terça-feira, 9 de julho de 2013

Folha pressiona por alta dos juros

Por Altamiro Borges

Em sua tese de mestrado, intitulada “Os jornais, a democracia e a ditadura dos mercados”, a jornalista Maria Inês Nassif já comprovou que a mídia privada mantém vínculos orgânicos com o capital – principalmente o financeiro – e defende de maneira ardilosa seus interesses políticos e econômicos. Às vésperas de cada reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central, isto fica mais patente. O editorial da Folha desta terça-feira (9) é mais uma comprovação desta tese. Ele defende abertamente o aumento da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Copom desta semana, sob o argumento matreiro de que a prioridade é “combater a inflação” – conforme o título.

O próprio jornalão da famiglia Frias reconhece que a inflação está sob controle. “O índice oficial do mês de junho sem dúvida provocou certo alívio no governo e no mercado. Pela primeira vez em muitos meses, a alta do IPCA, de 0,26%, ficou abaixo do que se esperava”. Mesmo assim, ele aposta que a situação dos preços vai piorar e prega nova alta da taxa Selic. “Nada garante que o problema inflacionário esteja devidamente equacionado, contudo”, adverte. Na dúvida, a Folha reafirma seu receituário neoliberal de mais juros e menos gastos públicos. Dane-se que estas medidas desestimulem o crescimento da economia e reduzam o ritmo de geração de emprego e renda no país.

“Recolocar o gênio da inflação na garrafa ainda demandará esforço”, defende o jornalão, que não vacila em defender os interesses dos rentistas de uma minoria em detrimento dos anseios de bem-estar social da maioria do povo brasileiro.

3 comentários:

Anônimo disse...


["Crise é coisa da cabeça dos homens!" Mantra repetido reiteradas vezes por um locutor de rádio, aqui do sertão baiano!]

"Conversando com um amigo europeu, escutei o seguinte relato: 'qual crise estão vivenciando a Argentina, o Chile, o Brasil... E até mesmo a África do Sul?!... A crise está instalada é aqui na Europa Ocidental e, um pouco menos, nos Estados Unidos!'..."
*Slavoj Zizek - declaração proferida no programa 'Roda Viva', TV Cultura de São Paulo, edição de 08/07/13

*Slavoj Zizek é um filósofo esloveno. É professor da European Graduate School e pesquisador sénior no Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana.
No referido programa de televisão, o pensador e provocador, conhecido por enfileirar referências cultas e populares, analisou a geopolítica atual e falou das bases de seu último livro.

Afirmou também: "Ainda precisamos das ideologias"

EM TEMPO: a presidente Dilma Rousseff deveria assistir à entrevista do filósofo responsável e radicalmente esquerdista!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Unknown disse...

E sobre o mensalão da globo, nada?

Anônimo disse...

Os banqueiros safados já cobram, em caso de cartão de crédito, juros de 411% ao ano. É banditismo puro, descarado safado,criminoso. Esta Folha para mim não serve sequer para limpar excremento de cachorro.