terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A “inflação do verão” e os pessimistas

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Globo, naqueles seus fantásticos malabarismo para cumprir, todo dia, a dura missão de dizer que o Brasil está se acabando, apela hoje para uma supercriativa “inflação de verão”, um mix de cerveja, refrigerantes, academias de ginástica, sorvete e vinho (?), entre outros produtos que têm a procura aumentada nos primeiros dias de verão e nas festas.

Sugiro já ir preparando, também, a “inflação do Carnaval”, a da Semana Santa e a da Copa.

Isso é tão científico quando medir os preços do varejo na rodoviária do Tietê, em São Paulo, onde acabo de pagar R$ 12,40 por uma esfirra e um refresco de laranja, é obvio.

Mas a matéria de O Globo traz um dado interessantíssimo.

Diz que há falta de aparelhos de ar condicionados, ventiladores e circuladores de ar nas lojas.

As fábricas têm pouco ou nenhum estoque para atender a demanda e muitas, como deram férias coletivas, nem mesmo têm como correr para fabricá-los.

A razão?

O varejo não fez pedido.

Há muita mentira nisso aí, embora de fato tenha gente de pé atrás.

Diz o jornal que as vendas explodiram em janeiro, num “calor atrasado” que não veio em dezembro.

Conversa fiada: se não tivessem vendido em dezembro estariam estocadas para vender na primeira semana de janeiro, é evidente.

E, depois, duvido que alguém estivesse prevendo um clima glacial para janeiro ou fevereiro.

O que havia, mesmo, era pessimismo com as vendas.

Afinal, os jornais e os “especialistas” estão dizendo todo santo dia que as vendas cairão, os preços subirão e o poder de compra da população está frito.

Existe – e é claro que as altas temperaturas do verão o catalisaram – um processo de recuperação do consumo.

E não apenas o consumo leve, de ocasião, como o de sorvetes, bebidas e ventiladores menores como o de bens de valor mais alto, como os aparelhos de ar condicionado, que têm valor suficiente – além da complexidade de instalação, que o encarece ainda mais – para uma decisão de compra mais ponderada.

O que está acontecendo – é cedo ainda para dizer – é semelhante ao que se passou em 2009, quando os jornais anunciavam que o Brasil estava em recessão na mesma edição em que falavam que faltavam lavadoras e fogões nas lojas, com o crescimento da demanda provocado pela redução do IPI.

O setor estava ciente deste crescimento.

Em setembro, na abertura da feira do setor de ventilação e climatização, os dirigentes do setor já estivavam um crescimento de 8% em 2013 e atribuíam isso à “ alta da construção civil, as políticas de incentivo e ao aumento de renda da população”, como você pode ler aqui.

Se falta produto é sinal de que as vendas não estão altas por causa do calor – de resto, nenhuma novidade nesta época – mas porque estão, por causa do calor, excepcionalmente altas.

Quem for na conversa catastrofista dos jornais vai perder dinheiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Coroneis da mídia, agentes da CIA.