quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Trensalão tucano: Justiça bloqueia bens

Por Altamiro Borges

No final da tarde desta quinta-feira (7), a Justiça Federal de São Paulo aprovou o bloqueio de cerca de R$ 60 milhões em bens dos suspeitos de participação no esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo - no famoso "trensalão tucano". A medida atinge três empresas e cinco pessoas físicas, incluindo três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O bloqueio atendeu ao pedido da Polícia Federal, que abriu inquérito para apurar a prática dos crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro nos governos do PSDB no estado.

Lula dá apoio a Michelle Bachelet

Telecomunicação na mira de estrangeiros

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito Comunicação:

Já pensou se a Península Ibérica reservasse ao Brasil um projeto de recolonização, mas de outro tipo, menos “estatal” e mais “privado”. Os tempos são outros, mas não muito. O mercantilismo das grandes navegações cedeu lugar ao capitalismo monopolista contemporâneo das megacorporações de telecomunicação. Saiu de cena a monarquia e o capital financeiro assumiu para si a tarefa de, com as próprias mãos, caçar mercados e saquear as colônias. Portugal Telecom e Telefónica protagonizam a nova jornada através do Atlântico.

Justiça dá uma dura em Alckmin

Por José Dirceu, em seu blog:

Finalmente, já não era sem tempo… A Justiça mandou o governador tucano Geraldo Alckmin refazer todo o processo que ele move contra a Siemens, determinando que inclua na ação judicial e processe, também, as outras 19 empresas que integraram o cartel montado em conluio com os governos do PSDB de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra e que funcionou nas áreas de transportes públicos em São Paulo.

A espionagem nas cercanias do palácio

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Nesta semana, o debate a respeito da espionagem foi retomado, com reportagens que mostram como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizou operações de contra-espionagem em território brasileiro. Entre os diversos alvos estavam, segundo apurou a Folha de S.Paulo, salas alugadas pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Em agosto de 2013, CartaCapital publicou a reportagem abaixo, na qual revela que algumas instalações usadas pela Embaixada americana em Brasília continuam ativas. Confira a íntegra:

Só pesquisa dá boas notícias para Dilma

Ilustração extraída do blog: http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Termino de ler os jornais e me dá um desânimo danado: só tem notícia ruim, comentários apocalípticos sobre a economia, denúncias para todo lado, uma desgraceira geral, com o país a meio passo da beira do abismo.

"Mais Médicos" derrota os tucanos

Por Altamiro Borges

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira, indica que o PSDB pode colher péssimos resultados por sua oposição raivosa, elitista e oportunista ao programa "Mais Médicos". Segundo a sondagem, o apoio da sociedade à corajosa iniciativa do governo Dilma cresceu nos últimos meses e chega a 84,3%. Na pesquisa anterior, de setembro, o percentual dos que apoiavam o "Mais Médicos" era 73,9% - em julho, era de 49,7%. Atualmente, apenas 12,8% dos entrevistados não apoiam o programa do governo federal.

Pesquisa CNT desnorteia a oposição

Por Altamiro Borges

Divulgada nesta quinta-feira (7), a nova pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), encomendada ao instituto MDA, deve desnortear ainda mais a oposição - tanto a demotucana como a dissidente, liderada por Eduardo Campos (PSB). Segundo o levantamento, voltou a crescer - mesmo que timidamente - a aprovação do governo Dilma Rousseff, que pulou de 38,1%, em setembro, para 39% agora. Já  o desempenho pessoal da presidenta subiu de 58% para 58,8% de aprovação.

A volta do terrorismo financeiro

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A manchete principal da Folha de S. Paulo de ontem é importante menos pelas conclusões – incorretas – mais por demonstrar os riscos para a economia dos velhos vícios da cobertura jornalística, de politizar de forma acrítica os temas financeiros.

A mobilização pela internet livre

Por Raquel de Lima, no sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Após mais de um ano de espera para ser votada, a “Constituição da Internet”, que garante os direitos e deveres dos usuários da rede, foi debatida nesta quarta (6) em comissão geral na Câmara dos Deputados. Durante toda a manhã, militantes, ativistas e representantes da sociedade civil não empresarial realizaram manifestações de apoio à internet livre, sem censura e pela manutenção da garantia da neutralidade da rede no Marco Civil da Internet.

Salvar os mercados e afundar o Brasil

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Carta Maior não tem por hábito reproduzir textos da mídia conservadora, mas abre uma exceção hoje pelo elevado teor pedagógico que o caso encerra.

A guerra das expectativas, como se sabe, orienta a pauta dominante nos dias que correm.

"Tio Rei" responde por Serra

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Na sua condição de porta-voz informal de José Serra – há uma incrível sintonia de alma entre ambos – Reinaldo Azevedo, num dos raros intervalos em que para de babujar sua irritação por Miriam Leitão ter dito que ele “rosna” – que bobagem, Miriam! - escreve para dar a visão do serrismo sobre o almoço de ontem, onde FHC, Geraldo Alckmin e Aécio Neves, decidiram “dar fim” aos assanhos do ex-e-eterno candidato a Presidente.

Os EUA e a mentalidade colonizada

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A crítica ao esforço do governo brasileiro para monitorar a ação de espiões norte-americanos e de outros países em nosso país é um típico exemplo de mentalidade colonizada.

Dizer que é uma medida equivalente ao esquema de espionagem da NSA no país é puro absurdo. A descoberta de que a NSA grampeava nossas autoridades, a começar pela presidente Dilma Rousseff, revelou um país que mantém uma diplomacia imperial.

Ali Kamel processa O Cafezinho

Ilustração extraída do blog: http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Cafezinho perdeu a virgindade. Eu esperava que isso fosse acontecer mais cedo ou mais tarde. Mas confesso que fiquei decepcionado, porque foi muito previsível. O diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, está me processando por tê-lo chamado de “sacripanta reacionário e golpista”, num post de janeiro deste ano, intitulado As taras de Ali Kamel, no qual eu procuro defender o colega Rodrigo Vianna, que fora absurdamente condenado por um chiste.

Eike Batista simbolizou a velha mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Não tenho simpatia ou admiração por alguém que, como Eike Batista em seus dias dourados, diz que seu sonho é ser o homem mais rico do mundo.

É muita pobreza de espírito. Mesmo em concurso de misses você vai encontrar respostas mais interessantes sobre sonhos e aspirações.

Yasser Arafat foi envenenado

Da revista Fórum:

Divulgado nesta terça-feira (5) pelo site da Al Jazeera, relatório de médicos suíços revela que Yasser Arafat morreu envenenado por polônio radioativo. O líder palestino morreu em 2004, e em novembro de 2012 seu corpo foi exumado para investigações. Os cientistas encontraram níveis de polônio 18 vezes acima do normal, localizado principalmente nas costelas e na pélvis do corpo.

A polêmica do Marco Civil da Internet

Por Márcia Xavier, no sítio Vermelho:

A internet é um bem comum ou um produto de mercado. A internet deve existir com mais recursos para quem pode pagar mais e com menos recursos para quem não pode pagar. Foram esses os dois eixos que marcaram o debate sobre o marco civil da internet na comissão geral realizada nesta quarta-feira (6), na Câmara dos Deputados.

A queda de confiança nas instituições

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa

O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em sua sétima versão, ganha repercussão na quarta-feira (6/11) por conta de um dado preocupante: a confiança nas instituições públicas caiu em todo o país entre o primeiro semestre de 2012 e o mesmo período deste ano.

PSB é punido por bajular Alckmin

Por Altamiro Borges

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo mandou suspender a exibição da propaganda partidária do PSB paulista na rádio e televisão. O TRE argumentou que a legenda do presidenciável Eduardo Campos estaria promovendo ilegalmente a imagem do governador Geraldo Alckmin, do PSDB. Em São Paulo, o pragmático PSB ocupa vários cargos no governo estadual e há muito tempo serve de palanque para os tucanos.