sábado, 1 de março de 2014

Bernardinho rejeita convite de Aécio

Por Altamiro Borges

Em carta divulgada nessa sexta-feira (28), o técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardo Resende, vulgo Bernardinho, anunciou que não disputará o governo do Rio de Janeiro pelo PSDB. Tucano de carteirinha, ele bajula Aécio Neves, o cambaleante presidenciável da sigla, mas explica que recusou seu convite formal porque "no momento essa não é uma opção para mim e minha família". A decisão representa um duro baque para a legenda. Até Josias de Souza, blogueiro da Folha muito chegado ao ninho tucano, registrou que "o tucanato viu ruir os seus planos de erigir no Rio um palanque de grife para Aécio. O PSDB continua a pé no terceiro maior colégio eleitoral do país".

A ressaca do senador mineiro, porém, não se dá apenas no Rio de Janeiro - local que ele tanto aprecia e curte, inclusive com passagens pagas pelo Senado. Em seu próprio Estado, o segundo maior colégio eleitoral do país, a situação também não está nada tranquila. Na semana passada, Aécio Neves esteve presente no lançamento da candidatura de Pimenta da Veiga para o governo de Minas Gerais. Outro jornalista da Folha, Fernando Rodrigues, registrou o "tom messiânico" do evento. O tucano pediu a seus correligionários que erguessem os braços "numa atitude de súplica". "Não parecia o comício de um partido, o PSDB, que no plano nacional vive pregando renovação e uma nova política".

A "súplica" de Pimenta da Veiga talvez se explique pelo resultado das recentes pesquisas eleitorais. O tucano, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações do governo FHC, envolvido em várias denúncias de corrupção, até agora não aparece bem na fita. Já o candidato petista Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma, surge na liderança em todos os levantamentos - internos e públicos. O PDDB corre o sério risco de perder no Estado, que comanda com mãos de ferro há vários anos. Este fiasco, sim, daria uma baita ressaca!

Para completar, a situação também não é tranquila em São Paulo - o maior colégio eleitoral do país. Vários partidos já abandonaram o ninho tucano, o que reduzirá o tempo de propaganda eleitoral na rádio e tevê do governador Geraldo Alckmin, que tenta a reeleição. A pulverização das candidaturas - com a entrada em cena de Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Kassab (PSD) e Márcio França (PSB) - deve jogar esta disputa estratégica para o segundo turno.

*****

Leia também:

- Só sobrou César Maia para Aécio

- Aécio Neves é vaiado em Maceió

- Aécio Neves faz a "dança da seca"

- Aécio Neves e os tucanos "ridículos"

- Aécio Neves: o "nervosinho" cambaleante

- Aécio Neves e o "helicóptero do pó"

0 comentários: