sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Hugo Chávez no Carnaval de Olinda

Foto: Péricles Chagas
Do sítio do MST:

O desfile dos Bonecos Gigantes do Carnaval de Olinda contará, neste ano, com a presença do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

A representação do líder sul-americano foi encomendada pelo MST ao renomado artista plástico Silvio Botelho, mais reconhecido "bonequeiro" de Olinda.

Nesta sexta-feira (28), véspera de carnaval, representantes do MST, partidos de esquerda e movimentos sociais e culturais foram no ateliê de Botelho receber o boneco. Também compareceu a Cônsul Geral da Venezuela em Recife, Carmen Navas Reyes.

"A presença de Chávez sempre foi alegre em todas as ruas onde ele esteve. Uma relação antiga com o povo e os movimentos sociais. Chávez fez renascer a festa popular na Venezuela, era festivo, alegre, engraçado, ninguém ficava um momento sem sorrir com ele. Seguramente ele está feliz agora participando do carnaval de Olinda que é o melhor carnaval do mundo", afirmou a diplomata.

Já o artista plástico Sílvio Botelho, conhecido por já ter feito bonecos gigantes de lideranças como o ex-presidente Lula, a atual presidente Dilma Rousseff, Fidel Castro e Che Guevara, afirma que sente uma enorme alegria em contribuir para trazer personalidades de todo mundo para a festa de Olinda.

"Tomara que ele tenha uma grande repercussão nacional e internacional, porque ele agora está na terra dos gigantes: a Pátria dos Bonecos Gigantes", afirmou com bom humor. "Passo às mãos de pessoas que vão conseguir conduzir esse gigante que foi Chávez para o Brasil e para o mundo", concluiu entregando o boneco.

Já a dirigente do MST, Ana Emília, acredita na importância do boneco gigante de Chávez para "reatar" a relação entre a política e a festa popular.

"Precisamos celebrar a memória e o exemplo que Chávez foi para a América Latina e as transformações sociais que ele promoveu", destaca.

O "Hugo Chávez Gigante" pesa cerca de 25 quilos e mede mais de três metros. O boneco estará presente já nesta sexta-feira (28) no carnaval do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC).

Na segunda-feira (03) de carnaval, às 14h, desfila saindo da Barraca do MST, no Sítio de Seu Reis, no Sítio Histórico da cidade. Na terça-feira (04), participa do tradicional Desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda.

0 comentários: