terça-feira, 16 de julho de 2013

Mídia abafa corrupção no Metrô/SP

Por Altamiro Borges

No domingo passado, a Folha de S.Paulo deu capa para um ruidoso e antigo escândalo de corrupção que a mídia tucana evita investigar mais a fundo. Segundo a reportagem, “Empresa alemã Siemens delata cartel de licitações do metrô de SP”. O assunto bombástico, porém, não mereceu qualquer repercussão nos outros jornalões e, na sequência, o próprio diário da famiglia Frias abortou a continuidade da denúncia. A tendência, como sempre, é que a mídia tucana – que adora escandalizar a política, principalmente contra o chamado “lulopetismo” – abafe novamente o caso.

Segundo a matéria, assinada por Catia Seabra, Juliana Sofia e Dimmi Amora, “a multinacional alemã Siemens delatou às autoridades antitruste brasileiras a existência de um cartel - do qual fazia parte - em licitações para compra de equipamento ferroviário, além de construção e manutenção de linhas de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Gigante da engenharia, a empresa já foi condenada em outros países por conduta contra a livre concorrência. A Folha apurou que o esquema delatado pela companhia envolve subsidiárias de multinacionais como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui”.

Através de combinações ilícitas, elas elevavam os preços dos serviços – “entre 10% e 20%, segundo estimativas”. No início deste mês, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou busca e apreensão nas sedes das companhias delatadas. A chamada Operação Linha Cruzada executou mandados judiciais em São Paulo, Diadema, Hortolândia e Brasília. “Segundo as denúncias, o cartel atuou em ao menos seis licitações. Mas ainda não se sabe ao certo o tamanho real, alcance, período em que atuou e o prejuízo causado. Ao entregar o esquema, a Siemens assinou acordo de leniência, que pode garantir à companhia e a seus executivos isenção caso o cartel seja condenado”.

As denúncias contra a Siemens e outras multinacionais são antigas. Elas sempre envolveram negócios bilionários e sinistros com o Metrô paulista, comandado há duas décadas pelos tucanos. Elas inclusive resultaram na troca da direção mundial da Siemens, acusada por pagar propinas a políticos em vários países e por formação de cartel. No caso da investigação em curso, ela envolve pelo menos seis concorrências – como a da construção da Linha 5-Lilás e da extensão da linha 2-Verde do Metrô e da compra de trens pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Diante das graves denúncias, “o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que o governo dará todas as informações e fará investigação própria” – informa a compreensível e “imparcial” Folha. É como se o caso fosse recente e tivesse pegado de surpresa o grão-tucano. A operação abafa - já utilizada nos escândalos da privataria tucana, do aspone Paulo Preto e de tantos outros - está em curso novamente!

3 comentários:

Anônimo disse...

altamiro
a culpa da imprensa ser TUKANA é do PT,o PT não em uma coisa que o PSDB tem que funciona muito bem chamada de MILITANCIA DIGITAL.no PSDB 1/3 das pessoas que tem cargo de confiança no estado e nas prefeituras do partido,,faz parte da MILITANCIA DIGITAL,que são pessoas cadastradas na FOLHA na GLOBO e em varios blogs,e rede social para falar mal do PT,isso acontece em todos os estados ,,se o PT não recrutar a MILIANCIA DIGITAL nos proximos dias,,será impossivel a DILMA vencer as eleições em 2014, a sua rejeição cresce assutadoramente,,ou o PT acorda ou já era RELEIçÂO.

Anônimo disse...

altamiro
o PT precisa com URGENCIA formar uma MILITANCIA DIGITAL para conter o avanço da direitae cobrar a grande midia... no PSDB segundo relatos de amigos integrantes do partido ,eles colocam cerca de UM TERÇO das pessoas que tem cargo de confiança para fazer parte da MILITANCIA DIGITAL esse grupo de pessoas atuam nos comentarios das reportagens na FOLHA no GLOBO,ESTADÃO e em varios jornais criticando o PT e fazendo charges e usando as redes sociais para simplesmente destruir o PT e a DILMA.com comentarios absurdos e acusações sem prova ....todos os dias ....ao abrir uma o site do folha só tem gente criticando a DILMA ninguém posta nenhum comentario a favor sabe porque por causa da MILITANCIA DIGITAL DO PSDB,,lá os caras dominam e cobram os jornais e revistas materias em favor do PSDB. ou o PT copia esta estragia ou vai perder em 2014 ..no PT não tem MARKETING,não tem militancia digital .é incrivel todos se calam ninguém aparece para defender falar bem do governo,em SP o PSDB manipula dados da violencia e produz otimos numeros como redução de crimes e tudo mais... no governo do PT ,mesmo o governo comandando todos os institutos de pesquiza só se produz noticias ruins é incrivel,
o PT é desunido,e arcaico,falta mentes que pensam dentro deste partido.

Anônimo disse...

Não é tão simples assim, porque os sites desses vendidos não publica comentários críticos aos tucanos e demos, nem elogios ao Governo Federal. Já fiz várias experiências, até escrevendo diretamente para publicação no espaço dos leitores dos jornais impressos. Só publicaram uma vez, quando fiz críticas ao MEC. Triste essa parcialidade. Tem grana alta aí.