quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dilma dá boas novas na TV. Reaja Aécio!

http://amoralnato.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A presidenta Dilma Rousseff utilizou a cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quarta-feira (23) para anunciar a redução das tarifas de energia elétrica a partir de amanhã. A queda na conta de luz será até maior do que o previsto – de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços. A iniciativa governamental, inédita na história recente do país, ajudará a alavancar o crescimento da economia, aliviando os riscos de maior contágio da grave crise mundial do capitalismo.

Dilma detona tucanos e urubólogos

Marina, Heloísa e quem mais?

Por Altamiro Borges

Marina Silva, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente que obteve quase 20 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2010, apresentou ontem as bases programáticas do novo partido que ela pretende fundar em breve. O evento ocorreu na capital paulista e reuniu, segundo os organizadores, cerca de 350 pessoas. De forma bastante genérica, ela afirmou que a sigla representará “uma nova cultura política, com novos ideais”. A ex-filiada do PT e do PV também defendeu “novas estruturas partidárias”.

A mídia brasileira segundo Mino Carta

Por Pedro Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fuçando em velhos arquivos do computador, eis que me deparo com uma entrevista que fiz, dois anos atrás, com o jornalista ítalo-brasileiro Mino Carta, diretor de redação da Carta Capital e fundador da Veja. Escrevi a matéria em parceria com minha amiga Cátia Cananea para o jornal Diretriz, da faculdade em que eu estudava na época, o Mackenzie. Ao relê-la, percebi que suas ideias continuam bastante atuais e decidi publica-la aqui no Diário. Segue abaixo.

A palhaçada da pesquisa Ibope

Por Antônio Mello, em seu blog:

Que importância teria uma pesquisa que quisesse saber a opinião da população sobre a segurança das viagens marítimas se fosse feita nos dias imediatamente posteriores ao naufrágio do Titanic?

E uma outra, se o Brasil deveria ou não adotar a pena de morte, feita imediatamente após casos que chocaram a opinião pública, como o assassinato de Daniela Perez, o do menino João, etc?

Empresário não acredita na imprensa

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Presidentes de empresas brasileiras ficam em 4º lugar em ranking de otimismo", revela o sempre bem informado e competente Clóvis Rossi, enviado especial da "Folha" ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça.

Obama: as palavras e os atos

http://www.cartoonmovement.com
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Há um axioma da oratória política norte-americana, o de que os discursos de despedida são sempre mais importantes do que os de início de mandato, mesmo quando se trata de reeleição. Os dois melhores discursos de despedida, como projetos políticos para a nação, foram os de Washington, no início da República, e de Eisenhower, em 1961. Washington aconselha o seu povo a não intrometer-se nas guerras europeias, e a aproveitar-se, ao máximo, do comércio pacífico com o mundo. Eisenhower adverte contra o “complexo industrial militar” que, depois de sua saída, assenhoreou-se do poder nos Estados Unidos.

Pela anulação do julgamento do STF


A mídia e o pessimismo desmentido

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O leitor crítico e observador deve estranhar algumas reportagens publicadas nas edições de quarta-feira (23/1) do principais jornais brasileiros. Depois de semanas martelando na tecla do “pibinho” e repetindo projeções de piora no cenário econômico nacional, o Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo e o Globo trazem um retrato contraditório com a tendência que vinham apontando.

Obama e os propósitos imperialistas

Editorial do sítio Vermelho:

Com grande pompa, mas sem as ilusões e a euforia que se seguiu à sua primeira eleição, Barack Obama foi empossado neste início de semana para cumprir seu segundo mandato à frente do país que, sendo a maior potência mundial, é também uma força em relativo declínio, num mundo marcado por dilacerantes crises, explosivas contradições, instabilidade e transições acidentadas nos aspectos econômico e geopolítico.

As cidades precisam de bons conselhos

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no sítio Carta Maior:

Uma nova oportunidade de discussão da democratização do acesso e da produção de informação surge agora com a posse dos prefeitos eleitos em todo o país. Deles deve ser cobrada a criação de Conselhos Municipais de Comunicação, imprescindíveis para o debate e a implementação de políticas públicas nessa área.

A partidarização da imprensa

Por Venício A. de Lima, na revista Teoria e Debate:

Se o leitor (a) ainda precisa de alguma comprovação sobre o comportamento partidário dos jornalões brasileiros, sobretudo nos períodos eleitorais, recomendo a leitura do excelente A Ditadura Continuada – Fatos, Factoides e Partidarismo da Imprensa na Eleição de Dilma Rousseff, resultado de uma cuidadosa pesquisa realizada por Jakson Ferreira de Alencar, recentemente publicado pela editora Paulus.

Os idosos “devem se apressar e morrer”

Ilustração: Taro Aso cometendo harakiri
Por Altamiro Borges

Num lapso de sinceridade, o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, escancarou nesta segunda-feira o que muitos rentistas pensam, mas não falam. Para ele, os idosos devem “se apressar e morrer” para salvar a economia capitalista. Em pleno debate sobre as novas medidas de arrocho contra os trabalhadores, inclusive com mais uma contrarreforma da Previdência no país, o porta-voz dos banqueiros no governo insinuou que os aposentados e pensionistas são um dreno desnecessário às finanças do país e só geram prejuízos.

Fórum de Davos e a gula dos ricaços

Por Altamiro Borges

Desta quarta-feira até domingo, os maiores ricaços do planeta e inúmeros chefes de estado estarão reunidos no 43º Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos. A crise econômica nas potências capitalistas será o principal tema dos debates. Como nas edições anteriores, haverá muitas bravatas humanitárias, mas os presentes tentarão salvar a pele do capital – e danem-se os trabalhadores. A forte participação de neoliberais convictos indica que nada de proveitoso para a humanidade sairá do Fórum de Davos.

Ato mundial contra demissões da GM

Foto: Tanda Mello
Por Altamiro Borges

Metalúrgicos do Brasil, Argentina, Colômbia, EUA, Alemanha, Espanha, França e Itália realizam hoje (23) um protesto mundial contra as demissões e o desrespeito aos direitos trabalhistas na montadora GM. Estão previstas greves, passeatas e atos políticos. As mobilizações simultâneas fazem parte do "Dia de ação global contra os ataques da GM". Segundo a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, no interior paulista, a jornada unitária visa intensificar a pressão contra os abusos da poderosa multinacional.

Sem mexer com os grandes no campo

Por Pedro Rafael, no jornal Brasil de Fato:

Em uma guinada pragmática, o go­verno Dilma Rousseff (PT) começa a por em marcha uma nova política agrá­ria, centrada na ideia de desenvolvi­mento e eliminação dos focos de misé­ria dos assentamentos rurais. No dis­curso, a redistribuição das terras por meio das desapropriações continua, mas é tratada como um capítulo à parte na estratégia federal.