terça-feira, 6 de maio de 2014

Coca-Cola recua após pressão

Do jornal Brasil de Fato:

Recentemente, uma petição pública alertou novamente a sociedade sobre os riscos à saúde de alguns produtos comercializados por uma das maiores companhias de bebidas do mundo, a Coca-Cola, que utiliza óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, em suas composições.

Embora a substância tenha sido retirada, em 1970, da lista de ingredientes considerados "seguros" da Food and Drug Administration (FDA, o órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos), e não seja permitida na União Europeia, ela ainda é utilizada como um estabilizador em bebidas com sabor de frutas, como o refrigerante Fanta ou o isotônico Powerade, fabricados pela Coca-Cola.

Os temores sobre os riscos do ingrediente à saúde estão relacionados ao brometo, uma substância também encontrada em retardadores de chamas. Estudos médicos ligaram o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO a efeitos negativos sobre a saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele.

Nesta semana, após a campanha alcançar milhares de pessoas, a Coca-Cola anunciou que vai retirar o BOV de produtos como a Fanta e o Powerade e substituí-lo por isobutirato de acetato de sacarose ou éster de glicerol de resina, que é normalmente encontrado em chicletes.

Já a Coca-Cola, afirma que a desisão não tem relação com questões de segurança."Todas as nossas bebidas, incluídas aquelas com BVO, são seguras e assim sempre foram – em linha com as regulamentações dos países onde elas são vendidas", por meio de um comunicado, o porta-voz da Coca-Cola, Josh Gold.

3 comentários:

Anônimo disse...

coca cola,alguém ainda bebe essa porcaria?

Anônimo disse...

Decisão é com C e não com S

Altamiro Borges disse...

Corrigido.
Obrigado e abraços