sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TVT completa três anos. Parabéns!

Do sítio da TVT:

A TVT completa três anos de existência nesta sexta-feira, dia 23, e comemora a data com um programa especial de aniversário. O cenário criado exclusivamente para a data mostra várias tecnologias e estão à frente dos seis blocos, os sete apresentadores da emissora. O programa vai ao ar das 19h às 20h30 pelo canal 13 da NET, pelo site tvt.org.br e também pelo canal 46 UHF de Mogi das Cruzes.

“Estamos colaborando para construir uma comunicação mais democrática no País”, explicou a diretora de jornalismo da TVT, Nelma Salomão. “Nosso programa será como um show de reportagens”, disse.

“Os trabalhadores são os construtores dessa comunicação no País. Esta será nossa homenagem a eles”, explicou Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato e presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantenedora da emissora.

O programa está dividido em seis blocos que tratam da Comunicação Progressista: Trabalhadores Organizados; Movimentos Sociais em Ação; Periferia em Movimento, Blogosfera no Ar; Radio difusão Comunitária; Novos Caminhos.

Além de Valter Sanches, presidente da fundação mantenedora da TVT, participam do programa, analisando o setor, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins; a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane Bertotti; a ex-deputada e autora da lei que criou as rádios e TVs comunitárias no Brasil, Irma Passoni; o jornalista e professor da Universidade de Brasília, Venício Lima; Sérgio Vaz, da Cooperifa; o professor da USP, Lalo Leal Filho

TVT em números
- 100 é a média de profissionais responsáveis pela produção da programação própria da TVT.

- 1.096 é o total de dias de transmissão até hoje.

- 26.304 horas de programação em 24 horas diárias contado com a retransmissão da programação da TV Brasil.

- 19h às 20h30 é o horário de exibição dos programas produzidos pela equipe da TVT diariamente.

- 1.157.247 é o número de visualizações de vídeos da TVT no Youtube.

Onde assistir:

Canal NET Digital 13 – Grande São Paulo, Canal UHF 46 – Mogi das Cruzes e pelo site tvt.org.br

São 7 os programas com produção própria da TVT: ABCD em Revista, Bom para Todos, Clique e Ligue, Melhor e Mais Justo, Memória e Contexto, Pra Você Ver e o Seu Jornal. A TVT retransmite parte da programação da TV Brasil e de parceiros como a TV Câmara.

Retrospectiva

Na inauguração da emissora em 2010, Lula, então presidente da República, afirmou que pela primeira vez na história do Brasil, uma emissora de televisão era outorgada a um sindicato de trabalhadores.

“Os trabalhadores não dependerão mais exclusivamente das emissoras mantidas por grandes grupos econômicos. A sociedade passará a dispor de outros ângulos de visão sobre a realidade brasileira e a conhecer opiniões alternativas sobre os seus problemas e soluções”, disse ele na ocasião.

Lula afirmou também que da mesma forma que o Sindicato teve papel indispensável nas lutas pela volta da democracia no Brasil, com a TVT dava mais um passo rumo a ampliação e consolidação dessa democracia.

0 comentários: