sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Mais Médicos" e as mentiras da Folha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha, este exemplo de jornalismo, mancheteou que as prefeituras estão trocando seus médicos pelos do “Mais Médicos” para fazer economia.

Mentira, como se mostrou aqui, porque o contrato assinado com as prefeituras já proibia isso.

E isso era público e a Folha sabia.

Agora, publica que o Ministério irá punir a prefeitura que fizer isso.

Como saberia antes, se fosse perguntar ou olhar o termo de compromisso assinado pelas prefeituras há um mês.

Mas é pior a armação.

Uma das matérias retrata a Doutora Junice Maria Moreira, que estaria sendo demitida de Sapeaçu, a entrevista e diz que ela dá plantão em outras clínicas da região.

Bastaria perguntar quais, e com que carga horária.



Como não perguntou, a gente foi olhar no cadastro do SUS.

A Dra. Junice é um prodígio.

Ela trabalha 128 horas por semana, ou 18 horas e 20 minutos por dia.

Sem contar o deslocamento ao longo dos 442 km que separam sua casa, em Cruz das Almas, de Sapeaçu, Governador Mangabeiras, Jiquiriçá e Ubaíra, seus quatro locais de trabalho, todos por contrato (sem concurso) e pelo SUS.


Consta um pedido de desligamento para o posto de saúde de Queimadas, em Governador Mangabeira, onde seu contrato terminava em 1o. de agosto. Pode ou não ter sido prorrogado, mas ela “exerceu” as quatro atividades durante anos.

Dra. Junice não é apenas médica, é mágica.


O outro caso, apontado peloO Globo, é o de Luccas Salvador Salomão, é meio esquisito. Luccas, apresentado como médico militar voluntário é, na verdade, aspirante a oficial médico do Exército, ou se identifica como tal em em sua página do Facebook. Não posso afirmar que o mesmo se dá em relação aos aspirantes, mas a autorização legislativa para médico militar trabalhar também no SUS ainda não foi aprovada pela Câmara, apenas pelo Senado. Não basta que os superiores autorizem, ainda é ilegal.

Claro que pode haver um prefeito no interior que queira dar uma de esperto fazendo isso. Mas também pode e há médico que, ao ser demitido por qualquer outra razão, inclusive a de faltar ao trabalho, e botar a culpa nos “cubanos”.

Publicar que isso está acontecendo sem checar é deixar que mentiras contaminem um programa de interesse da sociedade.

E é mau, péssimo jornalismo, que não resiste a dez minutos de Google.

3 comentários:

Anônimo disse...


[Derrubando os factoides medíocres, pífios e bestiais do PIG &$ DO RESTANTE DA DIREINA eterna oposição ao Brasil!]
Município que trocar profissional será excluído do ‘Mais Médicos’, diz Ministério da Saúde
DANIEL CARVALHO
DO RECIFE

30/08/2013 - 12h03
Os municípios que substituírem médicos pagos pelas prefeituras por profissionais pagos pelo Mais Médicos podem ser excluídos do programa, segundo o Ministério da Saúde.
(...)

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1334406-municipio-que-trocar-profissional-sera-excluido-do-mais-medicos-diz-ministerio-da-saude.shtml

######################

... Ah! Essa DIREITONA aloprada é uma pilhéria!... Uma imundície lastimável!...

Que "ellite" é essa, sô?!...

E que país é esse?! “É o ‘brazil’ radicalmente mudado (sic) por um menino paupérrimo – e muito humilde (idem sic) – chamado Joaquim!” Coitado do Ruy Barbosa!...

EM TEMPO: “As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eduardo Galeano – emérito escritor e pensador humanista uruguaio

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo



Anônimo disse...


factoides

HUMOR: Médicos brasileiros temem que cubanos escrevam português legível na receita

Vamos ao que rolou nessa semana... além de vaias, xingamentos e papel higiênico molhado em direção aos médicos cubanos.
Vaiados, enxotados, apedrejados, os médicos cubanos viraram a Geni do Chico Buarque (piada pra você que tem mais de 30 anos), viraram o Restart do VMB (piada pra você que tem menos de 30 anos). Por que médicos brasileiros hostilizam os cubanos dessa forma? Um dos doutores cubanos aliás já deixou claro: eles vão trabalhar onde os brasileiros não vão! Ou seja, fora do Brasil, com o dólar alto do jeito tá por aqui...

Qual o medo dos médicos brasileiros? Que os cubanos escrevam português legível na receita? Que o exame de próstata seja feito com charuto? É só pedir pra apagar que não queima (na verdade, de qualquer jeito "queima").

;)

FONTE: http://f5.folha.uol.com.br/factoides/2013/08/1334424-humor-medicos-brasileiros-temem-que-cubanos-escrevam-portugues-legivel-na-receita.shtml

Anônimo disse...

A propósito, Luccas é bacharel em medicina, o que está muito longe de ser Doutor.