sábado, 3 de agosto de 2013

O jogo diversionista dos tucanos

Por José Dirceu, em seu blog:

Este é o jogo dos tucanos sempre que são denunciados, e o mais contumaz nessa prática é José Serra: dizem que toda denúncia contra o tucanato é política, eleitoreira. Quando é com eles, denunciam o vazamento e a quebra do sigilo das investigações ou da justiça, do qual sempre se beneficiam para denunciar os adversários.

Ontem, o secretário chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin, Edson Aparecido, disse que as investigações do Cade sobre o cartel no metrô de São Paulo estão sendo usadas como "instrumento de polícia política".

Ele disse que está ocorrendo "um processo de vazamento seletivo" "absolutamente inacreditável" por ferir o acordo de leniência feito com a empresa investigada – no caso a Siemens, que fez a denúncia e admitiu ter participado do esquema.

"Acaba fazendo um processo de vazamento seletivo, que nós temos acompanhado pela imprensa", disse o secretário. "A ação não nos parece que seja de esclarecimento, mas seja muito mais de uma ação política".

Serra, que também era governador na época em que o esquema aconteceu, segundo as investigações, também fez o mesmo, reclamando da divulgação dos documentos.

Em nota, o Cade afirmou em que "repudia" acusações de "instrumentalização política" das investigações. “O inquérito administrativo que apura o caso é sigiloso, uma vez que o acordo de leniência que deu origem às investigações está protegido por sigilo legal e que as ações cautelares que autorizaram as buscas e apreensões da Operação Linha Cruzada estão sob segredo de Justiça".

A Corregedoria de São Paulo ainda reclamou que não teve acesso aos documentos. O Cade explicou que “somente tiveram acesso ao acordo de leniência e aos documentos que o acompanham as partes investigadas e os órgãos que assinaram o acordo” e que é necessária autorização judicial para compartilhamento de informações com quaisquer órgãos que não sejam signatários do acordo de leniência (quando a empresa acusada colabora com as investigações), em razão do segredo de Justiça.

Que se publique então o acordo de leniência, já que não pode ter sido feito com Mister X ou com um fantasma. Quem são os responsáveis nos governos tucanos pelas negociações com os cartéis? Ninguém? Os governadores não sabiam de nada, não conheciam as licitações de bilhões e bilhões de reais e o prejuízo aos cofres públicos de quase meio bilhão de reais?

2 comentários:

Luis disse...

Podes crer, Dirceu, é revoltante e repugnante.

Unknown disse...

A argumentação de Edson Aparecido, apesar do que se transparece, só encontra repudio através da negação vazia de um ego comprometido pelo desespero.
Em outras palavra, ele admite o fato e não concorda com a divulgação da informação.