sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gugu e a crise na TV Record

Por Altamiro Borges

O apresentador Gugu Liberato pediu demissão nesta quinta-feira (6) da TV Record. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, “tirado do SBT a peso de ouro em junho de 2009 para ser o principal artista da Record, ele não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses. Decidiu deixar a emissora do bispo Macedo mais de quatro anos antes do fim oficial de seu contrato. O ‘Programa do Gugu’ do próximo domingo será o último do apresentador... Gugu não via mais condições de fazer o programa, uma vez que a emissora cortou praticamente toda sua verba de produção. Se continuasse, ele teria de fazer um programa exclusivamente de auditório”.

Ainda segundo a reportagem do UOL, “nos últimos meses, Gugu vinha sendo pressionado por bispos da Igreja Universal (ligados especialmente ao bispo-tesoureiro Romualdo Panceiro) a reduzir os gastos de sua atração e até aceitar uma redução no seu salário, estimado em R$ 3 milhões. A pressão vinha sendo feita de forma objetiva e também reptícia... O apresentador chegou ao limite da paciência e optou por aceitar ‘ser saído’. Não está descartada uma disputa litigiosa no futuro, uma vez que seu contrato com a emissora estava muitíssimo bem ‘amarrado’ – como se diz no jargão do business”.

"Cortando na carne"

A saída de Gugu Liberato confirma a séria crise vivida pela TV Record, que chegou a sonhar em disputar a hegemonia da tevê aberta com a Rede Globo. Nos últimos dias, mais de 400 funcionários foram demitidos do RecNov, o complexo de produção de novelas da emissora no Rio de Janeiro. Também cresceram os boatos sobre o fim de várias das suas atrações. Em entrevista à jornalista Keila Jimenez, da Folha, o vice-presidente da empresa, Honorilton Gonçalves, confirmou as duras medidas de “ajuste”, que preveem demissões, terceirização e redução de salários. O objetivo seria tornar a empresa “mais competitiva” para enfrentar a TV Globo.

“Na Record, o momento é de apertar os cintos. Até anteontem, 5% dos cerca de 6.000 funcionários das bases da rede em São Paulo e no Rio foram demitidos. E os cortes não devem parar por aí. Em entrevista à Folha, o vice-presidente da Record, Honorilton Gonçalves, 53, explica que a rede está ‘cortando na carne’ para se adequar ao atual cenário econômico do país, que anda estagnado. Com 15 anos de TV Record, o braço direito de Edir Macedo, proprietário da emissora e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, fala que postergou as demissões por dois anos e que agora os programas devem ser ‘rentáveis’”, resume Keila Jimenez.

Reação do Sindicato

Diante deste quadro dramático, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo enviou nesta semana ofício à diretoria da Rede Record , que reproduzo abaixo:

*****

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado São Paulo, diante de demissões de grande número de profissionais, incluindo jornalistas, na TV Record de São Paulo e do Rio, exercendo sua missão de defender os direitos trabalhistas e de salvaguardar o mercado de trabalho de todos os jornalistas, solicita reunião de emergência com a direção da empresa, para dirimir todas as dúvidas a respeito dessa questão.

Como é do conhecimento da direção do Sindicato, há um clima de insegurança e de incerteza entre os jornalistas da emissora que, desinformados, sequer podem prever como será o seu dia seguinte. As dúvidas são tantas que já chegam a causar estado de estresse em grande número de jornalistas, com inevitável dano à sua saúde física e mental.

Tal situação configura-se como um estado geral de assédio moral coletivo, abrangente e difuso, cuja autoria recai sobre a falta de atenção e de comunicação adequada e necessária para o cultivo de um ambiente de trabalho generoso e saudável.

Desde já, estabelecemos nossa posição contrária a qualquer situação de desemprego de jornalistas, sejam os contratados pela CLT ou aqueles que mantêm qualquer outro tipo de vínculo com as empresas.

Esperando contar com a presteza de V.Sas em nos atender, colocamo-nos à disposição para realizar a reunião solicitada a qualquer momento, o mais breve possível.

5 comentários:

Luis disse...

Adeus Gugu, menos um lixo inútil na tv.

Unknown disse...

Meus senhores, que mundo é este que os srs estão?
Os srs que trabalham na área de informação, sugiro tomar ciencia do que seja uma empresa, estudar um pouquinho não faz mal. Pelo amor de Deus, este discurso arcaico, paternalista cai muito mal para representantes do conhecimento e informação. Caiam na real! O que é uma empresa? Qual a função de uma empresa? Qual o objetivo de uma empresa? Quais as responsabilidades de uma empresa? Qual a diferença entre uma empresa privada, Cia, Ong, fundação , cooperativa etc? Estudem, respondam e pensem! Jornalistas são pessoas de inteligencia normal, e tem como base de trabalho o raciocinio comparativo e inovador, tenho plena convicção desta e de outras qualidades dos mesmos para se adequarem as mudanças normais que o avanço do tempo nos tras com novidades a principios que podem ser vistas como maleficas mas que a historia nos mostra ser o contrario.
Valorizemos nossa inteligencia e não maculem a capacidade e visão de uma classe tão importante para nossa sociedade.
Att.
Dulce

Unknown disse...

Mesmo que uma empresa vise o lucro, o patrão não pode tratar com descaso os empregados, ainda mais quando exercem função social evidente, como os jornalistas. Existe uma coisa chamada assédio no trabalho e muitos desses jornalistas, com certeza, não tinham qualquer real interesse nas disputas pessoais dos bispos da Universal, mas eram obrigados a fazer reportagens totalmente parciais para servir aos ideais do grupo empresarial/religioso, e terminaram sendo cortados ao não atingirem o objetivo de manipular a opinião pública. O jornalismo da Record começou a perder a credibilidade quando a imparcialidade dele foi perdida através do assédio vindo da própria empresa. É triste ver eles sendo penalizados por uma crise que não adveio do seu setor , mas dos altos custos das novelas e programas de auditórios multimilionários que deram errado ao longo desses 4 últimos anos.

Nilo Geronimo Borgna disse...

CARA EMMA A RECORD NÂO PODE SER CONSIDERADA COMO EMPRESA, E SIM UM BBRAÇO DAS IGREJAS UNIVERSAL, CUJA A FORTUNA É AMEALHADA VIA DÌZIMO E CUJO OS IMPOSTOS NÂO SÂO PAGO AO GOVERNO SEJA ELE DE QUE ESFERA FOR>>
SAIBA A RA QUE O $r EDIR(NHEIRO) TEM PROCESSO POR LAVAGEM DE MONEY>>
E AINDA ASSIM ESTA CRIANDO UMA REDE NA ARFRICA SUL POIS LAH É QUE SE PODE TER E LAVAR AINDA MAis
BOA FEH DOS CRENTES!!!!

Anônimo disse...

Nilo geronimo vc é tão ignorante (burro) que ñ sabe nem o q esta falando . existe. uma grande diferença entre a igreja,e a tv record o ANIMAL se o Edir macedo quisesse . Ele resolveria o problema financeiro da tv record rapidamente com o dizimo da igreja , porem ele não mistura o dinheiro da igreja com o da tv e vice versa .O cara pode ser o q for. mais p cara é muito inteligente. fica a dica o s/ informação .....