sábado, 3 de agosto de 2013

A música dos protestos em Portugal



Por Altamiro Borges

O banda "Deolinda" é hoje uma das mais populares e premiadas de Portugal. A música "Que parva que eu sou", lançada em 2011, logo se tornou um hino dos jovens que lutam contra o desemprego e por uma vida digna. O grupo será uma das atrações da belíssima Festa do Avante, o jornal do Partido Comunista Português (PCP), no início de setembro. Confira a seguir a combativa letra:

A luta do Movimento Saúde+10

Do sítio da CTB:

Na próxima segunda-feira (05), o Movimento Saúde +10 entregará ao presidente da Câmara, um projeto de lei de iniciativa popular para o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde. Junto com o projeto, serão entregues as 1,5 milhões de assinaturas coletadas, quantidade necessária para o pleito de um projeto de lei de iniciativa popular.

O jogo diversionista dos tucanos

Por José Dirceu, em seu blog:

Este é o jogo dos tucanos sempre que são denunciados, e o mais contumaz nessa prática é José Serra: dizem que toda denúncia contra o tucanato é política, eleitoreira. Quando é com eles, denunciam o vazamento e a quebra do sigilo das investigações ou da justiça, do qual sempre se beneficiam para denunciar os adversários.

FMI, crise grega e o voto brasileiro

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Nos últimos dois dias, quis escrever sobre o episódio do recuo, determinado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, do voto brasileiro sobre a liberação de uma nova etapa do plano do FMI de socorro à Grécia.

O caso, como se sabe, colocou o representante brasileiro no Fundo, Paulo Nogueira Batista Jr., numa situação delicada, por ter votado contra.

A Folha e a manchete diversionista

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Às vezes, para não dizer o essencial, a imprensa precisa dizer alguma coisa. Parece ser esse o sentido da manchete da Folha de S. Paulo na edição de sexta-feira (2/8): “Governo paulista deu aval a cartel do metrô, diz Siemens” – é o que anuncia o título principal do jornal, no alto da primeira página.

Irã e a hipocrisia dos EUA

Editorial do sítio Vermelho:

A Câmara dos Estados Unidos aprovou na última quarta-feira (31) novas sanções contra as exportações do petróleo iraniano, com 400 votos a favor e 20 contra. Os deputados da potência imperialista, submissos ao endinheirado e ameaçador lobby sionista, e alheios ao momento político favorável ao encaminhamento de um acordo com o país persa pela via diplomática, decidiram impor limites às exportações iranianas de óleo cru, além de inscreverem no índex empresas do setor de mineração e da construção.

Entraves à CPI do propinoduto tucano

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

O Partido dos Trabalhadores quer a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Assembleia Legislativa paulista, para investigar a responsabilidade ou omissão de agentes públicos e políticos do PSDB relacionados às denúncias de formação de cartel entre empresas para obras e manutenção de equipamentos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O cartel seria formado pelas empresas Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui, envolvendo superfaturamento nos preços, pagamento de propinas e fraude nas licitações e contratos entre 1997 e 2013, período de hegemonia do PSDB no Palácio dos Bandeirantes.

Dilma insiste no erro

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Os aliados reclamam por ela não fazer política. Os adversários criticam por fazer política demais. Ela sofre restrições na base governista, onde se diz que a presidenta não gosta do partido dela, o PT, e menos ainda dos coligados: um amontoado de 14 legendas unidas por todos os tipos de interesses. Inclusive os legítimos.

Vazam mais páginas do Globogate!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Mais algumas páginas do relatório da Receita Federal que trata da milionária sonegação da Rede Globo acabam de vazar. O Cafezinho mais uma vez divulga o fato em primeira mão.

As novas páginas disponibilizadas referem-se à decisão final da Receita de condenar a Globo ao pagamento de multa de 150%, mais juros de mora, sobre o valor sonegado. Importante anotar a data deste documento: 21 de dezembro de 2006. Alguns dias depois, estes documentos seriam roubados pela servidora Cristina Maris Meinick Ribeiro.