, logo abaixo deste, caso ambos sejam publicados. Simultaneamente ao escrever este leio uma manchete em jornal que diz "Brasil negocia comprar míssil dos EUA", o país que boicota o livre comércio a Cuba e continua, "ao custo de até 167 milhões" e depois finaliza a manchete em seu rodapé, "Contrato prevê fornecimento de arsenal e treinamento".
Porém em outro artigo que nosso governo financiou via BNDS mais de US$ 290 milhões para a construção do porto de Cuba, mediante um acordo comercial de compra de produtos brasileiro, que despertou o interesse da construtora Odebrecht co-financiadora e provavelmente construtora do projeto, cuja primeira etapa Dilma foi a sua inauguração. Na manchete de um outro artigo de outro jornal, "Dilma oferece mais R$ 701 milhões para financiar o porto de Cuba".
Principais medidas acertadas no Governo de Dilma, porque em meu parco conhecimento sobre política internacional que rege sobre a Terra ou que reza, por Paz!
É buscarmos uma aproximação dentre os povos que se encontra em diferenças, como, por exemplo, tantos fazem com a China, para encontrarmos um meio-termo que traga uma convivência pacífica, uma pontífice, no significado original e literal da palavra que é "a construção de uma ponte que liga o homem a um ser superior, ao Grande Arquiteto Universal.".
Aliar-se aos Estados Unidos tanto culturalmente quanto comercialmente principalmente em parcerias com suas tecnologias, tanto bélicas de até mísseis e aeronaves de defesa a até a eletrônica, informática e equipamentos e técnicas de espionagem porque senão seremos invadidos por outros povos que somente buscam a exploração de nossas riquezas e não uma aliança fiel.
Isto é um grande passo para a paz e união dos povos começando nas Américas e, sim, nos levará a um patamar de evolução, crescimento, significativo em todas as áreas para a defesa de nosso país de quaisquer invasões.
Um passo tão positivo que supera qualquer medida negativa e até algum erro cometido em seu governo. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Dilma, aí, defende PAZ para nós e todos os povos. Sobe nas pesquisas.
Zém.