sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Barão de Itararé reforça coleta do Plip

Por Claudia Rocha, no sítio do Centro do Estudos Barão de Itararé:

Com o objetivo de reforçar a campanha “Para expressar a liberdade – Uma nova lei para um novo tempo”, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), foi realizada nesta quinta-feira (6) uma plenária com a participação de mais de 20 entidades parceiras que apoiam o tema.

A plenária, organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, definiu dois eixos centrais para alavancar a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular: futebol e juventude.

Em pauta na reunião foi ressaltado o fato do futebol, parte da identidade do povo brasileiro, ficar refém das Organizações Globo, que obriga os torcedores a voltarem muito tarde para suas casas após uma partida, devido à grade horária da emissora. A opção pelo foco na juventude é justificada, também, pelo aumento da participação dos jovens na política, especialmente após as manifestações de junho.

Dentre as falas dos participantes, ficou destacada a importância da relação entre as mulheres e a mídia, pois, além da falta de uma representação real nos veículos de comunicação, é preciso entender que os dois eixos, futebol e juventude, também esbarram na luta feminina.

“É hora de levar a nossa luta pela democratização da comunicação para a rua”, comentou Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé. Para tal, ficou decidido que nas próximas semanas serão definidas datas para panfletagens. Além das ações nas ruas, as redes sociais também serão muito utilizadas para popularizar a campanha; Por isso, o publicitário e organizador da página banida “Política no Face”, Mauro Panzera, participou com contribuições de peças que irão ajudar a popularizar o debate.

A meta é alcançar um milhão e trezentas mil assinaturas para combater o monopólio dos veículos de comunicação por meio de propriedade cruzada, respeitar as diversidades da nossa população com o aumento de produção regional e outros pontos importantes para regulamentar a comunicação no Brasil.

Para saber mais detalhes do Projeto de Lei, acesse:

http://paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/quem-somos/documentos

* Claudia Rocha é integrante do núcleo de São Paulo do Barão de Itararé.

0 comentários: