sábado, 21 de dezembro de 2013

Globo e Abril cortam na carne

Por Altamiro Borges

Nesta semana, duas notícias confirmaram a grave crise vivida pela mídia tradicional nativa. A revista Época, das Organizações Globo, fechou a sua edição paulista e demitiu toda a sua equipe sem dó nem piedade. Já o Grupo Abril confirmou a venda da MTV-Brasil para o Grupo Spring, que edita as revistas Rolling Stone e América Economia e pertence a José Roberto Maluf, ex-vice-presidente do SBT e da Rede Bandeirantes.

Os dois impérios midiáticos, que esbanjam tanto poder, até tentaram disfarçar o corte na própria carne. A editora Globo informou que a extinção da Época/SP era apenas um “ajuste editorial” e negou que promoveria demissões. Na sexta-feira (20), porém, o Portal Imprensa “apurou que os profissionais que atuavam na revista foram encaminhados ao departamento de recursos humanos e demitidos. Os cortes valem a partir de 2 de janeiro de 2014. Ao todo, oito pessoas foram atingidas pelas mudanças no periódico. Somente dois funcionários foram poupados do corte”.

Na fria e cínica linguagem empresarial, o diretor-geral da corporação, Frederic Kachar, explicou a drástica medida. “Com isso, pretendemos nos adaptar às atuais condições do mercado anunciante e concentrar nossas energias e esforços para manter a saúde e a rentabilidade das nossas marcas... Agradecemos a toda a equipe que tem produzido Época São Paulo, liderada pelo diretor de redação Celso Masson, pelo competente e valioso trabalho desenvolvido até hoje”. Os jornalistas demitidos, que prestaram tantos serviços ao grupo, devem ter ficado emocionados!

Uma semana antes, a Época/SP havia publicado uma capa tendenciosa sobre os corredores de ônibus na capital paulista com o nítido objetivo de desgastar o prefeito Fernando Haddad (PT). A “reporcagem” foi rechaçada pelo sítio “Cidade Para Pessoas” e gerou reação nas redes sociais, com duras críticas à visão elitista da revista. O autor da matéria, o mesmo Celso Masson, até tentou defender “os princípios editoriais” da publicação da famiglia Marinho, que agora não existe mais. Baita ironia do destino!

No caso da venda da MTV-Brasil, a Abril divulgou o comunicado na quarta-feira (18). A emissora já vinha sendo desmontada há meses, mas não conseguia compradores. O Grupo Spring ainda não informou o que pretende fazer com o canal. Segundo Daniel Castro e Paulo Pacheco, do sítio Notícias da TV, “o valor do negócio também não foi divulgado, mas especula-se que ficou próximo de R$ 200 milhões. No mercado, circula a informação de que a Abril queira R$ 500 milhões pela concessão e retransmissoras, um valor considerado muito alto”.

A operação da venda ainda terá de ser aprovada pelo Ministério das Comunicações e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A crise na emissora era grave. “Com dificuldades financeiras para operar a MTV, o Grupo Abril devolveu a marca para o grupo norte-americano Viacom em 30 de setembro. Desde 1° de outubro, o Grupo Abril passou a reprisar no canal da MTV programas da extinta TV Ideal, sobre o mundo corporativo. E a Viacom relançou a MTV, agora como canal de TV por assinatura”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem financia o seu blog?

Anônimo disse...

Alguém consegue me explicar como que é este negócio de vender uma Concessão? Com o fechamento da empresa, ela não deveria voltar para as mãos do Governo que assim abriria concorrência publica para liberá-la novamente?

Nano Falcão disse...

Veja e Época estão em crise pelo mesmo motivo. Fazem revista somente para um segmento de público: a classe mérdia conservadora. Acontece de além de ser um segmento limitado, cada vez diminui mais. Não é o suficiente para sustentar a tiragem de uma revista. A Veja ainda se salva graças aos polpudos contratos de assinatura e publicidade com os governos estaduais governados pelos tucanos. Por isso o desespero com São Paulo, onde já perderam a prefeitura, e se perderem o governo do estado, lá se vai a galinha dos ovos de ouro.

A crise não é só da mídia impressa, mas também do tipo de "jornalismo" que costumam fazer. Enquanto se limitarem a fazer revistas apenas para reaças e coxinhas nazitucanos, o destino dessas publicações, sem apoio do dinheiro público, é conhecer a bancarrota...

fabio Nogueira disse...

Um órfão da Veja e Época está preocupado que financia o blog.

Unknown disse...

BELÍSSIMA NOTÍCIA, MIRO, PARABÉNS, A SORTE DA VEJA E DA ÉPOCA E DOS GRUPOS AOS QUAIS PERTENCEM, É QUE O LULA E A DILMA NÃO FAZEM PERSEGUIÇÃO MIDIÁTICA, E MANTEM OS ANÚNCIOS DO GOVERNO FEDERAL NAS DUAS PUBLICAÇÕES. SE ESTIVÉSSEMOS NA VENEZUELA OU MESMO NA ARGENTINA,O GOVERNO JÁ TERIA CASSADO AS CONCESSÕES DESTES DOIS GRUPOS. PARABÉNS MIRO PELA CORAGEM DE MANTER O SEU BLOG E PUBLICAR A VERDADE.