sexta-feira, 5 de julho de 2013

Globo, Barbosa e conflito de interesses

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Devem imaginar que nós somos idiotas, a Globo e Joaquim Barbosa.

Não há outra explicação.

Como pode a Globo dar emprego ao filho de JB? E como JB pode deixar que isso ocorra?

Globo não entendeu recado do povo

Por Antônio Mello, em seu blog:

A situação está se agravando. Vinha de antes a antipatia popular contra o jornalismo manipulador da emissora do Jardim Botânico comandada por Kamel.

Com as recentes manifestações de junho, a revolta popular contra aumento de preços, políticos corruptos etc. também marchou indignada para cima da principal rede de TV do Brasil, a Rede Globo de Televisão.

Ramonet: "Somos todos vigiados"

http://rebelion.org
Por Ignácio Ramonet, no sítio Outras Palavras:

Nós já temíamos (1). Tanto a literatura de (1984, de George Orwell), como o cinema (Minority Report, de Steven Spielberg) haviam avisado: com o progresso da tecnologia da comunicação, todos acabaríamos sendo vigiados. Presumimos que essa violação de nossa privacidade seria exercida por um Estado neototalitário. Aí nos equivocamos. Porque as revelações inéditas do ex-agente Edward Snowden sobre a vigilância orwelliana acusam diretamente os Estados Unidos, país considerado como “pátria da liberdade”. Aparentemente, desde a promulgação, em 2001, da lei Patriot Act (2), isso ficou no passado. O próprio presidente Barack Obama acaba de admitir: “Não se pode ter 100% de segurança e 100% de privacidade”. Bem-vindos, portanto a era do “Grande Irmão”…

25 verdades sobre o caso Evo Morales

http://aporrea.org/
Por Salim Lamrani, no sítio Opera Mundi:

O caso Edward Snowden está na raiz de um grave incidente diplomático entre a Bolívia e vários países europeus. Por ordem de Washington, França, Itália, Espanha e Portugal proibiram o avião presidencial de Evo Morales de sobrevoar seus territórios.

Os protestos e a mídia sem filtro

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de quinta-feira [4/7] seguem produzindo a crônica da súbita vontade política que se apossou de Brasília depois das grandes manifestações do mês passado. Essa avassaladora vontade política está fazendo andar, por exemplo, a Proposta de Emenda à Constituição que elimina quase todas as hipóteses de voto secreto no Congresso.

Deputado articula CPI da Globo

Por Tadeu Breda, na Rede Brasil Atual:

O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) confirmou à RBA que começou a articular a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar a Rede Globo por crimes contra a ordem tributária. “É inadmissível que tenhamos, no Brasil, hoje, uma empresa que pensa estar acima das leis, como ocorria durante a ditadura militar, com a qual a Rede Globo tanto colaborou”, disse Protógenes ontem (4) ao site Correio do Brasil. “É preciso apurar, em detalhes, a denúncia de fraude contra o sistema financeiro e de sonegação de impostos na ordem de R$ 1 bilhão.”

Os herois que emergem da Veja e Globo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Cadu Amaral, em seu blog:

Que os atos que aconteceram e acontecem no país foram tomados por pautas da direita brasileira todo mundo sabe e a cada dia essa máscara cai. A coisa feita em papel couché, Veja, publicou em sua última edição, nas páginas amarelas, entrevista com “a voz que emerge das ruas”. Na tentativa tresloucada de pôr essas manifestações contra o governo federal, ela transformou um dublê da Rede Globo em nova “cara pintada”. Maycon Freitas foi alçado a liderança das manifestações no Rio de Janeiro.

Plebiscito e o protagonismo popular

Editorial do sítio Vermelho:

Muitos comentaristas, na mídia conservadora, na oposição neoliberal, no Judiciário e mesmo em setores centristas da base do governo, têm proclamado a crise do governo Dilma Rousseff. E se referem, em apoio a esta tese, ao recuo na aprovação da presidenta registrado na pesquisa do Datafolha, feita no calor dos acontecimentos e, portanto, com uma previsível subavaliação do governo – aliás, de todos os governantes, em todos os níveis (municipal, estadual e federal).

Paulo Bernardo, o quinta-coluna

Por Bepe Damasco, em seu blog:

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." (Guimarães Rosa)

Endosso a sugestão do Renato Rovai, em artigo publicado em seu blog, recomendando o grande escritor mineiro para a presidenta Dilma neste momento.

Porque o povo não é bobo!

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Maria Mello, no jornal Brasil de Fato:

Do alto do prédio, escorada em uma parede, a repórter entra ao vivo no intervalo do jogo para atualizar a situação de confronto na manifestação que acontece lá embaixo, na rua já praticamente esvaziada. Seu cameraman tenta aproximar a imagem das pessoas e quase perde o foco.

A cena poderia remeter, à primeira vista, a um possível resguardo dos profissionais de comunicação em relação à violência policial deflagrada nos protestos recentes, que não poupou nem jornalistas. Um olhar mais atento, porém, revela que o temor ali era outro: o de que se tornassem alvos dos manifestantes.

Dilma, abre os olhos

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

A presidenta Dilma cai na preferência popular e, segundo a última pesquisa Datafolha, hoje não se reelegeria no primeiro turno. Consequência da onda de protestos que rolou nas ruas do País? Certo é que a pesquisa em questão foi realizada enquanto os movimentos galopavam.

Assassino de irmã Dorothy é solto

Por Altamiro Borges

Num momento em que se discute a reforma política e a crise das instituições, seria importante debater também o triste papel do Judiciário, o poder mais elitista e hermético da República. No Brasil, só o ladrão de galinha fica na cadeia. A reforma de Judiciário é uma das urgências para aprofundar a democracia no país. Nesta terça-feira (2), Rayfran das Neves Sales, assassino confesso da missionaria estadunidense naturalizada brasileira Dorothy Stang, foi libertado do Centro de Progressão Penitenciária de Belém, no Pará. Condenado a 27 anos de prisão pelo brutal crime em 2005, ele permaneceu apenas oito anos e quatro meses cumprindo a pena – e com várias regalias.

Globo contrata filho de Barbosa

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Duas notinhas publicadas nos jornalões paulistas revelam o telhado de vidro do ministro Joaquim Barbosa, que anda pensando em se candidatar à Presidência da República. O Estadão noticiou que o Supremo Tribunal Federal (STF) bancou as despesas da sua viagem para assistir ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2 de junho. Ele acompanhou a partida ao lado do filho Felipe no camarote do casal global Luciano Huck e Angélica. Já uma notinha publicada hoje na Folha confirma que Felipe Barbosa é o novo contratado da TV Globo. Houve até uma tentativa de esconder o caso, mas não deu certo. Confira a matéria da coluna Outro Canal:

Os corruptores serão punidos?

Por Altamiro Borges

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que impõe multa de até R$ 60 milhões às empresas que praticarem atos de corrupção contra a administração pública – como fraudar licitações ou oferecer propinas aos servidores. A proposta tramitava no Congresso Nacional desde 2010 e só foi desenterrada devido aos protestos populares que agitam o país. O próprio relator do projeto, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), reconheceu que “a voz das ruas” acelerou a sua aprovação. “Que bom ouvir o brado das ruas. É pela vontade do povo que uma sociedade evolui. É isso que temos presenciado nas últimas semanas para o espanto de alguns, mas para o bem da maioria”, discursou.

As incoerências de Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Saiu hoje (5) na coluna de Mônica Bergamo, na Folha serrista:

*****

FAÇA O QUE EU DIGO

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é duro quando se trata das obras da Copa 2014 e propõe até CPI em Brasília para investigá-las. Em Minas Gerais, no entanto, a história é outra. Lá, são os deputados da oposição que querem examinar a parceria que o governo tucano fez para a reforma do estádio do Mineirão. Até agora, em vão. O grupo de apoio ao senador e a seu sucessor, o governador Antonio Anastasia, não deixa a ideia vingar.