segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os fiascos de Roberto Freire

Por Altamiro Borges

O estridente oposicionista Roberto Freire, chefão do PPS, não para de colecionar fracassos. O resultado é que a sua legenda míngua a cada dia que passa. No troca-troca partidário encerrado neste final de semana – que resultou na migração de 57 parlamentares –, o seu partido perdeu mais três deputados federais e sua bancada – que já era de apenas oito – caiu para cinco. Na sua histeria contra o que chama de “lulopetismo”, o parlamentar – que era de Pernambuco, mas se transferiu para São Paulo com a generosa ajuda dos tucanos - fica ainda mais isolado e comete um erro atrás do outro.

Internet livre sempre, censura nunca!

Do sítio do movimento Marco Civil Já:

A Internet está ameaçada. Vivemos o confronto entre os que a concebem apenas como um lucrativo modelo de negócios e aqueles que a defendem como uma rede preciosa à criação colaborativa, à liberdade de expressão, à mobilização social e ao fortalecimento de diversos direitos fundamentais como a comunicação, a cultura e o acesso à informação. O Marco Civil da Internet é elemento crucial nessa defesa.

Um novo polo antiprogressista

Editorial do sítio Vermelho:

O mundo político brasileiro foi surpreendido no último sábado (5) pelo anúncio da filiação da ex-senadora Marina Silva ao Partido Socialista Brasileiro, um ato que representa, até aqui, a jogada política de maior envergadura do cenário pré-eleitoral.

O novo velho jogo eleitoral

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O governo, a imprensa e os demais partidos políticos parecem ter sido surpreendidos pela aliança da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Mesmo dirigentes do PSB, partido de Campos, foram deixados de lado nas negociações que podem mudar o cenário das eleições de 2014, especialmente a disputa pela Presidência da República.

O impacto do calote nos EUA

Gianfranco Uber
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Vez ou outra, os jornais, com base em cálculos astronômicos, anunciam que, em tal dia e a tal hora, um determinado asteróide irá passar raspando a órbita da Terra, e que todos podem ficar tranqüilos, porque não há perigo de ele ser atraído pela gravidade terrestre e acabar com o mundo.

Cuba e o desafio da imparcialidade

Por André Garand, no sítio da Adital:

Salim Lamrani, professor da Universidade de La Reunión e jornalista especialista de Cuba, acaba de publicar um novo livro em Ediciones Estrella, com um título eloquente: ‘Cuba. A mídia ante o desafio da imparcialidade’. Este livro de 230 páginas se divide em nove capítulos. Tem um prefácio do grande escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor do famoso livro ‘As veias abertas da América Latina’. Lamrani, como bom historiador e investigador, sempre enriquece seu trabalho com abundantes fontes, com mais de 350 notas neste livro.

Todos contra Dilma

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

O fenômeno tem se repetido – na Bolívia, na Argentina, no Equador, no Brasil. Setores que saem dos governos – ou que sempre tinham se oposto – supostamente pela esquerda, percorrem uma trajetória que os leva a se situarem como oposições de direita.

Evo Morales, Rafael Correa, os Kirchner, Lula e Dilma – teriam “traído”. E seriam piores que outros contendores, porque seguiriam fingindo que defendem as mesmas posições que os projetaram como grandes líderes nacionais. Por isso tem que ser frontalmente combatidos, derrotados, destruídos, sem o que os processos políticos seguiriam retrocedendo e não poderia avançar.

A sinceridade da ombudsman da Folha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O jornalismo chapa branca, hoje, se pratica no interior das grandes empresas de jornalismo. Já escrevi sobre isso. Os jornalistas, lá, estão numa gaiola: só podem escrever o que os patrões querem que eles escrevam.

Isso quer dizer o seguinte: eles defendem os interesses particulares das empresas para as quais trabalham. Eles são, portanto, a voz do 1%.

O que levou Campos-Marina para oposição

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Nas voltas que a vida dá, tive a oportunidade de acompanhar de perto os episódios que levaram dois ministros do governo Lula, Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e Marina Silva (Meio Ambiente), líderes políticos muito próximos ao fundador do PT, a trilhar caminhos que os levaram no último fim de semana a surpreender o país ao formar a mais competitiva chapa de oposição para disputar as eleições presidenciais de 2014 contra Dilma Rousseff.

Brilhante Ustra irá para a cadeia?

Por Antônio Mello, em seu blog:

É um fato histórico: pela primeira vez um militar de alta patente da ditadura, já reconhecido como torturador em ação cível, pode ser condenado numa ação criminal, que pode mandá-lo à prisão pelo sequestro e desaparecimento do militante Edgar de Aquino Duarte.

2014 está mais perto

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Do sábado 5 ao dia da próxima eleição, um ano exato vai se passar. No domingo 5 de outubro de 2014, os brasileiros vão às urnas escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados.

Ao longo de 2013, a eleição presidencial apresentou-se de três maneiras. No primeiro trimestre, o favoritismo da presidenta Dilma Rousseff era imenso. Sozinha, ela alcançava algo em torno de 60% nas pesquisas, enquanto a soma de Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos, seus adversários mais prováveis, mal chegava a 25%.

Marina-Campos: Que renovação é essa?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

No mesmo dia em que a Veja dava uma contribuição específica ao culto à personalidade de Marina Silva, dizendo que na véspera ela fora dormir com a esperança de “ter um sonho” que pudesse ajudar a decidir o rumo na campanha presidencial, a líder da Rede deu provas de que passou os últimos dias acordadíssima.

Pirueta de Marina desorientou a mídia

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Foi engraçado ler os jornais hoje. Nota-se um sentimento de total desorientação diante do novo cenário.

Alguns analistas bem que tentaram forçar a barra e dizer que a nova chapa desestabiliza a reeleição de Dilma Rousseff. Mas todos concordaram que o principal prejudicado é Aécio Neves e o PSDB, que periga ficar de fora, pela primeira vez em décadas, de um segundo turno presidencial. E se isso acontecer, o PSDB não perde apenas 2014; perde 2018 também.

Você sabia que ficou mais rico?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Durante a primeira década do século XXI, centenas de brasileiras e brasileiros de todas as idades e regiões do país criaram páginas na internet para denunciar que os meios tradicionais de comunicação (jornais, revistas, rádios, televisões e grandes portais de internet) tentam ludibriar a sociedade a fim de fazerem prevalecer suas preferências políticas.

O fracasso da direita no Brasil

Por José Dirceu, em seu blog:

É preciso esperar as pesquisas eleitorais e esperar as convenções para saber quem será candidato na chapa Marina Silva/Eduardo Campos (PSB). Para mim, não foi surpresa. Mesmo que Marina conseguisse legalizar a Rede, essa hipótese sempre era um caminho.

As chagas do trabalho infantil

Por Altamiro Borges

A partir da próxima terça-feira (8), o Brasil sediará a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Realizado pela primeira vez num país fora da Europa, o evento reunirá em Brasília, durante três dias, especialistas e representantes de governos e da sociedade civil para discutir as políticas públicas de combate à exploração das crianças e adolescentes. A conferência será aberta pela presidenta Dilma Rousseff e pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, e terá muito a discutir sobre esta chaga do capitalismo.