terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O PSDB desembestou de vez!

Por Altamiro Borges

O PSDB protocolou na tarde desta terça-feira, junto à Procuradoria-Geral da República, representação contra o pronunciamento de Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e televisão na quarta-feira passada. Segundo Carlos Sampaio, novo líder dos tucanos na Câmara Federal, a presidenta cometeu crime de improbidade por tirar “dividendos eleitorais e políticos” com o anúncio da redução das contas de luz. A absurda ação confirma que o PSDB desembestou de vez. Sem rumo e sem proposta, parte para o ridículo!

A Bolívia que a mídia oculta

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o presidente Evo Morales fez um balanço sobre os avanços do seu governo. A mídia colonizada – que “fala fino com Washington e fala grosso com a Bolívia”, como já ironizou Chico Buarque – preferiu ocultar as boas notícias do país vizinho, como se ele não existisse. No seu velho padrão de manipulação da informação, como ensina o mestre Perseu Abramo, a mídia realça o que lhe interessa e omite o que não lhe interessa. No caso da Bolívia, ela só é notícia quando ocorrem fatos negativos.

Gurgel e os tablets da Apple

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Renato Rovai, em seu blog:

A Procuradoria Geral da República (PGR) realizou licitação no final de 2012 para a compra de 1226 tablets - 1200 para a PGR e 25 para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Não se discute a importância dos aparelhos para o exercício da função dos procuradores, o interessante foi como o edital para compra pelo órgão comandado pelo senhor Roberto Gurgel foi produzido para que a vitoriosa no processo fosse a Apple.

Âncora da Globo culpa PT por tragédia

Do blog Cloaca News:

O jornalista e apresentador do Jornal da Globo, William Babaak, deu a largada, na noite de ontem, 28/1, ao processo criminal contra os responsáveis pela tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) no último domingo.

A oposição: unida, com Serra e Aécio!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A Judith já havia avisado: com a fragilidade da oposição partidária, cumpre à velha mídia brasileira o papel de verdadeira oposição. A Judith sabe do que esta falando. Ela presidia a ANJ – Associação Nacional dos Jornais.

O Estadão registra o fato abaixo (mais uma escaramuça entre tucanos paulistas e mineiros), com uma dupla função:

Desafio da comunicação nas prefeituras

Por Altamiro Borges

O pronunciamento da presidenta Dilma em cadeia nacional de rádio e televisão, na quarta-feira (23), confirma a força da comunicação pública. Além de esclarecer a população sobre a redução das tarifas de energia, ela polemizou com os “pessimistas” e “alarmistas” da imprensa e da oposição. A mídia privada e seu dispositivo partidário, composto do PSDB, DEM e outras legendas, ficaram atordoados, sem resposta. Sentiram o baque do uso das concessões públicas da radiodifusão, conforme determina a lei, no diálogo franco e direto com a sociedade. A mídia e a oposição não estão acima dos que foram eleitos pelo povo, que devem honrar seus mandatos.

Estadão culpa operários por demissões

Por Altamiro Borges

O jornal Estadão, que nasceu no século retrasado publicando anúncios da venda de escravos, não nega o seu passado escravocrata. Na semana passada, no editorial intitulado “O preço do radicalismo”, o jornalão culpou os próprios operários pelas ameaças de demissões da montadora GM, em São José dos Campos (SP). Na ótica da falida e decadente famiglia Mesquita, a resistência dos trabalhadores à brutal exploração patronal emperrou a multinacional. O melhor, aconselha, teria sido eles aceitarem o retorno à escravidão!

O dia do combate ao trabalho escravo

Por Altamiro Borges

Foi celebrado ontem (28) o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data relembra o triste episódio da chacina de Unaí (MG), quando foram assassinados os auditores fiscais do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, em 2004. A equipe apurava denúncias de trabalho escravo nas fazendas da região e sofreu uma emboscada dos latifundiários. Até hoje, os mandantes e os criminosos não foram punidos.

Latuff, aplausos; Chico Caruso, vaias!

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fazer charge num drama como o de Santa Maria é uma tarefa para poucos.

É fácil fazer bobagem, e é difícil fazer coisa boa.

Na tragédia de Santa Maria, tivemos as duas situações. O cartunista Carlos Latuff, que se celebrizou no Brasil há pouco tempo depois de ser acusado de antissemita, brilhou.

A história do golpe de Kátia Abreu

Do sítio do MST:

Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás, retomou denuncia, em artigo na Folha de S. Paulo, do golpe da família Kátia Abreu contra 80 famílias de pequenos agricultores em Campos Lindos, no Tocantins.

O governador Siqueira Campos decretou de "utilidade pública", em 1996, uma área de 105 mil hectares em Campos Lindos. Logo em 1999, fazendeiros foram contemplados com áreas de 1,2 mil hectares, por R$ 8 o hectare.

A última piada de José Serra

Por José Dirceu, em seu blog:

Em reunião com os tucanos paulistas, na abertura do congresso do PSDB-SP neste início de semana (ontem), o ex-governador José Serra fez crítica ao aparelhamento da máquina pública. Deve ser com relação ao governo Geraldo Alckmin, que acabou de cooptar vários partidos para sua base de apoio oferecendo secretarias e cargos na máquina pública estadual.

Santa Maria vira alvo de politicagem

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Confesso que adiei a composição deste texto o quanto pude. Passado o choque inicial com a tragédia épica que se abateu sobre Santa Maria, ainda que pouco confiante em que não acontecesse não quis considerar a hipótese de que sobreviesse o espetáculo de selvageria que se seguiu neste país.

Imprensa. O silêncio conveniente

Por Lúcio Flávio Pinto, no sítio da Adital:

Os Barbalhos silenciaram sobre mais uma relação suspeita dos seus inimigos Maioranas com o governo do Estado. É porque as duas famílias (ou famiglias) se acertaram ou porque os interesses políticos estão interferindo? Qualquer que seja a resposta, a opinião pública ficou órfã da informação no Pará.