sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Golpistas censuram Lula em Honduras

Foto do sítio: http://xiomara.hn
Por Altamiro Borges

Os golpistas de Honduras estão desesperados. Eles estão com medo até do vídeo em que o brasileiro Lula manifesta seu apoio à candidata Xiomara Castro. Nas pesquisas, ela aparece como favorita para as eleições presidenciais deste domingo (24). Esposa do ex-presidente Manoel Zelaya, deposto por um golpe em junho de 2009, a sua vitória representaria um duro revés para os EUA e as oligarquias locais. Diante dos riscos, David Matamoros, presidente do Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras, censurou o vídeo do ex-presidente Lula exibido em spots na tevê.


Para o magistrado, o vídeo é uma "ingerência estrangeira na política interna do país". Baita cinismo! No golpe civil-militar, o poder judiciário deu total apoio aos golpistas - assim como a maior parte da mídia hondurenha. A ação foi orquestrada diretamente pelos EUA, que mantêm bases militares no país, e os tais magistrados não criticaram a tal "ingerência estrangeira".

Agora, o juizinho a serviço dos golpistas afirma que a declaração de Lula é muita perigosa. No vídeo, o brasileiro afirma: "Meus amigos e minhas amigas. A candidatura da companheira Xiomara Zelaya, com o seu novo partido, Libre, é um grande momento de renovação e esperanças para Honduras". Baita perigo!

Para contrabalançar, o candidato da direita hondurenha, Juan Orlando Hernández, podia pedir uma manifestação de solidariedade de lideranças do PSDB brasileiro, que apoiaram o golpe. Ele também poderia solicitar uma "consultoria" de Merval Pereira e Alexandre Garcia, dois entusiastas do golpe de junho de 2009. Com certeza, estes apoios significativos teriam grande repercussão junto aos eleitores!

3 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Dano-se censuraram o video de Lula, Xiomara Castro ja ganhou, e agora é esperar mais um golpe.

Marcia disse...

Em alguns países sa América Latina - Paraguai, Brasil e, agora Honduras - vivemos um novo tipo de golpe ao Estado de Direito e a democracia, os golpes dos supremos tribunais daqueles países, que destitui presidente eleito, prende sem provas e arma um tribunal de exceção e censura. Tudo isso, sob o olhar atento das águias americanas e dos cartés das mídias nativas.

Anônimo disse...


Ingenuidade ou amadorismo do PT?

Por Rui Martins, de Genebra -
23/11/2013 15:11

Amadorismo político coloca em risco a reeleição de Dilma.
Carlito Maia não está vivo e assim se poupa de ver os líderes do PT levados a Papuda, num momento em que o Judiciário, dirigido por um autocrata, esmagou o Executivo, no maior silêncio. Carlito foi um dos mais entusiastas fundadores do Partido dos Trabalhadores e, publicitário de grande criatividade, foi o criador do slogan – Lula Lá.
Porém, antes do choque de ver presos os líderes do seu partido, Carlito já teria se decepcionado com os rumos tomados pela política brasileira depois que Lula e Dilma chegaram lá. Vibrante, cheio de vida, não era de café com leite e nem de água morna, e naturalmente teria esperado, além do crescimento do país que diminuiu a desigualdade social, as reformas políticas de base que eram bandeiras de sua geração, frustradas com o golpe de 64.
(…)
Li nestes últimos dias, daqui de longe, os comentários de colegas de esquerda e do próprio PT, Paulo Henrique Amorim, Alípio Freire e Valter Pomar e termino com o título do artigo publicado de um deles, porque em todos, com matizes ligeiramente diferentes, acentuando um ou outro aspecto mais que os outros, existe essa constatação de que o PT de hoje não é o mesmo com o qual sonhava Carlito Maia e tantos outros fundadores. E a hora é de reagir, “antes tarde que tarde demais”.

(Publicado originalmente no site Direto da Redação, incluídos agora alguns acréscimos pelo autor)

Rui Martins, jornalista, escritor, líder emigrante

Em
http://correiodobrasil.com.br/noticias/opiniao/ingenuidade-ou-amadorismo-do-pt/664634/