segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ex-técnico da CIA desmascara os EUA

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Altamiro Borges

O vazamento de documentos que comprovam que o governo dos EUA espiona ligações telefônicas e dados da internet de milhões de pessoas desmascara de vez a falácia da “pátria da democracia”. O curioso é que as bombásticas informações foram repassadas ao jornal britânico Guardian por um ex-técnico da CIA. O jovem Edward Snowden, de 29 anos, foi assistente da central de inteligência e nos últimos quatro anos trabalhou na empresa Booz Allen Hamilton, que presta serviços à famigerada Agência Nacional de Segurança (NSA). Devido a sua coragem, agora Snowden corre sério perigo – a exemplo do soldado Bradley Manning, que está preso por vazar documentos para o WikiLeaks.

Conforme aponta o repórter Glenn Greenwald, do jornal Guardian, “Snowden entrará para a história como um dos denunciantes cujos atos tiveram as maiores consequências nos círculos de poder dos EUA, ao lado de Daniel Ellsberg (que trouxe a público os Papéis do Pentágono, sobre a Guerra do Vietnã, em 1971) e Bradley Manning (responsável por vazar informações confidenciais do governo americano ao WikiLeaks, em 2010)”. O jornalista relata que o ex-técnico da CIA já sabia das perigosas consequências da sua iniciativa. Ele mesmo solicitou que fosse divulgado o seu nome, até como forma de proteção e para evitar que a grave denúncia seja desvirtuada pela mídia.

“Após dias de entrevistas, o ‘Guardian’ divulga sua identidade a pedido do próprio Snowden. A partir do momento em que decidiu levar a público documentos ultrassecretos, ele resolveu não optar pelo anonimato. ‘Não tenho nenhuma intenção de ocultar quem sou, porque sei que não fiz nada de errado’. Numa nota que acompanhou o primeiro conjunto de documentos que ofereceu, Snowden escreveu: ‘Estou ciente de que serei punido por meus atos’. ‘Me darei por satisfeito se a aliança entre leis secretas, perdões desiguais e poderes executivos irresistíveis que rege o mundo que amo for revelada publicamente, nem que seja por um instante’”.

As denúncias do ex-técnico da CIA colocam o governo Obama na parede. “Nós hackeamos todo mundo em qualquer lugar”, garante Snowden. Três semanas antes da eclosão do escândalo, ele copiou o último conjunto de documentos no escritório da NSA no Havaí, onde estava operando. Na sequência, pediu afastamento do trabalho para tratar da saúde e embarcou para Hong Kong, “onde permanece desde então em um hotel”. Segundo o Guardian, “os EUA podem iniciar o pedido de extradição contra Snowden”, que planeja pedir asilo “em um país com valores que compartilho" - ele citou a Islândia como opção. Não será nada tranquilo o seu futuro!

5 comentários:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Eles, que falam em nome de uma suposta 'democracia' e 'liberdade', agem como os piores ditadores ...

Airton disse...

Já pensou se esse tipo de coisa acontecesse no Brasil ou até mesmo em Cuba? Como a cachorrada daqui não estranha essa ditadura americana?
Aliás, não é de se estranhar mesmo. Faz parte da "democracia" ianque.

Anônimo disse...

Desde o fim da segunda guerra mundial os EUA deixaram de ser defensores da democracia, Snowden, esse heróico rapaz, juntamente com Bradley Manning merecem toda nossa solidariedade neste momento por ter exposto as garras do imperialismo fascista genocida do sionismo norte americano que quer, a todo custo, restaurar o estado totalitário fascista, como solução para substituir o capitalismo neoliberal falido. Temos que responder a essa quimera terrorista genocida através da construção de uma nova civilização vigorosamente fundamentada nos valores do socialismo do século 21

Anônimo disse...

Defesa da propriedade privada, deixando muitos desterrados em suas pátrias.
Defesa do livre mercado, impondo as suas condições de compra e venda.
Defesa do estado de direito, com tantos desiguais.
Em nome da democracia estruturada nestes princípios desumanos, se acham no direito da ingerência à soberania de qualquer outro povo.
Um fato até então parece que desconsiderado, é que nos EEUU existe uma sociedade de humanos, com os mais puros e nobres sentimentos humanistas. E não é só pelos acontecimentos com Edward, Bradley ou Daniel Ellsberg, mencionados na matéria.

Anônimo disse...

Lembrei de Hugo Chavez: “El neoliberalismo es el camino que conduce al infierno”.