quarta-feira, 23 de outubro de 2013

“Erro” da Folha é criticado no Senado

Por Altamiro Borges

Em discurso nesta terça-feira (22), o senador Jorge Viana (PT-AC) criticou o “gravíssimo erro” da Folha, que publicou na semana passada matéria acusando a presidenta Dilma Rousseff de entregar moradias “sem água e sem luz” em Vitória da Conquista (BA). “O problema é que era mentira. Quantos vão vir à tribuna pedir desculpas por ter passado uma versão falsa para o cidadão brasileiro? Os jornalistas da CBN e de milhares de rádios que reproduziram a Folha vão falar com a mesma intensidade, com o mesmo espaço, que a presidenta não é irresponsável? Quando você espalha uma notícia falsa é como abrir um travesseiro de penas ao vento. Não tem quem traga de volta”, afirmou.


Oi é multada em R$ 17,2 milhões

Por Altamiro Borges

A operadora de telefonia Oi – a mesma que presta péssimos serviços, assalta os seus clientes e ainda quer censurar a internet – foi multada em R$ 17,2 milhões pela prática ilegal de trabalho terceirizado. A sentença foi dada pela 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis em ação civil pública do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC). Segundo informa o MPT, “o processo foi ajuizado em 2002, contra a até então recém-privatizada Telesc, repassada a Brasil Telecom e depois comprada pela Oi em 2009. A decisão é da juíza Angela Konrath, que tomou como base acórdão do Tribunal Superior do Trabalho sobre terceirização de call-centers em empresas de telefonia”.

Marina Silva bajula a mídia amiga

Por Altamiro Borges

Marina Silva é só amores com os donos da mídia. Ela é tratada com todo o carinho pelos jornalões, revistonas e emissoras de tevê. Quase todo dia é destaque na velha imprensa. Isto talvez explique a defesa apaixonada que a ex-verde fez da atuação da mídia no país durante o programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura nesta segunda-feira (21). “Não acho que deva ter controle porque uma das coisas que ajuda a própria democracia é a liberdade de expressão. Acho que a imprensa dá grande contribuição para várias questões, como na minha área [meio ambiente]”, afirmou a provável vice de Eduardo Campos na campanha presidencial de 2014.

UJS lança centro cultural "Cortiço"

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas aninhadas. (…) O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já não se destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. (…) Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante sensação de respirar sobre a terra”. Da obra de Aluísio Azevedo, O Cortiço (1890).

Ser de esquerda na era neoliberal

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Um instituto que fez a pesquisa e os editorialistas da velha mídia se enroscaram nos seus resultados, sem entender o seu significado. Afinal, se a maioria dos brasileiros é de direita – parte que vota na Dilma e parte que vota na oposição - porque a direita tem perdido sempre e continuará a perder as eleições? Por que os políticos mais populares do pais são Lula e Dilma e os mais impopulares FHC e Serra?

O que nem Dilma nem Marina dizem

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Dilma e Marina, os dois principais nomes para 2014, estão falando da questão da desigualdade social - o maior desafio do país e do mundo - sem tocar no ponto central dela.

O ponto: você não faz nada de realmente expressivo contra a iniquidade se não cobrar mais impostos dos mais ricos. Poucas semanas atrás, o Nobel da Economia Robert Schiller disse exatamente isso.

Desonerações ameaçam direitos sociais

Por Luciane Udovic Bassegio, no sítio da Adital:
 
Quem não se lembra dos movimentos sociais pedindo o arquivamento da PEC 233/08, que propunha uma Reforma Tributária que ameaçava os direitos sociais da Constituição de 1988, particularmente do sistema de Seguridade Social?

Pois é, ela está de volta com outro nome e acontece de forma sinistra. Lentamente e sem o povo perceber. O caminho é lento, mas igualmente maquiavélico. Afinal, para alguns, maldade é algo que também se pode aprimorar.

Lei da Mídia: Argentina 4 x 0 Brasil

Por Pedro Ekman, na revista CartaCapital:

A Argentina comemorou quatro anos de vida da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual 26.522, popularmente conhecida como lei de meios, no dia 10 de outubro. Os resultados produzidos pela lei construída para democratizar a comunicação no país saltam aos olhos, mesmo que o monopólio siga com todos os esforços para interditar a aplicação integral da regra.

O papel dos EUA na crise mundial

Por Maria Luisa Mendonça, no jornal Brasil de Fato:

O impasse que se instalou nas últimas semanas no Congresso e no Senado dos Estados Unidos em relação às votações sobre o orçamento da União e ao teto da dívida pública demonstra a vulnerabilidade do atual cenário de crise econômica mundial. Superficialmente, o debate entre os partidos Democrata e Republicano ocorre em meio a disputas de projetos políticos, mas é necessário compreender o contexto mais amplo que revela o estágio atual da economia capitalista.

Alckmin amplia terceirização na saúde

Por Sarah Fernandes, na Rede Brasil Atual:

As primeiras parcerias público-privadas do governo do estado de São Paulo para a construção de três hospitais públicos – nas cidades de Sorocaba, São José dos Campos e na capital paulista –, anunciados pela Secretaria de Saúde no último dia 9, incluirão também a gestão dos serviços que não se relacionem com atendimento clínico incluindo, por exemplo, segurança e alimentação, como informou o secretário de estado da Saúde, David Uip. Já os serviços médicos ficarão a cargo de organizações sociais, atualmente responsáveis pela gestão de pelo menos 37 dos 80 hospitais públicos do estado.

Jair Bolsonaro, vergonha nacional

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

“Um dos mais estranhos e sinistros encontros que já tive na vida”: assim o famoso comediante inglês Stephen Fry define a entrevista que fez com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) para seu documentário Out There, atualmente em exibição pela BBC no Reino Unido. No documentário, Fry mostra como a homofobia avança em várias partes do mundo. Infelizmente, para nossa vergonha, o Brasil aparece ao lado de Uganda e Rússia como um dos países onde existem políticos e líderes religiosos que perseguem homossexuais.

Campos: retórica e esquecimento

Por José Dirceu, em seu blog:

Presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, gosta de um discurso e da retórica, de imagens e exemplos. Ontem apossou-se de um mote de campanha que vem sendo explorado por outro presidenciável, o tucano senador Aécio Neves (PSDB-MG), e criticou a lentidão de obras federais como a transposição do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

As polêmicas sobre o leilão de Libra

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Quis o destino que o primeiro grande campo de petróleo das reservas recém-descobertas do pré-sal brasileiro tivesse o nome de Libra, o signo do zodíaco representado por uma balança, símbolo universal da justiça e do equilíbrio. Tenhamos isto em mente e, baixando as armas por um instante, consideremos objetivamente os resultados do leilão ocorrido nesta segunda-feira, dia 21 de outubro.

Apressado come cru... e frio!

Por Bepe Damasco, em seu blog:

"O problema de Eduardo é fazer política sem referências e sem projetos". Essa frase dita a mim por uma amigo, o Lima, dirigente da CUT, me instigou a escrever este post sobre as apostas políticas feitas pelo governador de Pernambuco. É claro que política muda como nuvem no céu, mas, com seu cavalo de pau oposicionista, Campos pode estar atirando na lata do lixo a possibilidade de vir a ser presidente da República.

A imprensa que ajuda a matar

Por Cátia Guimarães, no Observatório da Imprensa:

Tudo indica que estamos diante de um segundo caso Amarildo. Na madrugada do dia 17 de outubro, um jovem de 18 anos chamado Paulo Roberto morreu na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro. A mãe e outros jovens que testemunharam o ocorrido acusam os policiais da UPP de tê-lo espancado até a morte. Avisada, a mãe correu para o local e conseguiu ver os dois últimos suspiros do filho, que já chegou morto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Exatamente como no caso Amarildo, não só os policiais acusados, mas o comando da UPP e a Polícia Militar, institucionalmente, negam.

Lobby contra Marco Civil da Internet

Do sítio Vermelho:

Entidades de defesa do consumidor se manifestaram sobre o “lobby” que estaria comprometendo a integridade do texto do Marco Civil da Internet, em tramitação na Câmara em regime de urgência, com prazo de votação até segunda-feira (28); depois disso o PL (nº 2126/2011, apensado ao PL nº 5403/2001) tranca a pauta e impede que os deputados deliberem sobre outros assuntos.