domingo, 5 de janeiro de 2014

Um pouco de história, por favor

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A campanha contra a reeleição de Dilma Rousseff aguarda por críticos melhores e mais bem informados.

Um dos mais empenhados sugere hoje que, se Dilma for reeleita em 2014, aquilo que algumas pessoas chamam de “lulismo” irá completar 16 anos no governo. Para reforçar a ideia de exagero, de aparelhamento do Estado e outros chavões do gênero, diz-se que Franklin Roosevelt, o mais influente presidente dos Estados Unidos no século XX, ficou 12 anos no posto.

É de chorar. Roosevelt morreu no cargo em 1945, adoentado. Foi substituído pelo vice Harry Trumann.

Democrata desde a infância, como Roosevelt, Truman ficou na presidência até 1953. Só então os republicanos ganharam a presidência após um jejum de 20 anos.

Trouxeram Dwight Eisenhower, um general da II Guerra, que conseguiu fazer os eleitores esquecerem do trágico desempenho republicano na crise de 1929, quando ajudaram a afundar o país numa longa depressão. Eles diziam (olha a coincidência) que o mercado iria promover o crescimento e criar empregos através da "mão invisível."

Isso quer dizer o seguinte: se é para copiar critérios norte-americanos, como está sugerido, a oposição deveria ficar calminha até 2022.

Como democrata, aposto na soberania do eleitor e critico quem joga com a ignorância. Tanto Roosevelt, Truman, Lula e Dilma só chegaram ao poder através de eleições. É disso que se trata, mais uma vez. Ganha quem tem mais votos. Esta é a regra.

Ou será que vamos sugerir que se proíba a reeleição de candidatos diferentes só porque são do mesmo partido?

Cada eleição é uma eleição e envolve seus temas e seus conflitos.

Só não vale apostar na baixa informação dos leitores, vamos combinar.

2 comentários:

Antonio Cavalcanti Rego disse...

Ahhh, Prof. Demétrio Magnoli (aliás que professor) poderia ficar sem essa... Volte a ler mais professor. História tá bom !!!















































































Mecanismo de Ação disse...

Eu acho muito dificil o moderador deste blog aprovar este comentário. Mas como o tema é um pouco de história vamos para a história e os fatos:

"O GOVERNO FHC 1994 A 2002 ACABOU COM DECADAS DE HIPERINFLAÇÃO, DESINCHOU O ESTADO E PRIVATIZOU EMPRESAS DANDO A INICIATIVA PRIVADA A RESPONSABILIDADE DE AGIR EM SETORES ONDE O GOVERNO E O ESTADO TEM QUE FICAR LONGE". fim