sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quem é o ministro Marco Aurélio?

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A pressão do ministro Marco Aurélio de Mello sobre seus colegas, na votação do AP 470, traz uma indagação: quem é Marco Aurélio?

Ora, apresenta-se como o polêmico “voto-vencido”, o ministro que investe contra a maioria, contra o efeito-manada, contra a voz das ruas. Ora, como acontece agora, invoca a voz das ruas para constranger colegas.

É importante confrontar os dois personagens. Ao longo de sua história, a imagem do lutador solitário, do homem contra a manada, garantiu a Marco Aurélio a blindagem necessária para amenizar uma série enorme de decisões polêmicas. Tudo tinha uma explicação simples: Marco Aurélio é o lutador solitário, que investe contra as maiorias que prejudicam os direitos individuais.

Conquistou a admiração de muitos, inclusive a minha, que o defendi em inúmeras oportunidades.

Ontem, ao invocar as maiorias e o efeito-manada, caiu a máscara. Ou, no mínimo o álibi fica sob suspeita.

À luz do novo Marco Aurélio, relembremos alguns episódios polêmicos do antigo Marco Aurélio:

1- Durante plantão, em julho de 1999, concedeu liminar ao empresário Luiz Estevão (do caso TRT-SP) suspendendo as investigações por quatro meses. Meses atrás, outra liminar impediu o Tribunal de Contas da União de investigar as ligações entre a Incal e o grupo OK, de Luiz Estevão.

2- Ordenou a libertação de Rodrigo Silveirinha, acusado de remessa ilegal de US $ 34 milhões para a Suíça.

3- Concedeu habeas corpus a Salvatore Cacciola, seu vizinho em condomínio no Rio de Janeiro. Graças ao HC, Cacciola foi libertado e pode fugir, em seguida, para a Itália.

4- Deu sentença favorável a um estuprador de 35 anos sob a alegação de que a vítima, de 12 anos, tinha discernimento suficiente sobre sua vida sexual.

5- Em 2007 concedeu habeas corpus a Antônio Petrus Kalil – o Turcão – acusado de explorar caça-níqueis. Isso após duas prisões seguidas de Turcão pela PF, pelo mesmo crime.

4 comentários:

Anônimo disse...

E precisa comentar?

flavio vilmar disse...

ate tu Marquito...tsc...

Paulo Roberto disse...

Esqueceu do HC a "taradão", acusado da morte de Dorothy Stang...

CONSTITUINTE JÁ disse...

O que salta aos olhos são intere$$e$ ocultos, que geraram a intenção de 'golpe à paraguaia' em nosso país.
Urge que as forças democráticas - Centrais Sindicais, MST, UNE, etc. - se articulem com energia no sentido de não só barrarem esta tentativa dos 'sem votos' como de revertê-lo, conquistando a necessária Reforma Política, através de uma Constituinte Exclusiva, impulsionando nosso Brasil no rumo da justiça social!
Saroba