quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lula foi salvo pela mídia digital

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro Mundo:

Lula, com razão, deu ontem graças a Deus pelo aparecimento da internet, “nossa mídia”.

Não que a internet seja dele, ou do PT. Mas o fato de que a mídia digital não é controlada pelos suspeitos de sempre - Marinhos, Frias, Civitas, Mesquitas – é de fato alentador não apenas para Lula mas para a democracia.

No Brasil, os interesses privados da mídia desestabilizaram, ao longo da história, mais de um governo que não fizesse o que o chamado 1% queria que fizesse.

Jango, em 1964, foi derrubado. Antes dele, em 1954, Getúlio foi levado ao suicídio.

Não havia o contraponto que a internet oferece. A sociedade era manipulada sem a menor cerimônia.

Lacerda falava no “Mar de Lama” de Getúlio, e todos reproduziam. A maneira mais canalha e mais barata de atacar governos de esquerda é pelo lado da “corrupção”.

Os cidadãos mais influenciados pelo noticiário são levados a crer que o que existe na política é uma roubalheira, e que tirando o partido do poder o problema estará resolvido.

Quem mais fala em corrupção à luz do sol em geral é quem mais à pratica na sombra. Nos últimos anos, as empresas de mídia, por exemplo, levaram a sonegação de impostos ao estado da arte enquanto bradavam em manchetes sermões moralistas e mentirosos.

Mas o que você pode fazer quando todos os microfones estão com os outros?

Getúlio Vargas, num gesto inteligente e ao mesmo tempo desesperado, tentou criar uma alternativa à voz ultraconservadora dos barões da imprensa.

Ajudou o jornalista Samuel Wainer a lançar a Última Hora, jornal voltado para os interesses populares. Mas foi uma voz solitária contra a de uma matilha.

Carlos Lacerda, o Corvo, o desestabilizador mais estridente, começou a atacar Wainer por não ter nascido no Brasil, o que contrariaria a lei que rege a propriedade de mídia no Brasil.

(Ninguém, mais tarde, reclamaria do fato de a família Civita não ser originária do Brasil, excetuados os Mesquitas aristocráticos, porque ali estava mais uma voz da turma.)

Sob as condições em que foram caçados Getúlio e Jango, é presumível que Lula não tivesse resistido ao assédio.

Imagine o circo do mensalão sem o contrapeso da mídia digital. Provavelmente teríamos hoje um presidente chamado Joaquim Barbosa, a serviço do 1% e comprometido com a Globo e tudo que de maléfico ela representa.

Por isso Lula deve ser mesmo grato à internet. E não apenas ele, mas todos aqueles – petistas ou não – que anseiam por um país menos desigual e menos injusto do que aquele que a elite representada pelas famílias da mídia impôs aos brasileiros.

10 comentários:

Anônimo disse...

entao queridos desse veiculo de comunicaçao de inicio ja digo que respeito o maximo quem de mim possa discordar e respeitoso o meu comentario e democratico tambem, entao foi um fator primordial o LULA ter sido eleito o nosso presidente digo que para nos que somos em maioria que aprovamos o LULA pois foi em seu governo que aconteceu a inclusao social que precisava acontecer em nosso estado brasileiro, o presidente que governou o brasil e seu povo com carinho e respeito, mais foi o presidente que deu enfase para a populaçao mais carente do nosso estado brasileiro, em seu otimo governo teve o crescimento notavel em nosso pais principalmente o crescimento da populaçao mais carente,teve o incentivo a moradia popular,valorizaçao do salario minimo que abrange uma ampla maioria da nossa populaçao,o aumento significativo do trabalho de carteira assinada,etec...tambem digo que os governantes que antecederam ao LULA na presidencia tambem ao seu modo deram a sua contribuiçao para com o estado brasileiro, mais para a inclusao social tivemos de eleger um homem de origem humilde com formaçao em curso tecnico de torneiro mecanico,mais homem esse que detem de uma inteligencia e humildade impar sendo assim fez o bom governo que fez principalmente para a nossa gente, o nosso povo, a nossa parte da populaçao mais carente do nosso estado brasileiro,foi de fato primordial a eleiçao do querido e sempre presidente LULA para a melhora da populaçao mais carente esse e o LULA que tem um carisma que agrada a nossa gente, que agrada a ampla maioria que o aprova basta que se analise os resultados de pesquisa, desejo a paz do senhor e muita sorte a todos nos.

Anônimo disse...

valeu presidente lula por ter sido o presidente da inclusao social.

Anônimo disse...

LULA esse e o presidente querido por uma ampla maioria do nosso povo brasileiro.

Anônimo disse...

precisou que fosse eleito e reeleito o presidente de origem humilde para que a nossa gente fosse inclusa na sociedade.

Anônimo disse...

LULA o presidente que nos fez sentirmos inclusos na sociedade.

Ignez disse...

É por isso que os nefastos jornalões das 4 famiglias encalham nas bancas. Não fosse o PSDB para comprar "o detrito de maré baixa" - Veja - e seus amestrados jornalistas... O que me deixou mais feliz foi o "Mídia Ninja". Eles deram o maior baile nos vetustos e ignorantes entrevistadores no Roda-Viva (Morta?)... Foi muito bom e... lavei a alma!

antonio barbosa filho disse...

Não fosse a blogosfera, especialmente os blogs "sujos", a Presidenta Dilma também não teria sido eleita. O PT achava que Lula sózinho faria toda a tarefa, e só despertou depois do susto do primeiro turno. O mesmo ocorreu na eleição para prefeito de São Paulo, na qual um mês antes do primeiro turno os petistas haviam entregue o jogo ao Russomano (eu quase fui vaiado e tive que ouvir crítica direta do Raymundo Pereira no Centro Barão de Itararé quando ousei dizer que o Haddad venceria a eleição, pq era o que eu ouvia do povão). O PT dos palácios é uma merda, engordou demais. A gente, não.

Anônimo disse...

Lula,que JESUS o ilumina e o proteja sempre. Muito obrigada pelo que fez pelo nosso povo. Obrigada por ter colocado a Dilma
para continuar sua luta, na melhoria da desiguldade da população.

Anônimo disse...

LULA foi o único presidente brasileiro reconhecido e respeitado internacionalmente.Vida longa e muita saúde ao nosso querido líder!

Anônimo disse...

Eu sei o quanto a internet ajudou Dilma na eleicäo de 2010. Eu passava horas na internet distribuindo texto do blogs para minha lista, e depois mandava mensagens minhas pedindo votos para Dilma e porque eu achava que Dilma era a melhor candidata. Todo esse trabalho sem ganhar um centavo. A gente trabalha por convicäo e näo por dinheiro. Somos aquelas formiguinas que trabalha mas näo ganha dinheiro, ganha nas conquistas de um bom governo. Viva Dilma, e se depender de mim serßá reeleita para mais quatro anos e depois vem Haddad para presidente. Quero viver isso.