terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e os protestos da UJS

Do sítio da UJS:

Considerando as notícias falsas veiculadas acerca das manifestações provocadas pela vinda da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil, a UJS (União da Juventude Socialista) vem a público esclarecer que:

a) A UJS defende a livre manifestação de ideias. Justamente por isso, para que todas as visões sejam apresentadas, é que participamos das manifestações relativas à visita da blogueira cubana ao nosso país.

Três derrotas da mídia servil aos EUA

Por Altamiro Borges

A mídia colonizada do Brasil, que mais parece uma sucursal rastaquera do Departamento de Estado dos EUA, sofreu três duras derrotas neste início de semana. O presidente Hugo Chávez, que os abutres da velha imprensa já davam como morto, retornou à Venezuela e foi saudado por milhares de pessoas. Já Rafael Correa, outro satanizado pela mídia, foi reeleito com folga no Equador. Por último, a “blogueira” cubana Yoani Sánchez, marionete dos EUA, chegou ao Brasil e foi desmascarada nas ruas e nas redes sociais.

Mídia: o projeto de iniciativa popular

Por Raquel de Lima, no sítio da campanha Para Expressar a Liberdade:

A regulamentação da Comunicação brasileira está na pauta dos movimentos sociais em 2013 e ganhará força com a elaboração de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular previsto para ser colocado em público em abril. A iniciativa é da campanha “Para Expressar a Liberdade – Uma Nova Lei para Um Novo Tempo”, que reúne dezenas de entidades de diversos setores da sociedade para a implementação de um novo marco regulatório para o setor e a regulamentação do capítulo de Comunicação Social da Constituição Federal.

Quem é Yoani Sánchez?

Por Iroel Sánchez, do blog cubano La Pupila Insomne, no sítio Pátria Latina:

Com o título “Yoani Sánchez: Bloguera ou mercenária? “, o jornalista brasileiro Altamiro Borges publicou uma caracterização da multipremiada blogger que se soma à informação que nos últimos dias vários espaços alternativos do Brasil têm difundindo sobre este mediático personagem.

Complementando o trabalho de Altamiro, quem preside o Centro de Estudos de Meios Alternativos Barão de Itararé na cidade de São Paulo e é autor, entre outros títulos, do livro A ditadura da mídia, e de outros jornalistas brasileiros, La pupila Insomne elaborou este dossiê.

Comparação Lula-FHC irrita tucanos

Por Altamiro Borges

Nas comemorações dos dez anos no governo, o PT lança nesta semana um livrete de 15 páginas com um comparativo entre o reinado de FHC e as gestões de Lula e Dilma. O texto didático, que aponta o “desastre neoliberal” causado pelos tucanos, já causou urticária na oposição de direita e na sua mídia venal. A Folha serrista condenou o “forte tom ideológico da cartilha”; o presidente do PSDB, o jagunço Sérgio Guerra, atacou o “mensalão petista”; e Aécio Neves, o cambaleante presidencial tucano, anunciou que vai listar os “13 fracassos do PT”.

A Falha vai derrotar a Folha?

Por Altamiro Borges

Nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas da manhã, ocorre um julgamento decisivo para o futuro da blogosfera e da verdadeira liberdade de expressão no Brasil. A 5ª turma de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo decidirá se o blog Falha de S.Paulo, censurado por determinação judicial desde outubro de 2010, poderá voltar ao ar livremente. Será a briga entre um sítio irreverente e crítico contra um dos maiores impérios midiáticos do país, o Grupo Folha. A famiglia Frias, que no passado apoiou o golpe e a ditadura militar e que hoje censura um blog satírico, estará na berlinda.

40 perguntas para Yoani Sánchez

Por Salim Lamrani, no sítio Opera Mundi:

1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

Yoani Sánchez, a blogueira "limpinha"

Do sítio: http://kaosenlared.net
Por Cadu Amaral, em seu blog:

Quem foi que disse que os barões da mídia não gostam de blogueiros? Yoani Sánches, blogueira da CIA e da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) – clube dos donos dos meios de comunicação – é tratada a pão de ló. Ela ajuda a ecoar a campanha anti Cuba em todo o planeta. Sempre a mesma ladainha sobre direitos humanos.

EUA e Fiesp nos porões da ditadura

Editorial do sítio Vermelho:

Uma pista importante sobre a relação entre a burguesia paulista e a repressão política durante a ditadura militar foi revelada há poucos dias pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo; ela consta de reportagens publicadas no jornal O Estado de S. Paulo pelo jornalista Roldão Arruda neste domingo (17) e nesta segunda-feira (18).

Por que falam tanto de Yoani?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Yoani Sanchez, a blogueira cubana, recebe uma cobertura enorme da mídia brasileira e internacional por uma razão: ela critica Cuba.

Por isso ela será tratada como estrela pop na turnê mundial que começa agora, entre os brasileiros. (O governo cubano deu uma absurda contribuição à aura de ‘martírio’ de Yoani com sua indefensável política restritiva para viagens e para o livre debate político, mas isto é outro assunto.)

O PT e a idade da razão

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Quando a luta contra o arrocho salarial mesclou-se à saturação nacional contra a ditadura, nos anos 70, os metalúrgicos souberam ir além dos limites corporativos.

Assumiram a liderança de uma nova agenda histórica.

Desse impulso divisor nasceria o PT, há 33 anos.

Carta aberta a Renan Calheiros

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Para o Doutor Renan Calheiros, senador da República e presidente do Congresso Nacional.

Superadas as longas tratativas prévias, realizadas as eleições para a nova Mesa Diretora do Senado Federal, iniciado o ano legislativo e passado o Carnaval, agora que tudo começa a funcionar de verdade, decidi escrever-lhe esta carta aberta.