sábado, 1 de junho de 2013

O Globo festeja aumento dos juros

Por Altamiro Borges

O editorial do jornal O Globo desta sexta-feira (31) não poderia ser mais explícito. Intitulado "Debelar a inflação é a escolha correta", o jornalão dos filhos de Roberto Marinho comemora a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco de Central de elevar a taxa básica de juros, a Selic. Na defesa dos interesses da oligarquia financeira, o império global relativiza até o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre - de 0,6%. O importante é garantir os altos lucros dos rentistas, pouco importando os reflexos negativos da alta dos juros na geração de emprego e na retomada da economia brasileira.

Na leitura mesquinha do jornal O Globo, "a elevação da Selic em 0,5 ponto percentual, para 8%, foi a melhor alternativa que poderiam escolher, independentemente de um PIB trimestral fraco, divulgado pelo IBGE na mesma quarta-feira. A importância da decisão do Copom é grande, pois pode ajudar a melhorar as expectativas de formadores de preços e investidores, embaralhadas nos últimos tempos por erros do próprio governo, cometidos, entre outros, em atos cujo resultado foi elevar a insegurança regulatória diante do futuro. Um exemplo, a intervenção no setor elétrico".

O próprio diário - que vive criticando uma suposta politização do Banco Central - reconhece que a decisão do Copom foi eminentemente política, visando superar "a perigosa sinalização (ou má interpretação) de que o governo Dilma é leniente com a inflação, em nome da ilusória suposição 'desenvolvimentista' de que preços em alta poderiam ajudar no crescimento... Elevar os juros no dia em que se sabe que a economia, no primeiro trimestre, continuou a gerar um 'pibinho' é forte e bem-vinda mensagem do BC". 

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central antes execrado pelas Organizações Globo, possivelmente voltará a ganhar generosos espaços na mídia rentista. Como ironizou Fernando Brito, do blog Tijolaço, ele voltará a compor o time dos "bons meninos" do BC, tão servis às ditaduras financeira e midiática. Lamentável! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eles só podem comemorar. Os patrões são rentistas, precisam duplicar rapidamente a fortuna que possuem (estimada em US$ 21 bi). Nada produzem a não ser golpes, intrigas e fofocas. Taí no que dá ter um câncer como este PIGlobo e seus semelhados (FriFolha, Sinagogos disfarçadas de Mesquitas e Civitacionistas) como os verdadeiros tutores dos 3 poderes.

Luis disse...

E aí Dilma, satisfeita com a sua Globo linda?