segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O papo de Lula com o filho do Marinho

Por Altamiro Borges

Saiu hoje (26) na coluna de Mônica Bergamo, na Folha:

*****

Eu sou da paz

João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, se reuniu com o ex-presidente Lula há alguns dias em São Paulo.




Paz-2

O Instituto Lula confirma a informação. A Globo também. E diz, por meio da assessoria, que a conversa ocorreu "a pedido do ex-presidente Lula". Os dois se encontraram como já teria ocorrido "outras vezes".

Paz-3

Depois do encontro circulou a informação de que, num momento de descontração, Marinho perguntou ao ex-presidente por que o PT detesta tanto a Globo. Com bom humor, Lula teria respondido que talvez fosse pelos mesmos motivos que a Globo detesta o PT. Os dois negam o diálogo.

*****

O que será que rolou nesta conversa do ex-presidente com um dos três filhos de Roberto Marinho? Será que Lula, com o seu conhecido estilo conciliador, tentou estabelecer uma nova ponte com o império global? Será que ele criticou a cobertura jornalística dos recentes protestos de rua, quando a TV Globo e seus "calunistas" tentaram pegar carona na onda de revolta para desgastar o governo Dilma? Será que pintou um novo acordo de bastidores que sabotará qualquer debate na sociedade sobre a urgência de uma lei democrática sobre os meios de comunicação?

E da parte do filho do Roberto Marinho, quais os temas que ele colocou na rodada "civilizada" de diálogo? Será que ele se queixou da acentuada queda de audiência do Jornal Nacional, do Fantástico e de outros programas da emissora? Será que explicitou seus temores com a perda de publicidade, principalmente diante do aumento do faturamento das empresas de tecnologia, como a Google? Será que pediu para ninguém mexer na propina do Bônus de Volume, o famoso BV? Será que deu alguma explicação sobre as denúncias de sonegação fiscal praticadas pelo império global? Será que rogou para que não se discuta qualquer projeto sobre a regulação democrática da mídia?

2 comentários:

Luiz Antonio Maia disse...

A globo tudo faz para derrubar o Governo, que tudo faz para salvar a globo... um cenário surreal que acompanhamos há anos. Talvez só o imperialismo ianque, na sua sanha assassina de espionar tudo e todos, possa nos explicar essa relação promíscua entre o PT e a mídia golpista.

Marcelo Delfino disse...

Esses dois sujeitos podem ter conversado sobre todos esses assuntos, sobre alguns, sobre um deles ou qualquer outro assunto que não seja um desses. Não se sabe ainda quem venceu essa peleja. O que podemos imaginar é que o país sairá perdendo. Ou já perdeu.