sábado, 22 de junho de 2013

O pronunciamento de Dilma Rousseff

4 comentários:

Anônimo disse...


A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF TERÁ OUVIDOS PARA O LUIS NASSIF?!

#############################

Dilma consegue decifrar o enigma

(...)
Agora, há que se pensar no pós-manifestações.
Dilma anunciou a intenção de alargar os canais de participação popular. E anunciou o plano de mobilidade.
Há que se conferir status nobre ao Ministério das Cidades e colocar, lá, alguém antenado com os novos tempos.
Mas o caminho da mudança é mais amplo.
Cada vez mais, aumentará a intolerância da opinião pública para com os homens públicos omissos, os que jogam unicamente para a plateia, os que não trazem, dentro de si, a chama das mudanças e da iniciativa pública.
Na hora de analisar seu Ministério, a presidente terá que pensar com seriedade esse ponto. Há uma característica pessoal admirável na cidadã e militante Dilma Rousseff: a solidariedade para com os comandados. Mas, quando o objetivo maior são os resultados nas políticas públicas, essa qualidade vira defeito
Na Coluna Econômica de amanhã (que envio na 6a para os jornais e foi escrita ates do discurso da presidente) tento avançar algumas sugestões.
O ponto mais importante: as redes sociais são, definitivamente, o novo território de discussões políticas, de políticas públicas e do exercício da cidadania. É o ágora grego.
Portanto, a interlocução do governo com os jovens militantes e com a população em geral não pode se restringir a uma audiência presencial. Tem que se colocar o governo inteiro no rumo das redes sociais, definindo modelos de atuação para o novo mundo, organizando as informações públicas, ampliando a Lei da Transparência, definindo uma metodologia mais de acordo com a linguagem das redes para disseminar dados públicos e recolher impressões e opiniões.

Por Luis Nassif
sab, 22/06/2013 - 11:18

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilma-consegue-decifrar-o-enigma

nelson menezes disse...

O Brasil vai bem,obrigado!O governo da Presidenta esta dando continuidade ao projeto do PT iniciado pelo ex Pre. Lula fico muito feliz com isto,só que estamos perdendo a guerra com a imprensa da extrema direita,estamos apanhando sistematicamente todos os dias durante oito anos sem nenhuma reação por parte do Partido e do governo, por isto a mentalidade do povo esta mudando, mesmo com o crescimento do país ,com quase pleno emprego,com mais de quarenta milhões saíram da linha de extrema pobreza,tudo isto foi em vão,o povão tem em mente que o governo Dilma é corrupto que a inflação esta nas alturas que o País esta numa pindaíba danada e que o caos e completo,é pena tanto sacrifício para nada o PIG esta feliz, e quando as pesquisas mostrarem uma queda razoável por quaisquer motivo vão pedir o impitmant da presidenta e o povão infelizmente vão apoiar.
Ainda vou insistir
VENCEREMOS

Anônimo disse...

Para mim foi um pouco longo. Devido a a condição que tenho para me manter concentrado.
Achei lúcido, muito bom, necessário para esclarecer, o reconhecimento da legitimidade do protesto pacífico.

Esta ouvindo, é seu dever ouvir as vozes da rua.

O protesto pacífico fortalece a democracia e todo cidadão tem o direito de defender apaixonadamente sua ideias e encaminha-las.

Fez um convite ou apelo para que o movimento continue apoiando. Sinalizando 4 coisas:
1-Plano nacional de mobilidade urbana;
2-A questão dos royats para educação;
3-A saude;
4-Combate a corrupção na ampliação da Lei da Transparência.

Assim contemplou boa parte da pauta das manifestações e convidou o povo a acompanhar e precionar por este avanço.

Aloysio Guedes disse...

SOBRE O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL.

Vocês já ouviram novamente e com calma, o pronunciamento da presidente??
Pois bem, nesse momento de emoções fortes diante de nossa ainda frágil democracia, toda cautela e análise são importantes. Obviamente, que num primeiro momento, diante de uma semana de grandes emoções e manifestações pelo país à fora, gostaríamos de ouvir um discurso mais contundente e forte, proporcional à intensidade do que se viveu nos últimos dias. E isso não aconteceu! Numa análise rápida consideramos o discurso de centro e superficial. Porém, devemos considerar a posição delicada de quem está no comando de um país num momento de turbulência social e política, onde as brechas estão abertas para o golpismo e o oportunismo da direita e dos neoliberais. Vamos lá:

-“...os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão seus ideais e propostas, de forma pacífica e ordeira...”
> a presidente apoia e aceita as manifestações. A luta continua nas ruas.

-“ as pautas dos manifestantes ganharam prioridades nacionais.”
> o povo através das manifestações disse o que é mais importante: educação, transporte público e saúde de qualidade. Queremos no padrão FIFA. Além disso queremos barrar a PEC 37, transparência nas contas públicas e combate à corrupção.

- “...a voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada...a mensagem direta das ruas reivindicam combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos, todos me conhecem e disso eu não abro mão. Essa mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade, ela quer saúde de qualidade, ela quer transporte público melhor e a preço justo. Ela quer mais segurança. E para isso as instituições e governos devem mudar.”
> Ótimo. A presidente demonstra ciência do que o povo deseja. Disse que vai convocar os principais governantes do país. Momento que ela pode cobrar respostas sobre onde são aplicadas as verbas federais recebidas pelas cidades e estados.

-“...a mensagem do povo tem um foco: plano nacional de mobilidade urbana que privilegie o transporte público de qualidade; destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação; trazer dos exterior milhares de médicos para ampliar o atendimento ao SUS.
> 100% dos royalties para educação, sim. E se Dilma bater o martelo, essa ação definitivamente, deixará de forma indelével o nome de Dilma Roussef na história do país. Quanto aos médicos... o que está acontecendo nas universidades que formamos poucos médicos? Eu gostaria de ouvir sobre grandes investimentos nas universidades públicas que garantirão em prazo médio a formação de novos médicos. Podemos colocar essa questão na pauta de nossas reivindicações. Porém, o povo não pode esperar mais e trazer essa mão de obra do exterior talvez seja a solução imediata para melhorar nosso atendimento à população.

- “ Vou receber líderes das manifestações pacíficas. Precisamos oxigenar nosso sistema político e torná-lo mais transparente contribuindo com a reforma política.”
> Assim tem que ser. Precisamos ser recebidos e representados no governo. O movimento precisa apresentar representação. A reforma política é um desejo de tempos e necessária. Ela se diz ciente e devemos cobrar. Pode - se aproveitar o momento e colocar na pauta o marco regulatório midiático. Precisamos quebrar o monopólio das comunicações e democratizar o sistema.

- Quanto à Copa do Mundo queremos que ela comprove o que disse: “O dinheiro do governo federal gasto com as arenas é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estão explorando seus estádios.”

O POVO ESTÁ DE PARABÉNS! ADOLESCENTES E JOVENS PRINCIPALMENTE. SAÍRAM DO FACEBOOK, COMO NENHUM DE NÓS ESPERÁVAMOS. ESTOU CONFIANTE EM UMA NOVA POSTURA NAS URNAS DAQUI PRA FRENTE. TER UMA SOCIEDADE POLITIZADA É FUNDAMENTAL PARA SEU PLENO DESENVOLVIMENTO.