quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"Tio Rei" responde por Serra

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Na sua condição de porta-voz informal de José Serra – há uma incrível sintonia de alma entre ambos – Reinaldo Azevedo, num dos raros intervalos em que para de babujar sua irritação por Miriam Leitão ter dito que ele “rosna” – que bobagem, Miriam! - escreve para dar a visão do serrismo sobre o almoço de ontem, onde FHC, Geraldo Alckmin e Aécio Neves, decidiram “dar fim” aos assanhos do ex-e-eterno candidato a Presidente.

Tranquilo, escrevendo com a mansuetude dos premeditados, Azevedo diz que isso não passa – claro – de invenção da mídia e diz que Serra não traz problemas para Aécio:

“Aécio será o candidato se quiser; tem hoje o domínio total da máquina partidária; conversa livremente com quem desejar; pode lançar os temas e as teses que julgar convenientes sem dar satisfações a ninguém (a esmagadora maioria concordará); tem estrutura e condições de circular livremente pelo país etc. Pergunto de novo: quais são os obstáculos criados por Serra?”

Num acesso de bondade, Tio Rei se mostra como o melhor amigo do homem de Minas:

“Será mesmo uma boa ideia lançar já a candidatura de Aécio? Será mesmo virtuoso transformá-lo, desde já, no alvo da máquina de desqualificação do “partido oficial”? Será mesmo conveniente que tudo o que diga passe a ser filtrado, desde agora, pela ótica de 2014?”

Mas, apesar de manso, não deixa de mostrar os dentes, cobrando o acordo feito com Aécio, perguntando se “será mesmo desejável desfazer um acordo que tem pouco mais de 30 dias”, acordo, é óbvio, firmado com o próprio Serra e do qual o mineiro está arrependido. A propósito, Reinaldo não se esquece de citar que “o encontro teve testemunhas.”

A nota de Reinaldo deixa claro que Serra não vai ceder por “recados” indiretos. Alguém terá de botar a cara para romper a palavra dada e se sujeitar às consequências.

Serra sabe que essa é a parte difícil do plano, porque Alckmin e o próprio Aécio dependem eleitoralmente dele e de seu peso em São Paulo. Serra pode não somar, mas certamente é capaz de subtrair votos.

E, para quem considera que perdeu eleições por causa da “herança maldita” de Fernando Henrique, nada mais vingativo que fazê-lo assumir a paternidade plena da candidatura de Aécio.

*****

Leia também:

- Azevedo na Folha é carreirismo

- Miriam Leitão e o "fogo amigo" no PIG

- Os clichês de Reinaldo Azevedo

- "Rola-bosta" na Folha. Fedeu!

0 comentários: