quinta-feira, 15 de maio de 2014

A blogosfera e a mídia "chapa branca"

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, o 4º Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais, promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Movimento dos Sem Mídia (MSM) e Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom).

A abertura será às 9h, seguindo-se o debate Mídia, poder e contrapoder (abaixo, na íntegra, a programação, local, inscrições).

Às 11h30, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará sobre o papel da mídia tradicional, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital.

Nós conversamos com o jornalista e blogueiro Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, sobre o encontro.

É a segunda vez que o ex-presidente Lula participa de um Encontro Nacional de Blogueiros. A primeiro foi em junho de 2011 no II BlogProg, em Brasília. Ao nos prestigiar o que ele quer dizer? 

O Lula é vítima de um enorme preconceito das elites, um preconceito de classe. Para as elites, trabalhador é para trabalhar. Não é para pensar e, muito menos, para governar uma nação da importância do Brasil.

A mídia expressa essa visão preconceituosa de classe. Ela é, como já ensinou o intelectual revolucionário italiano Antonio Gramsci, o verdadeiro partido do capital. Ela atacou Lula, sem dó nem piedade, durante seus oito anos de governo. Continua perseguindo-o, de forma implacável.

Lula, o operário, é muito mais sagaz e inteligente do que o “Príncipe da Sorbonne”, do que o intelectual elitista FHC. Ele enxergou rapidamente a importância da internet e apostou na criação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Ele percebeu a importância do ativismo digital como contraponto ao pensamento único do partido da mídia.

Como ele gosta de dizer, nunca antes na história do país um presidente recebeu um grupo de blogueiros para uma entrevista coletiva exclusiva, em pleno Palácio do Planalto. Os vaidosos “calunistas” da mídia monopolizada espumaram de raiva.

Depois, ele foi ao II BlogProg, em Brasília. Sua presença foi muito importante. Garantiu maior legitimidade a um movimento nascente, que estava apanhando duro da velha imprensa.

Desde o início deste ano, quando fizemos o convite, ele, no ato, sinalizou positivamente e, agora, confirmou sua presença. Lula está disposto a comprar a briga com os barões da mídia e sabe da importância da blogosfera crítica e independente.

Do nome do primeiro encontro, em 2010, para o do quarto, este ano, caiu o “progressistas” e entrou “ativistas digitais”. O que significa essa mudança?
O nome progressista surgiu espontaneamente na preparação do primeiro encontro. Não foi algo muito debatido, não houve nem registro em cartório do nome. Ele pintou e foi ficando. Teve gente que propôs blogueiros de esquerda, blogueiros socialistas, blogueiros esquerdistas e outros nomes.

Ficou blogueiros progressistas e a sigla BlogProg. Na minha opinião, a questão do nome não é tão importante para um movimento horizontal, em rede, sem estruturas mais rígidas.

Quanto à inclusão do termo “ativistas digitais”, ele foi definido no terceiro encontro, na Bahia, em 2012. A ideia seria completar toda esta galera, principalmente jovem, que está nas redes sociais. Não tem blog, mas tem um papel decisivo na luta de ideias.

Acho que acertamos. O papel do ativismo digital na jornada de junho de 2013 é prova do aumento da influência do ativismo digital no Brasil e da sua capacidade de mobilização.

Entre o primeiro e o quarto encontro o que mudou?
Acho que a blogosfera passou a jogar um peso maior no debate de ideias na sociedade brasileira. Ela hoje tem mais força e legitimidade para fazer o contraponto ao pensamento único emburrecedor da mídia monopolizada. Tanto que a blogosfera incomoda os barões da mídia.

A recente entrevista coletiva com o ex-presidente Lula é prova disso. Jornalões, revistonas e “calunistas” das emissoras de tevê — que mamam nas tetas do Estado, abocanhando fortunas de verbas publicitárias — ficaram histéricos. Atacaram com virulência a blogosfera.

Penso, também, que a blogosfera ajudou no debate sobre a urgência da democratização da comunicação no Brasil.

Os blogs se somaram à luta pela regulação democrática da mídia, que hoje ganhou contornos mais definidos com o projeto de lei de iniciativa popular elaborado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Esse debate hoje envolve diversos setores da sociedade, a esquerda social e política, e conta com a adesão da blogosfera. Pena que o governo Dilma não se alertou para importância estratégica deste tema.

O Brasil, hoje, é a vanguarda do atraso no mundo no debate sobre a regulação democrática da mídia. Até a chavista Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, aprovou recentemente uma lei sobre o assunto. A presidente Dilma vai apanhar bastante nas eleições deste ano por sua postura omissa e acovardada sobre o tema.

Qual o objetivo principal do 4º Encontro Nacional?
É reunir os blogueiros e blogueiras para trocar ideias, experiências, e tentar traçar algum plano de ação conjunta.

A blogosfera é muito diversificada e plural - e esta é sua grande virtude.

Cada blogueiro é uma sentença. As opiniões são díspares e até antagônicas. Não dá para pensar em algo centralizado, verticalizado. O grande esforço dos encontros é o de procurar pontos de unidade nesta enorme diversidade. Os três encontros anteriores conseguiram resolver bem esta equação. O desafio está lançado para o IV BlogProg.

Na sexta-feira, o Encontro Nacional promoverá um Seminário Internacional que se propõe a dar continuidade aos debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros realizado em outubro de 2011, em Foz do Iguaçu (PR). Gostaria que falasse um pouco dos temas e dos participantes do seminário.
Essa parte será muito rica. Trataremos de uma questão crucial, poder e mídia. Teremos a presença de importantes especialistas no tema:

Ignacio Ramonet, fundador do jornal Le Monde Diplomatique.

Pascual Serrano, criador do site Rebelion, um dos mais acessados no mundo

Andrés Conteris, integrante do movimento Democracy Now e do Occupy Wall Street (EUA)

Osvaldo Leon, fundador do site América Latina Informações (Alai)

Iroel Sanchéz, blogueiro cubano

Também participarão dois intelectuais brasileiros: o sociólogo e blogueiro Emir Sader e o professor Dennis Moraes, da Universidade Federal Fluminense.

Acho que será possível construir um painel rico sobre o perfil da mídia no mundo e o papel jogado pelo ativismo digital.

A propósito. No artigo que você fez confirmando a presença de Lula no IV BlogProg, teve leitor que, nos comentários do Viomundo, chamou o encontro de petistas, de chapa branca. O que acha? 
Com todo o respeito, quem fala isso anda lendo muito a revista Veja, aquele “detrito de maré baixa”, conforme definição do Paulo Henrique Amorim.

É só acompanhar com mais atenção os blogs para ver que há muita diversidade neste campo. Tem gente que bate duro no governo, não perdoa a sua timidez na implantação de reforma estruturais no país e sua ausência de debate político na sociedade. Tem gente que pega mais leve com o governo, que o defende diante dos ataques da direita nativa e da sua mídia venal.

Os próprios encontros dos blogueiros refletem essa realidade. Há gente orgânica, filiada a partidos políticos, e muita gente inorgânica. A virtude deste movimento, como já disse, é conseguir construir a unidade na diversidade, é respeitar as opiniões divergentes, é não confundir polêmica com pugilato.

Quanto ao rótulo de chapa branca, quem recebe bilhões em anúncios dos governos federal, estaduais e municipais são exatamente esses “calunistas” que detestam os blogueiros críticos.

Tenho uma sugestão para esses “calunistas”: vamos suspender todos os anúncios públicos a mídia tradicional para ver quem é chapa branca. Muito jornalista adestrado, que chama o patrão de companheiro, vai perder o emprego sem essa boquinha pública.

*****

4º Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais
Data: 16, 17 e 18 de maio

Local: Hotel Braston, à rua Martins Fontes, 330, Centro.

Inscrição: Pode ser feita no local a partir das 8h30.

Taxa: R$ 50 para o público em geral e R$ 20 para estudantes

Programação

16 de maio, sexta-feira

9h— Abertura

10h — Debate: Mídia, poder e contrapoder
Ignácio Ramonet – fundador do jornal Le Monde Diplomatique (França)
Pascual Serrano – criador do sítio Rebelion (Espanha)
Andrés Conteris – Integrante do movimento Democracy Now (Estados Unidos)
Dênis de Moraes – professor da Universidade Federal Fluminense

14h — A mídia na América Latina
Osvaldo Leon – integrante da Agência Latina Americana de Informação (Alai-Equador)
Damian Loreti – professor (Argentina)*
Iroel Sánchez – blogueiro cubano
Emir Sader – sociólogo e cientista político

17h — A luta pela democratização da mídia no Brasil
Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (Frentecom)*
Rosane Bertoti – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
Laurindo Lalo Leal Filho – professor da USP e ex-ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Luciana Santos – vice-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e deputada federal por Pernambuco

17 de maio, sábado

9h — A juventude e a força das novas mídias
Pablo Capilé – Fora do Eixo;
Renato Rovai – revista Fórum;
Beá Tibiriçá – Coletivo Digital

14h — Troca de experiências sobre a blogosfera e o ciberativismo

18 de maio, domingo

10h — Plano de ação do movimento nacional de blogueir@s
Definição do local do V Encontro Nacional, em 2016
Aprovação da Carta de São Paulo
Eleição da nova comissão nacional organizadora

Convidados para iniciar os debates das desconferências:

Marco Aurélio Weissheimer (RS)
Esmael Morais (PR)
Zé de Abreu (RJ)*
Tarso Cabral (PR)
Leonardo Sakamoto (SP)
Cynara Menezes (DF)
Miguel do Rosário (RJ)
Gilberto Maringoni (SP)
Fernando Brito (RJ)*
Fábio Malini (ES)
Lola Aronovich (CE)
Daniel Pearl (CE)
Altino Machado (AC)
Diógenes “Jimmy” Brandão (PA)
Altino Machado (AC)
Marcos Vinicius (GO)
Jean Wyllys (RJ)*
Túlio Viana (MG)
Lucio Flávio Pinto (PA)
Claudio Nunes (SE)*
Vito Giannotti (RJ)
Oldack Miranda (BA)*
Douglas Belchior (SP)
Edmilson Costa (SP)
Daniel Menezes (RN)*
Deodato Ramalho (CE)
Beto Mafra (MG)
Cido Araujo (SP)
Bemvindo Siqueira (RJ)

* A confirmar

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu vejo a mídia como um daqueles personagens avarentos, cruéis,
talvez de Raul Cortez ou outro ator maravilhoso, dá uma chicotada em quem a critica, sai correndo atrás, tropeça, se levanta, xinga, mas não se vê, e por isso não desiste, faz uma última maldição e cai....

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A Verdade é nua, esta midia manipulou em beneficio na Ditadura.
“Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”PHA

Unknown disse...

Não confundam com uma defesa do Zé Dirceu e do Zé Genuíno, nem com um persuadere, consilium, para tanto, mas também serve como ponto de partida. Aqui neste último comentário, de minha despedida inclusive de leituras dos BlogProg´s. Justamente sobre o "Quarto Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais". Quando me vejo obrigado a abandoná-los com meus comentários, talvez porque não sejam à Bessa, o agora, beça, por conta de um, agora sim, para persuadere sobre multimídias, especificamente sobre Rádio e Tv. Que deixei aqui em dois artigos e não foram publicados a tempo de questionarem o Lula sobre isto.
Da defesa de Zé Dirceu e Zé Genuíno, como ao acima, ab ovo, a Deo rex, a rege lex. Ad perpetuam rei memoriam por um amicus curiae a quo. Esquecendo que lex est quod populus iubet atque constituit.
Porque ubi lex voluit dixit, ubi noluit tacuit.
Não apresentar meu projeto, simples como foi descrito e deixando as partes técnicas envolvidas para os engenheiros especialistas não dá em nada, pois, do Astral Superior, vigilavit iustitiae oculus.
Quem sabe o PROJETO escrito assim tivesse sido publicado e levado ao conhecimento do Lula ao vivo.
Que Deus os ilumine, para que não patinem até seus últimos dias na mesma tecla. E lhes dê coragem para darem saltos mais altos e partirem para cima também dos Dragões Lula e Dilma! Exigindo investimentos menos burocráticos em todo tipo de cultura, como por exemplo; cinema, teatro, folclore, música, programas de, e, Rádios e TV´s para todos os cidadãos.
Aproveitem, comecem aqui, publicando este protesto juntamente com o projeto.
Adeus!
José da Mota.