quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Jango e a atualidade política

Por Beto Almeida, no jornal Brasil de Fato:

O Congresso devolveu simbolicamente o mandato ao ex-presidente João Goulart, derrubado por um golpe fascista organizado pelos EUA. Mesmo sem efeitos práticos, a iniciativa dos senadores Pedro Simon e Randolfe Rodrigues faz justiça com Jango porque contribui para reescrever a história do Brasil. Diante de Dilma Rousseff, presente ao ato, o fi lho de Jango, João Vicente Goulart, acertou lembrando que o pai é ainda uma mensagem viva em defesa das reformas de base.

A nacionalização da economia, a reforma agrária, a eliminação do analfabetismo (Jango havia nomeado Paulo Freire para esta tarefa ainda não realizada, em descumprimento Constituição de 1988), uma política externa anti- imperialista de cooperação com a China, Cuba, a ex- URSS, completamente confirmada pela história, realçam a atualidade das reformas de base, propostas por Jango.

Especialmente a continuidade das políticas de Vargas, como, por exemplo, a auditoria da dívida externa realizada no calor da Revolução de 1930, que reduziu em 50% o valor da dívida brasileira, sem respaldo em documentação real. Mesmo para os mais sectários setores da esquerda, é possível que hoje soe injusto tratar Jango apenas como um populista. A mídia do capital, que apoiou a derrubada de Jango, tenta agora reduzir o alcance do importante gesto do Senado.

Escondem-no. Mesmo a Rede Globo, que recémconfessou erro por apoio editorial à ditadura, também diminui a si mesma, ainda mais, por sua cobertura pálida do ato. O mínimo que deveria fazer – como concessionária de serviço público de radiodifusão – é divulgar a verdadeira história do ex-presidente que tanto difamou. Que tal se exibisse, nacionalmente, os filmes Jango, de Silvio Tendler, Dossiê Jango, Jango em três atos, de Deraldo Goulart e O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares. Uma TV com mais história e verdade, ao invés da selvageria do MMA que faz escola nos estádios de futebol.

3 comentários:

Zé Alcides disse...

Vou lhe fazer um favor, publicar algo neste seu blogger. Você tá mais baixo que o assoalho. Nunca vejo comentário nenhum!!!

Anônimo disse...

Muita gente apenas le como eu

Anônimo disse...

Primeiro quero revidar o despropó-
sito da agressão gratuita do sr.ZA.

Segundo,concordo com a sugestão re-
ferente à tal emissora sinistra.
Terceiro:antes tarde do que nunca
a justiça póstuma a Jango.Super-hi-
per-ultra merecida.Sou pré-golpe,já
fazia política estudantil naqueles
tempos e sei bem o que se passou.
Solidariedade à sua família.