segunda-feira, 31 de março de 2014

Jornal compara Obama a macaco

Do site Opera Mundi:

Depois de ter publicado uma imagem alterada em que Barack e Michelle Obama aparecem como macacos e ser acusado de racismo, o jornal belga De Morgen pediu desculpas nesta segunda-feira (24/03), alegando que cometeu um erro de julgamento.

A imagem foi publicada juntamente com um artigo no sábado (22), antes da visita do presidente Obama à Bélgica. O De Morgen dedicou sua edição de fim de semana ao líder norte-americano e “mudou” o nome da seção satírica “The Daily Herald” para “The Obama Herald”.

O texto devia ser uma peça satírica que também brincava sobre Obama vender maconha. O jornal publicou as fotos como se elas tivessem sido enviadas pelo presidente russo, Vladimir Putin. A imagem era acompanhada de uma mensagem dizendo: “Vladimir Putin é o presidente da Rússia. Ele nos enviou este conteúdo a nosso pedido, e optou por enviar fotos em vez de texto porque ‘não tem muito tempo’”.

O De Morgen se desculpou na manhã da segunda, dizendo que era culpado pelo “mau gosto”. “Quando você considera o fragmento fora do contexto, que é uma seção satírica, você não vê a piada, mas apenas uma imagem que evoca o puro racismo”, afirmou o jornal. “Nós erroneamente supomos que o racismo não é mais aceito e, desta forma, poderia ser o assunto de uma piada”.

Na internet, várias pessoas compartilharam a página do jornal com a foto, enfatizando o preconceito da publicação. Foi o caso do escritor Chika Unigwe, nascido na Nigéria. “Então a foto dos Obama como macacos no De Morgen é a tentativa do jornal de fazer uma sátira. Eu esqueci de rir #racista”, escreveu no Twitter.

Entretanto, houve também quem defendesse a publicação, afirmando que foi apenas uma piada. Um leitor não identificado escreveu que “estava na seção satírica. Eu sinto que isso deveria ser mencionado”.

Essa não é a primeira vez que um jornal se desculpa por supostamente retratar o presidente Barack Obama em uma situação racista. Em 2009, o New York Post fez uma retratação oficial depois de ser acusado de racista por ter publicado um cartum que algumas pessoas interpretaram como comparação de Obama a um chimpanzé violento morto pela polícia.

1 comentários:

Paula Portela disse...

Nao gusto de Obama. Mas acho que ele deveria processor esse jornal por racismo. E Putin tambem, por terem usado o nome dele. Dois processos de dois presidentes para ver se jornais e jornalistas aprendessem de vez a satirizar como deve ser.