sábado, 5 de outubro de 2013

Faltam ideias e sobram frases feitas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

É bom que Marina participe das eleições de 2014. Mas ela tem que mostrar muito mais substância do que mostrou na cerimônia de sua filiação ao PSB para que possamos levá-la a sério em sua pretensão de ser a “coisa nova” na política brasileira.

Se você espreme a fala de Marina não vai encontrar uma única ideia original, inovadora, capaz de derrubar queixos.

O que se ouviu foi o triunfo da embalagem, expresso em frases pré-fabricadas. O maior exemplo disso foi o brado de que seria “enterrada a Velha República”.

Isso não quer dizer, rigorosamente, nada, se não é acompanhado de ideias claras. Se as tem, Marina escondeu bem em sua fala de hoje.

Marina se empenhou em tentar inutilmente provar que não estava fazendo o que estava fazendo – buscar abrigo num partido para poder concorrer em 2014.

Só convenceu a quem queria ser convencido. Ela está sim repetindo um gesto velho na política brasileira que ela promete reformar sem dizer, ou sem saber, como. Ficou no ar o cheiro inconfundível da hipocrisia.

O Brasil precisa desesperadamente de homens públicos – ou mulheres – capazes de acelerar drasticamente o combate ao que é de longe o mais dramático problema brasileiro: a irritantemente persistente desigualdade social.

Privilégios têm que ser corajosamente enfrentados e removidos. Não é possível, para ficar num caso, que um caso de sonegação bilionária como o da Globo fique por isso mesmo. Não é possível que os ricos e as grandes corporações encontrem tantas mamatas, de empréstimos a juros maternais no BNDES a fórmulas que lhes permitem safar-se de pagar os devidos impostos.

A maior fraqueza do PT nestes dez anos foi a timidez, ou falta de coragem, no enfrentamento das facilidades proporcionadas ao assim chamado 1%.

As jornadas de junho mostraram a insatisfação da sociedade com a lentidão dos avanços sociais. Índios tratados miseravelmente, pobres desalojados em péssimas condições para obras da Copa – tudo isso gerou espasmos justificadíssimos de indignação.

Não está ainda claro se o PT entendeu com clareza a mensagem das ruas. Mas Marina, hoje, não deu sinal de haver entendido o que foi dito pelos brasileiros que saíram às ruas.

Se não bastasse o blablablá da filiação, fora dela Marina disse que é preciso acabar com o “chavismo” no Brasil – e não com a iniquidade.

É o tipo de frase que cabe em Serra, em Jabor – mas não em alguém que se apresenta como novidade.

5 comentários:

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Por favor, exigir ideias da Marina é pedir muito. Qual o projeto que ela tem para o Brasil? O único projeto que sabemos dele é o dela própria. É vingar a derrota para a Dilma. Acho ótimo Marina ser vice do Campos: os dois são ocos e vão mostrar ao país que não têm nada a oferecer.

H.P. disse...

DIREITA, O MAIS DO MESMO VAZIO.

Ontem:

"...O Fim da Era Vargas, segundo EX-FHC.

Na oratória, o líder tucano prometia "acertar contas com o passado" e promover um futuro de desenvolvimento sem as amarras impostas pelo "modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista" imposto ao Brasil pelo presidente Getúlio Vargas...".

Hoje:

EX-MARINA SILVA

" será “enterrada a Velha República”.

Marcus disse...

Marina surpreendeu mesmo a todos, nem manteve a coerência (Plano A), nem se filiou a outro partido para concorrer à presidência (Plano B), escolheu apoiar Eduardo Campos (Plano C). Simulou, publicamente, filiação ao PSB para dissimular a construção de sua Rede. Ela disse: "É uma coligação programática e não pragmática....É uma filiação simbólica ao PSB...É uma filiação democrática...Não é mais do mesmo, não é o previsível...É o que surpreendeu...até mesmo a mim e a você (Campos)". Surpreendeu a todos. Quem poderia imaginar que depois de não conseguir criar seu partido ela não manteria a coerência e nem se candidataria a presidente por outro partido? Para mim, Marina perdeu duas vezes.

Anônimo disse...

Além disso são arrogantes e prepo-
tentes.Não acredito que ela ceda a
cabeça de chapa e daí começará a
briga dos egos...

Audo disse...

Marina Silva,saiu da orfandade da sua terra natal o Acre, quase morta pelo mercúrio que matou seus pais no garimpo e que quase a matou pelos peixes contaminados que comeu e foi salva da desgraça pela pureza da irmandade local que a adotou. Sobreviveu a morte dos desgraçados pobres da sua terra, para morrer de morte matada pela inveja,arrogância e a ambição que ao final a levará para o ostracismo!...