sábado, 15 de junho de 2013

Um retrato dos jovens agitadores

Do sítio: http://www.advivo.com.br/luisnassif
Por Luis Nassif, em seu blog:

O artigo “Jovens vão às ruas e nos mostram que desaprendemos a sonhar”, do nosso comentarista André Borges Lopes, entrará para a história do ativismo online brasileiro como um marco. Hoje de manhã bateu em 202 mil leituras. A divulgação se deu exclusivamente através das redes sociais e liberou o grito engasgado na garganta de milhares de jovens por todo o país.

Dei-me conta do fenômeno alertado por minha filha de 15 anos, que soube por colegas de várias partes do país, através de sua página do Facebook.

Lula e Dilma acertam o tom

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Um vez, ouvi de Luiz Carlos Prestes, comentando alguns episódios na China, a frase: “Governo que não se defende merece cair”.

Embora não se esteja tratando de queda de Governo - afinal, apesar da polícia de Alckmin, estamos numa democracia - é inegável que o governo brasileiro andou apanhando feio na luta que, querendo ou não, tem de travar com a mídia que pratica o “terrorismo informativo” ao qual se referiu a Presidenta Dilma Rousseff, ontem, na Rocinha.

Uma homenagem a Dynéas Aguiar

Arnaldo Jabor não vale 20 centavos!



Por Altamiro Borges

Arnaldo Jabor, o serviçal da famiglia Marinho, detesta os movimentos sociais brasileiros. Em seus textos nos jornais e nos seus comentários nos telejornais das Organizações Globo, ele ataca com rancor o sindicalismo, o MST, as lutas da juventude. Saudoso do reinado neoliberal de FHC, ele defende os interesses das elites. Frequentador assíduo dos convescotes do Instituto Millenium, que reúne os barões da mídia golpista, ele tem um ódio doentio das forças de esquerda. Seu último "teatrinho" contra os protestos de jovens em São Paulo confirma que Arnaldo Jabor "não vale nem 20 centavos"!


Como evitar bandidos precoces

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Já que o assunto é redução da maioridade penal, tenho uma sugestão que, com certeza, facilitará, e muito, a prevenção à criminalidade.

Supondo que reduzir de 18 para 16 anos é mero paliativo juridicês, tendo em vista que há assassinos com menos de 16 anos, deve-se encontrar uma solução para que, em breve, não haja nova campanha para criminalizar pivetes de 14, 12 ou 10 anos de idade. Sei inclusive de casos em que o criminoso tinha 6 e 5 anos. O que fazer?

O vinagre e a ação ridícula da PM

Por José Nabuco Filho, no blog Diário do Centro do Mundo:

A detenção de manifestantes que portavam vinagre e a prisão em flagrante de outros por crime de quadrilha são atos ilegais e uma clara tentativa de criminalizar os movimentos sociais.

É difícil um autoritário praticar um ato de opressão e não resvalar no ridículo. Na ditadura militar, por exemplo, a par da violência, agentes da repressão, não raro, expunham-se ao ridículo com sua ação estúpida. Basta lembrar a proibição pela censura da música “Torturas de amor”, de Waldick Soriano. Talvez esse seja o ponto em comum dos reacionários: eles perdem o senso do ridículo.

Folha e Estadão exigiram repressão

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

“Folha” e “Estadão” são velhos defensores da ordem. Em 64, defenderam uma “ordem” curiosa: em nome da Democracia, era preciso atentar contra a Democracia. A gloriosa imprensa nacional implorou pelo golpe. E foi atendida. Nos anos seguintes, jornalistas foram presos, torturados. Na época, a maioria dos jornalistas tinha noção exata de que o interesse do patrão não era o interesse do jornalista. Os dois não se confundiam.

Policiais se infiltraram nos protestos

http://desmotivaciones.es
Por Dermi Azevedo, no sítio Carta Maior:

As organizações sociais que participam do Movimento Passe Livre, que luta em favor dos direitos civis e contra os aumentos dos passes de transportes públicos, denunciam a presença nas manifestações de policiais infiltrados que estimulam os manifestantes a destruírem bens públicos e particulares.

Segundo apurou Carta Maior, os policiais civis e militares provêm das segundas sessões, como são oficialmente denominados os serviços reservados das forças repressivas.

A rede de espionagem dos EUA

http://www.cartoonmovement.com
Editorial do sítio Vermelho:

As acusações do governo dos EUA à China, segundo as quais partem do país asiático ciberataques contra redes de computadores norte-americanas, são meras cortinas de fumaça para ocultar ações cometidas contra o governo e o povo chineses. É o que se pode concluir das revelações feitas pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden sobre o vasto esquema de espionagem eletrônica, com sede nos EUA – e acobertado pelo governo de Washington – para bisbilhotar usuários de computadores e redes sociais em todo o mundo. E visando em especial, alvos localizados na China.

Protestos de rua: Ode à baderna!

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Um dos discursos mais comuns à direita brasileira é esse: peçam o que quiserem, digam o que quiserem, mas não façam baderna. E, sobretudo, não atrapalhem o trânsito. Não por outra razão, qualquer cobertura da mídia nacional sobre passeatas, manifestações e grandes movimentações de massa acabam, sempre, em manchetes de trânsito. Os camponeses foram a Brasília pedir reforma agrária? Atrapalharam o trânsito. As mulheres da Marcha das Margaridas invadiram as Esplanada dos Ministérios para pedir saúde e educação no campo? Provocaram engarrafamentos. A moçada parou São Paulo para reclamar do aumento da tarifa do transporte público? O promotor mentecapto, parado no trânsito, pede a PM para espancar e matar os manifestantes. Afinal, o filhinho dele está na escola. Mas como chegar para pegá-lo a tempo, se os bárbaros impedem o trânsito?