sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vannuchi na OEA; mídia perde mais uma

Por Altamiro Borges

O brasileiro Paulo Vannuchi foi eleito na noite desta quinta-feira (6) como um dos três novos integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que ocorre em Antigua, na Guatemala. O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos do governo Lula vai cumprir um mandato de três anos (2014-2017) ao lado de James Cavallaro, dos EUA, e do reeleito José de Jesús Orozco Henríquez, do México.

Esta é a segunda vitória da diplomacia brasileira em menos de um mês. Em 8 de maio, Roberto Azevêdo foi eleito para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Foi a primeira vez que um representante da América Latina chegou ao posto mais alto deste órgão. Agora, com a eleição de Paulo Vannuchi, a mídia colonizada sofre uma nova derrota política.  

Desde a posse do ex-presidente Lula, os seus "calunistas" de plantão tentaram estigmatizar a política externa do Brasil. Difundiram a falsa ideia de que o país estaria mais fraco no cenário internacional. Adoradores dos EUA, eles sempre defenderam o "alinhamento automático" com o império - conforme foi aplicado durante o servil reinado de FHC - e atacaram os projetos da integração soberana da América Latina. As recentes vitórias do Itamaraty desmentem a mídia colonizada. Mostram o valor de uma política externa mais ativa e altiva, que prega a soberania e a integração latino-americana.

Conforme festejou a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos do governo Dilma, "essa vitória é de muita importância, pois reforça a participação do Brasil nas discussões de direitos humanos em nosso continente... Paulo Vannuchi tem a sua história de vida ligada aos direitos humanos. Vannuchi foi um grande ministro para o Brasil e, com certeza, será muito importante na Comissão Interamericana de Direitos Humanos".

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Calamos a boca do PIG. Agora só falta calar a da esquerda emergente, que vai seguir dizendo que aqui é o pior país do mundo em questões de direitos humanos ... o que é também um exagero. Incitam revoltas violentas, mas quando ocorrem mortes a culpa é do governo.

Luis disse...

Bacana, ótima notícia. Enquanto isso, Malafaia, Feliciano e Bolsonaro, STJ e ministério da Justiça arrebentam por aqui.