domingo, 1 de setembro de 2013

Globo admite "erro" em 64. Haja medo!

Por Altamiro Borges

O Globo publicou neste sábado (31) um artigo que entrará para a história da mídia nativa. O jornal finalmente assume que o "apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro" - estampa já no título. O texto é maroto, cheio de distorções históricas, mas confirma que a arrogante Rede Globo está com medo. Medo dos protestos de rua contra o império global, que um dia antes voltaram a ocupar os portões da emissora em vários estados. Medo da repercussão na blogosfera das denúncias sobre a bilionária sonegação fiscal da empresa. Medo da concorrência no setor, principalmente com a presença das multinacionais da tecnologia, como o Google, que abocanham gordas fatias do mercado publicitário.

Com o editorial, a famiglia Marinho tenta recuperar um pouco da credibilidade perdida, expressa na queda da tiragem do jornal e da audiência da emissora. O jornalão mesmo admite que os protestos de rua estão incomodando. "Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: 'A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura'. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura. Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da História, esse apoio foi um erro". Mas só agora o império confirmou o seu bárbaro crime!

O jornal garante que o texto de autocrítica já estava pronto há meses - mas quem vai acreditar num império que sempre mente e manipula? E afirma, posando de humilde: "Não lamentamos que essa publicação não tenha vindo antes da onda de manifestações, como teria sido possível. Porque as ruas nos deram ainda mais certeza de que a avaliação que se fazia internamente era correta e que o reconhecimento do erro, necessário. Governos e instituições têm, de alguma forma, que responder ao clamor das ruas. De nossa parte, é o que fazemos agora, reafirmando o nosso incondicional e perene apego aos valores democráticos". Só mesmo um ingênuo para acreditar nesta bravata!

Na sequência, o texto ainda tenta justificar o apoio ao golpe. "O Globo, de fato, à época, concordou com a intervenção militar, ao lado de outros grandes jornais, como 'O Estado de S.Paulo', 'Folha', 'Jornal do Brasil' e o 'Correio da Manhã', para citar apenas alguns. Fez o mesmo parcela importante da população, um apoio expresso em manifestações e passeatas organizadas em Rio, São Paulo e outras capitais. Naqueles instantes, justificavam a intervenção dos militares pelo temor de outro golpe, a ser desfechado pelo presidente João Goulart, com amplo apoio de sindicatos - Jango era criticado por tentar instalar uma 'república sindical' - e de alguns segmentos das Forças Armadas".

O Globo só não confessa que ajudou a criar o clima para o golpe militar, que investiu pesado para desestabilizar um governo democraticamente eleito e que manipulou para incitar a classe "mérdia". O jornal também nada fala sobre a conspiração orquestrada pelo governo dos EUA, pelo latifúndio e por grandes empresários contras as "reformas de base" anunciadas por Jango. Um complô em que a imprensa, historicamente reacionária, teve papel determinante. Pesquisas da época indicam que João Goulart tinha o apoio da maioria da sociedade. Mas o "partido da imprensa golpista" fez de tudo para derrubá-lo e para instalar uma ditadura sanguinária no país.

O editorial ainda afirma que "naquele contexto, o golpe, chamado de 'Revolução', termo adotado pelo Globo durante muito tempo, era visto como a única alternativa para manter no Brasil uma democracia". O jornal nada fala sobre os seus vínculos estreitos com os generais golpistas e os torturadores e assassinos da ditadura. Não explica como a famiglia Marinho construiu seu poderoso império com o apoio do regime militar. No maior cinismo, ainda insinua que ajudou na luta pela democratização do país. "Nos vinte anos durante os quais a ditadura perdurou, O Globo, nos períodos agudos de crise, mesmo sem retirar o apoio aos militares, sempre cobrou deles o restabelecimento, no menor prazo possível, da normalidade democrática".

O Globo não explica porque escondeu a campanha das Diretas-Já, tornando um ato da campanha numa "festa de aniversário" de São Paulo; porque maquiou Collor de Mello como o "caçador de marajás' para derrotar o operário Lula nas eleições presidenciais; porque foi o baluarte do projeto destrutivo e regressivo do neoliberalismo no triste reinado de FHC. Também nada fala sobre a sua ofensiva para "sangrar" Lula e da sua campanha descarada contra a eleição de Dilma Rousseff. 

Ao final, o editorial afirma que "a História não é apenas uma descrição de fatos, que se sucedem uns aos outros. Ela é o mais poderoso instrumento de que o homem dispõe para seguir com segurança rumo ao futuro: aprende-se com os erros cometidos e se enriquece ao reconhecê-los". A famiglia Marinho não aprendeu nada com a História!

*****

Leia também:

- Papa estimula protestos contra a Globo

- Revolta das ruas contra a Globo

- Mídia tenta abafar protestos na Globo

- TV Globo leva um baita susto

- Globo se torna alvo das ruas

- Globo: não é só o Darf!

- Deputado articula CPI da Globo

- Globo não explica indício de sonegação

2 comentários:

Anônimo disse...

MIRO:

Você tá certo, mas desmascarar não basta. Protestar na rua não basta. Jogar bosta, não basta. A Globo precisa ser punida conforme manda a lei. Não se pode fazer justiça com as próprias mãos. É isso que a Globo quer: se fazer de vítima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por isso o Editorial, bem no dia da bosta!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nada disso... Devemos exigir que oO MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL, à vista da CONFISSÃO ASSINADA DA Globo, faça seu trabalho constitucional!!!

Ao MPF cabe, à vista da confissão;

Abrir procedimento investigativo para apurar fatos ligados ao exercício de corrupção, ataque às instituições democráticas, conivência e incentivo e apologia à tortura, assassinato, estupros, prisões ilegais por parte de agentes do Estado.

E mais: cumplicidade em desaparecimentos e sequestros, atos terroristas com bombas como no Rio Centro, apropriação indébita de dinheiro de propaganda federal e estadual sem licitação...

Sonegação de impostos e vai por aí!

Prevaricará, logo de cara, o Dr Novo Roberto Gurgel que a Dilma nomeou semana passada?

Alou PGR!!! Faça seu trabalho! Você ganha para isso!

Ou vai querer seguir o Cachoeira, o Demóstenes e o Gurgel na prisão?

Miro, é preciso escrever um artigo sobre as consequências legais da CONFISSÃO DA GLOBO, exigindo que o MPF investigue a fundo as atividades criminosas dessa organização!

Só xingar e jogar bosta pode ser exatamente o que a Globo quer: se fazer de vítima!!!!!!!!!!!!!! Como sempre os lacaios dos EUA fazem!!! Desde o cruzador Maine, Pearl Harbour, colaboração com Saddam, etc,etc...

Exigir ação do MPF, eis o caminho para punir a globo com a força da lei. Bosta, ela está acostumada a pagar seus empregados para limpar!!!


Você que leu esse comentário e gostou, multiplique esse post e transforme seu repudio à Globo em punição adequada, não ajudando-a a transformar-se em vítima de perseguição e "tentativa de censura" para que o Brasil nunca mais enfrente tal tipo de regime!

Paulinho Pavaneli disse...

é a famosa Rede Globorrando de Medo...