quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Duas mulheres no segundo turno?


Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A cada nova pesquisa, desde o ano passado, duas candidatas consolidam suas posições: a presidente Dilma Rousseff na liderança e a ex-ministra Marina Silva vindo em segundo lugar, ambas bem à frente dos demais concorrentes.

Se as pesquisas estiverem certas, a pouco menos de um ano da eleição, e se houver segundo turno, o que hoje é improvável, o Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a ter duas mulheres disputando diretamente a Presidência da República.


A nova pesquisa Vox Populi divulgada pela TV Record na noite desta terça-feira mostra que Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno, em qualquer cenário, contra quaisquer candidatos.

No mais provável, a presidente candidata à reeleição tem 43%, contra 20% de Aécio Neves e l0% de Eduardo Campos - 13 pontos a mais do que a soma dos seus principais adversários.

Por enquanto, ainda estão indefinidos os seus concorrentes no primeiro turno: Eduardo Campos ou Marina Silva, pelo PSB, e Aécio Neves ou José Serra, pelo PSDB, que só pretendem definir o cabeça de chapa lá para março ou abril do próximo ano. Contra qualquer um deles, no entanto, o Vox Populi aponta folgada vantagem de Dilma num eventual segundo turno.

Este é o quadro do momento, mas ainda temos entre 19 e 27% de eleitores que não sabem em quem votar ou pretendem votar em branco ou nulo. Ou seja, um em cada cinco eleitores ainda não tem candidato.

Se depender da mídia grande, a principal adversária de Dilma será mesmo Marina Silva, que foi sua colega no governo Lula. Cansados de Serra, que só perde, e sem confiar em Aécio Neves, os principais veículos de comunicação do país estão jogando tudo para a ex-ministra do Meio Ambiente, que teve quase 20 milhões de votos em 2010, ser a candidata do socialismo verde, tomando o lugar que estava reservado para o presidente do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos.

No noticiário político, a polarização entre Dilma e Marina já ocupa os principais espaços, eclipsando os demais candidatos. Se assim será até outubro de 2014, ninguém arrisca dizer, mas por enquanto temos uma grande novidade: duas mulheres na ponta e nenhum sinal do velho embate entre PT e PSDB.

Quem arrisca um palpite sobre as próximas pesquisas?

1 comentários:

Anônimo disse...

Marina eh perigosa
Oportunista