sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CPI da Globo avança no Congresso

https://www.facebook.com/PoliticaFace?fref=ts
Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Aumenta o número de assinaturas pela instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as acusações de que a Rede Globo abriu uma empresa de fachada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas e assim não recolher Imposto de Renda na fonte como todo cidadão que recebe vencimentos acima de certa quantia tem que pagar no Brasil, relativos aos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. A empresa foi notificada pela receita em dois anos 776 vezes (aqui).

São necessários 171 deputados para haver o encaminhamento de instauração de CPI. Desde que saíram as denúncias, o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) começou a colher assinaturas com esse objetivo. Na terça-feira (13) Protógenes contou à imprensa que já tem número significativo d e assinaturas e, sem citar nomes, assegura que a CPI da Globo será instaurada. Os executivos da emissora tremem.

Mesmo sem querer, a empresa assume que efetuou essa manobra quando afirma ter quitado a dívida com a Receita. Só que a família Marinho não apresenta o recibo de pagamento. O processo contra a Globo começou em 2006, quando a dívida girava em torno de R$ 615 milhões. Parece que os donos da emissora têm essa pratica como comum, no dia 13, o New York Times publicou acusações de calote da Rede Globo (ver aqui).

Também está sob investigação a ex-funcionária da Receita Cristina Maris Ribeiro, já condenada pelo sumiço dos documentos sobre essa sonegação, entre outros procedimentos ilícitos. Cristina já foi condenada pela justiça a 4 anos e 11 meses de prisão em junho. Investigação do Ministério Público comprovou que ela agia par beneficiar empresas devedoras do fisco fraudando o sistema eletrônico. No caso da Globo ela sumiu com os documentos (Aqui).

Será que faltará coragem aos deputados, eleitos pelo voto popular, para enfrentar o poder midiático e instaurar a CPI da Globo para apurar o suposto ilícito que envergonha o Brasil? A sociedade brasileira aguarda respostas (Leia aqui).

1 comentários:

Anônimo disse...

Diga onde trabalhas, para que o mundo possa saber quem tu és.