quarta-feira, 9 de outubro de 2013

46 anos do assassinato de Che Guevara

3 comentários:

Anônimo disse...

Che Guevara mandou pro paredão muita gente. E ele é o defensor dos Direitos Humanos???

Fábio J. Karkow disse...

ONDE as HISTÓRIAS de CUBA, EUA & BRASIL se CRUZAM...

O Tio Sam, com medo de "algo" por aqui, (e em conluio com nossa benevolente elite e respectivas mídias, em março de 1964) GOLPEOU um governo democraticamente eleito e nos enfiou goela à baixo uma DITADURA durante 20 anos, cujo objetivo PRIMORDIAL - sabemos todos - sempre foi comercial e geopolítico: manter suas concessões públicas, o acesso às nossas riquezas, mão de obra BARATA e sem cultura, assim como portos abertos e campo para suas multinacionais prosperarem SEM a competição de NOSSA indústria - vide o sucateamento das ferrovias em prol da indústria automobilística, não esquecendo do triste fim da FNM (Fábrica Nacional de Motores) e depois da Gurgel e o nosso AEROMÓVEL sempre adormecido. Algo semelhante também ocorreu na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia - via "Operação Condor"...

A questão cubana tem suas peculiaridades históricas: VÁRIOS movimentos internos de troca - com ou sem golpe de estado, de governos mais ou menos corruptos e alinhados com a Espanha ou os EUA... Até chegarmos na sua última revolução POPULAR (1959) na qual Fidel, Raul e Che Guevara saíram vitoriosos após os EUA retirarem TODO o apoio ao antigo ditador Fulgencio Batista. Inicialmente Fidel esperava ganhar o apoio dos vizinhos americanos, mas as nacionalizações que seu governo iniciara acabaram por desencadear hostilidades do gigante ao lado, tanto no âmbito comercial como, EVIDENTEMENTE, militar (vide a explosão do navio La Coubre em 1960, e a a tentativa de invasão da Baía dos Porcos, 1961)... Esses SIM foram os fatores que levaram Cuba a se alinhar progressivamente com a URSS, na medida em que essa outra potência da época garantia o mercado para seus produtos e condições de desenvolver-se, enquanto os EUA criavam mais e mais barreiras contra Cuba tanto entre si como em relação aos seus aliados. Dessa forma, a Revolução Cubana (que não teve o comunismo como objetivo inicial) foi absorvendo pouco a pouco o modelo soviético.
Esse "novo" país comunista se tornou uma ameaça aos olhos do Tio Sam !! E Che Guevara traduziu esse ambiente numa entrevista em outubro de 1962: "Nossa revolução está colocando em risco todas as possessões americanas na América Latina. Estamos contando com esses países para fazer SUA PRÓPRIA revolução".

Aí está a explicação para os GOLPES "PREVENTIVOS" que ocorreram na América Latina à partir dessa época: DITADURAS foram IMPOSTAS em "nome da democracia", quando na verdade NÃO PASSARAM de manobras mercadológicas e COLONIALISTAS !

O povo cubano vem passando por uma longa transição MAS, antes de qualquer coisa, NÃO estão ocorrendo atrocidades como vemos nos países onde os EUA começam a infiltrar seus tentáculos com o OBJETIVO espúrio de ADONAR-SE das riquezas naturais de mais uma "futura colônia".
Por que Tio Sam não se preocupa com as "injustiças" da África POBRE ?? Da Palestina esmagada ano a ano por Israel, país "aliado". Ou com suas próprias (internas) tão bem demonstradas no documentário SICKO-SOS Saúde (de Michael Moore) ??

Eduardo disse...

Ele não foi um defensor dos direitos humanos, foi um psicopata que se aproveitou de pretextos revolucionários para saciar sua sede de sangue.