quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

“Guru” digital de Serra é preso nos EUA

Por Altamiro Borges

“O marqueteiro americano de ascendência indiana Ravi Singh, que se autodenomina ‘guru’ e que trabalhou na campanha de José Serra (PSDB) à Presidência da República em 2010, foi preso na sexta-feira em San Diego, no Estado da Califórnia, suspeito de intermediar a injeção de ao menos US$ 500 mil não contabilizados em campanhas políticas daquela cidade”, informa nesta quinta-feira (23) o jornalista Bruno Lupion, do UOL. O “guru”, fundador da empresa Election Mall, teria ajudado um empresário mexicano a doar milhares de dólares a candidatos em San Diego por meio de caixa-2, do uso de empresas de fachadas e de contas com nomes de laranjas. Ele foi preso pelo FBI (a polícia federal dos EUA).

Ravi Singh ficou famoso no Brasil quando assumiu a coordenação da campanha na internet de José Serra. Ele passou a atuar diretamente no site que era editado pela ex-vereadora Soninha Francine (PPS). Singh gostava de comparecer às reuniões do comando tucano com seu turbante e foi um dos responsáveis pelas baixarias naquela eleição. Antes de atuar no Brasil, o “guru” participou da campanha do direitista Juan Manuel Santos, eleito presidente da Colômbia. Conforme relembra a matéria do UOL, “Singh fez mudanças radicais no site de Serra que priorizavam o cadastramento dos internautas e adotou um novo slogan, ‘É a Hora da Virada’, em vez do oficial ‘O Brasil Pode Mais’”.

A participação do “guru”, porém, não durou muito tempo. Ele comprou várias brigas com outros integrantes da campanha serrista e ficou apenas 20 dias no Brasil, sem ter o seu contrato renovado. O empresário estadunidense já era conhecido por seus métodos sinistros. Na ocasião, nenhum tucano assumiu oficialmente a sua contratação. “Nos bastidores, duas versões circularam: a de que teria sido apresentado pela filha de Serra, Verônica, ou por Arnon de Mello, filho do ex-presidente Fernando Collor e então sócio de uma empresa que fornecia serviços de internet. Arnon nega e atribui a indicação ao comando da campanha de Serra”, relata Bruno Lupion.

Diante da noticia da prisão do “guru”, a ex-vereadora Soninha Francine afirmou ter ficado “sentida” e elogiou o seu trabalho. Segundo ela, a internet não era a “menina dos olhos” do marqueteiro Luiz Gonzalez, coordenador da campanha de Serra, e ganhou profissionalismo com a chegada de Singh. “Antes dele o pessoal da internet não tinha coordenação: quem fazia o Facebook não conversava com quem fazia o Twitter nem com quem estava no site. Ele fez todo mundo trabalhar junto”, explicou. Soninha e Serra, que foram descartados pelo PPS e pela PSDB na disputa presidencial deste ano, até que poderiam fazer uma visitinha ao “guru” no presídio da Califórnia.

*****

Leia também:

- FHC vai rifar o cambaleante Aécio?

- Justiça quebra sigilo dos Perrella

- Inimigo do MST no comando de Aécio

1 comentários:

marcio ramos disse...

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/01/governo-afegao-investiga-propaganda-pro.html