terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A natureza do escorpião da imprensa

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Até que ponto pode chegar a falta de assunto da imprensa grande? Depois de que Joaquim Barbosa foi pego com as calças na mão ao receber mais de R$ 14 mil em diárias para viajar para Europa estando em férias, a mídia resolveu tratar uma parada da viagem de Dilma da Suíça para Cuba em Portugal com se fosse a mesma coisa feita pelo supremo presidente do STF.

O voo presidencial saiu de Zurich com destino a Havana. No meio do caminho realizou uma parada de 15 horas em Lisboa, capital de Portugal. Os gastos com o jantar foram pagos com dinheiro próprio de cada uma das pessoas que estão na comitiva da presidenta, segundo informou o chanceler Luiz Alberto Figueredo. E mesmo que não tenha sido, que a conta do restaurante tenha sido paga pelo Estado, não há nada demais nisso.

Dilma estava em viagem oficial e o custo foi bem menor do que os de Joaquim Barbosa ou do que gastou Aécio Neves, pré-candidato tucano à Presidência da República, em 2012 para comemorar o carnaval no Rio de Janeiro pago pelo Senado. Como bem desmascarou Fernando Brito no Blog Tijolaço. Aécio foi ao Rio de Janeiro em 15/02 e retornou em 28/02 daquele ano.

O desinteresse pela imprensa grande em informar às pessoas é doentio. Nem sequer se preocupam em disfarçar mais. É o bom e velho vale tudo dos anos eleitorais.

No Bom Dia (?) Brasil de hoje (28/01), a apresentadora do programa matinal fez questão, após mais uma matéria desinformante da Globo, que a parada de Dilma em Lisboa estava marcada desde a quinta-feira 23. Ora até parece que planos de voo são feitos depois que a aeronave já está no ar. Principalmente se for voo presidencial.

De todo jeito cabe aqui avisar aos desavisados que a aeronave oficial tem autonomia para realizar o percurso entre Zurich e Havana, porém isso seria feito com muita proximidade da capacidade máxima do avião, coisa que nenhuma companhia aérea ou piloto com o juízo em qualquer lugar que não seja nos pés faz. Problemas durante a viagem podem surgir, como mudanças nas condições climáticas.

Será que em um país do tamanho do Brasil não se consegue uma pauta para ser publicada na imprensa grande? Ou será que cobrar isso é cobrar que o escorpião mude sua natureza?

2 comentários:

Mesas Plasticas disse...

A questão é que, infelizmente, a Globo se tornou um monstro tão grande que formou amebas que quando sentam na frente da TV acreditam em tudo.
Em contrapartida, felizmente, ano passado com o início dos protestos, a Globo tomou um tapa na cara dos grandes!
Começou a vandalizar e não dar valor em noticiar os protestos do "Gigante Acordou" mas depois se viu obrigada a meio que apoiar o movimento ou seria hostilizada.
O gigante, por enquanto, está adormecido.
Mas como a revolta do povo é pela falta de estrutura em recursos básicos e muitos citaram não querer a copa no país e movimentações isoladas já este ano voltaram a citar esse assunto novamente, pressinto que nas proximidades da copa o gigante vai voltar enfurecido!

mesas plasticas

Anônimo disse...

O grande absurdo dessa viagem de Dilma foi a constatcao pela sociedade brasileira de investimentos equivalentes hoje a 2.7 bilhoes de reais em um porto de Cuba, financiados a juros subsidiados pelo BNDES, tidos como estrategicos. O governo brasileiro investir uma quantia dessa ordem em um porto de Cuba nao tem nada de estrategico para o pais. Um porto em Cuba nao so nao se justifca do ponto de vista economico - nao ha fluxo de comercio e o pais esta sob embargo. Mas nao se justifica pelo ponto estrategico. Temos pelo menos uns quatro portos do Norte hoje e uma BR163 ha decadas aguardando alfaltamento. Atraves dos portos do Norte, ai sim poderemos nos alavancar na duplicacao do canal do Panama. Quero muito saber quais foram os criterios que o BNDES usou para aprovar esse investimento, qual a taxa de retorno esperada, e porque essses recursos na foram drenados para a logistica capenga do Norte do pais, esta sim com externalidades positivas para o povo brasileiro. Quero saber voces de esquerad como engolem isso?