terça-feira, 25 de junho de 2013

Tensão em BH. Cadê o Aécio?

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Tensão em Belo Horizonte. Ninguém sabe o que pode acontecer nesta quarta-feira, quando Brasil e Uruguai fazem a semifinal da Copa das Confederações no Mineirão. A caminhada dos manifestantes será em direção ao estádio. A expectativa é de uma multidão maior que nas passeatas anteriores, onde as estimativas variaram entre 60 e 100 mil pessoas.

O senador Aécio Neves, possível candidato do PSDB ao Planalto, tem dito que é preciso ouvir o clamor das ruas. Mas, segundo a presidente do SindUTE, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, os tucanos mineiros não praticam o que pregam no discurso: o governo de Antonio Anastasia primeiro tentou proibir na Justiça as manifestações em todo o Estado. Quando a liminar caiu no Supremo Tribunal Federal, reagiu com força desproporcional à presença de manifestantes nas ruas, segundo a avaliação de Beatriz. Além disso, Anastasia não abriu diálogo com os manifestantes, ainda.

Os protestos em Belo Horizonte deixaram de ser marcados pelo espontaneísmo. Contam com a participação de várias categorias organizadas. Beatriz, no entanto, desconfia da atuação de policiais infiltrados e relata informações de que integralistas e fascistas de outros estados teriam se deslocado até Minas para atuar nas manifestações. Ainda assim, defende os protestos e acredita que são essenciais para que as demandas populares sejam ouvidas.

Lembrei que o governo federal tem argumentado que a Copa de 2014 representará um investimento de cerca de 24 bilhões de reais e um retorno de R$ 140 bilhões, segundo uma consultoria. Ela responde que a população está frustrada por notar uma grande mobilização e rapidez no investimento público voltado para um campeonato de futebol, mas a mesma urgência não é demonstrada pelos governantes em questões realmente essenciais para a população.

4 comentários:

LBI disse...

CENTRAIS PELEGAS “CHAPA BRANCA”, COM APOIO DA CONLUTAS, MARCAM DIA DE NACIONAL DE “LUTA” COMO ARREMEDO DE GREVE GERAL

O conluio das cúpulas da burocracia sindical (esquerda e direita) reuniu-se hoje (25/06) em São Paulo para decidir como “esfriar” as mobilizações em curso e na sequência manter afastada a real possibilidade da realização de uma verdadeira greve geral no país. CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CGTB, NCST (a nata do sindicalismo “amarelo”) somados a CONLUTAS deliberaram organizar: “atos conjuntos – do movimento sindical e social - no próximo dia 11 de julho em todo o País” (Site da CUT). Logo após o anúncio das centrais, chamava atenção a data e o caráter da “mobilização” convocada para mais de quinze dias depois da reunião, enquanto o país atravessa um “pico” de protestos que explodem a cada dia sem a necessidade de “grandes” preparativos. Enquanto havia uma expectativa da convocação de uma greve geral de verdade, para colocar a classe trabalhadora no centro da conjuntura nacional, a pelegada resolveu diluir a ação do proletariado a um “dia de manifestações” com o claro objetivo de consumar um lobby sobre o governo neoliberal do PT. Por sinal, a grande preocupação dos dirigentes sindicais presentes no encontro era exatamente a reunião agendada com a presidente Dilma para a próxima quarta-feira (26/06), onde apresentarão a limitada pauta consensuada entre a burocracia, que sequer exige uma imediata reposição salarial diante das perdas e se omite da reivindicação da elevação do atual salário mínimo que leva a miséria para a maioria dos trabalhadores menos “qualificados” do mercado. A mídia “murdochiana” não tardou para anunciar a suposta “greve geral”, com o objetivo de desmoralizá-la no momento certo, além do esforço dos reformistas em desviar a radicalidade do momento em pequenas “paralisações” localizadas que não terão a capacidade de galvanizar o conjunto do proletariado.

Leia este artigo na íntegra no BLOG político da LBI:
http://lbi-qi.blogspot.com.br/

Mello disse...

O cambaleante 4º senador do Rio de Janeiro quer a oposição sendo escutada pela Presidente...

Pergunta: Quando foi que o cambaleante teve tal atitude, enquanto (des)governador da Gerais?? Quando o PSDB teve tal atitude no (des)governo da Privataria de FHC??

Unknown disse...

Acabo de saber que o prefeito decretou feriado na cidade, aumentando a chances de uma grande confusão. Acho que tem gente querendo ver o circo pegar fogo!

Luciano Mendonça disse...

Estava no Leblon, na praia, tomando uma gelada.