sábado, 17 de agosto de 2013

Alvaro Dias e o chanceler paraguaio

Por Altamiro Borges

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apoiou abertamente o golpe de junho de 2012 no Paraguai, que promoveu o "impeachment sumário" do presidente Fernando Lugo. Ele fez discursos em Brasília, escreveu artigos nos jornalões conservadores e viajou algumas vezes a Assunção para prestar apoio aos golpistas. Fruto de mais este atentado à democracia, o oligárquico Partido Colorado voltou ao poder, com a eleição do contrabandista Horacio Cartes. Nesta semana, o novo presidente tomou posse e anunciou seu "ministério técnico". Entre os escolhidos, um notório fascista será o ministro das Relações Exteriores. Será que o tucano gostou da escolha do chanceler Eládio Loizaga?

Segundo a Comissão da Verdade e Justiça (CVJ) do Paraguai, Eládio Loizaga participou ativamente da Operação Condor, a famosa e sinistra articulação que sequestrou, torturou e assassinou centenas de patriotas no período das ditaduras militares na América Latina. Ele está entre os réus numa ação impetrada no Ministério Público contra membros do Partido Colorado acusados por violações dos direitos humanos. Segundo a ação, o hoje chanceler foi assessor especial do sanguinário ditador Alfredo Stroessner e um dos líderes da Confederação Anticomunista da América Latina (CAL), entidade clandestina ligada à Liga Anticomunista Mundial (WALC, na sigla em inglês).

"Loizaga seria um dos participantes da CAL por meio da juventude do Partido Colorado e teria preparado, com mais cinco membros, uma ata para o XII Congresso Anticomunista Latino-Americano. Entre outras coisas, o grupo definiu a atualização da biografia do então ditador Alfredo Stroessner em português e inglês. De acordo com a CVJ - que funcionou entre 2004 e 2008 e produziu relatório de 368 páginas, além de uma lista de 178 recomendações -, a CAL assessorou militares da região na Operação Condor", revela matéria do jornal Estadão. O tucano Alvaro Dias não tem nada a comentar sobre o tenebroso assunto?

2 comentários:

Anônimo disse...

sábado, 17 de agosto de 2013
Ministério Público e PF encontram indícios de dinheiro de propina na FHC em 1998


Ministério Público e PF fazem rastreamento e encontram indícios de que parte do dinheiro desviado no escândalo do metrô pode ter alimentado campanhas do PSDB, inclusive a de FHC em 1998. Nessa minha matéria aqui para a Rede Brasil Atual, do dia 8 de agosto, eu antecipei a reportagem escrita somente nesse sábado (17) pelo IstoÉ
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/08/ministerio-publico-e-pf-encontram.html#more

Ricardo G. Ramos disse...

"Nada a declarar" dirá o funesto senador (mais Dias, menos Dias)repetindo a eterna receita do sinistro Falcão, Armando, colaborador e entusiasta da Ditadura Militar.