terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CBN quer sabotar a Copa do Mundo?

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Ontem à noite, ao voltar para casa ouvindo a resenha esportiva "Quatro em campo", da rádio CBN, caiu definitivamente a ficha : existe um movimento orquestrado para sabotar a Copa do Mundo no Brasil, conforme já denunciara o Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, e o jornalista Gabriel Priolli (insuspeito por já ter sido inclusive editor do Jornal Nacional), em seu blog. No programa de rádio citado acima, os jornalistas esportivos da emissora gastaram um longo bloco do programa desancando a realização da Copa no Brasil, sempre com aquele jeito mandrake de ser do PIG : lente de aumento sobre os problemas e as mazelas e visão míope sobre os aspectos positivos da organização do evento.

Durante os pelos menos quinze minutos de duração da malhação, nenhuma palavra sobre a procura recorde por ingressos para os jogos da Copa, partindo do mundo inteiro e superando de longe todas as edições anteriores do torneio, o que revela uma inequívoca confiança das pessoas na capacidade brasileira de organizar um grande evento, como disse a presidenta Dilma em seu twitter. Silêncio também sobre o retorno financeiro que a Copa trará para o Brasil, estimado, por baixo, em R$ 140 bilhões, valor que deixa na poeira os gastos públicos e privados com a realização do evento.

Vale registrar a notícia que deu origem ao espancamento da Copa no programa da "rádio que troca notícia" : o governo de Mato Grosso informara que um projeto importante de mobilidade urbana que se encontra na matriz de prioridades do governo brasileiro para a Copa do Mundo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), só será concluído depois da Copa. Atenção para um detalhe: o projeto do VLT de Mato Grosso não foi deixado de lado, conforme sugeria a "indignação cívica" dos profissionais da CBN. O término das obras é que foi adiado.

É claro que a população local só teria a ganhar se o VLT fosse entregue no prazo. É evidente também que todo atraso deve ser lamentado. Mas tratar o atraso como uma "calamidade" e uma "vergonha", como fizeram os repórteres, é coisa de quem já vai para o ar com a chamada "matéria-tese" pronta. Ou seja, o que vale é esculhambar a Copa do Mundo e atacar o governo brasileiro. Dane-se a realidade. Nas emissoras dos Marinho até o pessoal do esporte faz política.

No afã de puxar o saco dos patrões, chama a atenção também o despreparo dos jornalistas que apresentam o tal "Quatro em campo", no que se refere à organização da Copa. Os caras não têm a menor noção de planilha de investimentos, o que é gasto ou investimento público, o que é gasto ou investimento privado, o que é expectativa de retorno, tampouco da importância capital do sucesso da Copa para a imagem atual e futura do Brasil no exterior.

Sobre o legado para a população, revelam ignorância ainda maior. Legado para eles é só o equipamento urbano e público que estiver pronto no dia do pontapé inicial do jogo de abertura da Copa. Tudo que for inaugurado depois entra para o rol das "vergonhas nacionais". Duvido que o povo sofrido que pena horas a fio para ir e voltar do trabalho nas metrópoles brasileiras tenha a mesma visão.

O fato é que tanto o PIG como os políticos e partidos derrotados de sempre já dão a senha : a bala de prata para tentar impedir a reeleição da presidenta Dilma é melar a Copa do Mundo, incentivado megamanifestações de rua. O objetivo final é destruir a imagem do Brasil no exterior e abrir caminho para um salvador neoliberal da pátria. Na certa, não lhes negarão apoio, na base do quanto pior, melhor, malucos e celerados tipo black bloc e assemelhados.. Também a extrema-esquerda, movida pelo seu conhecido déficit de responsabilidade, esfrega as mãos para surfar nesta onda.

Pelo visto, 2014 promete ser um ano daqueles. Além de enfrentarmos toda a baixaria do mundo, que certamente será usada pelo PIG e pela oposição contra o PT e a presidenta Dilma na campanha eleitoral , antes, provavelmente, será preciso irmos às ruas para garantir o sucesso da realização da Copa do Mundo no Brasil. Estou convencido que o povo do país do futebol será sensível aos nossos apelos. Afinal, ele ama o futebol como nenhum outro povo do planeta e rejeita sabotadores e oportunistas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pouco antes da Copa das Conf.,um comentarista disse, nesse mesmo programa, que o maracanã iria cair (literalmente, desabar !!!).Isso, talvez, em função do que aconteceu com o estadio do Botafogo (ou do Vasco, sei lá; não acompanho o munda esportivo).
Tem mais. Depois do jogo final da mesma Copa, o ancora do programa disse que o torcedor brasileiro "não tinha o padrão FIFA". E era o torcedor que estava assistindo à final da copa das confederações !!!!
Pode ter certeza de uma coisa: futebol é da editoria de esportes, então serão os jornalistas dessa editoria os responsáveis na tentativa de sabotar a copa.

PS. Mensagem anonima. Estou em um terminal "não confiável".

Maria Véia disse...

Já está mais do que na hora dos patrocinadores da Copa, principalmente os que nada têm a ver com a política interna do Brasil, abrirem o olho e botarem cobro a esses exageros da imprensa, pois estão correndo o risco de perder muito dinheiro.

Anônimo disse...

O jeito é boicotar a CBN, como eu faço. As Organizações Globo, como a Folha, Estadão e Veja, perderam credibilidade, mesmo entre seus leitores. Quando a noticia é boa para o Brasil, eles procuram o lado ruim da noticia e dão destaque. Patético!

Anônimo disse...

Coroneis da mídia, agentes da CIA.