sexta-feira, 24 de maio de 2013

Quem tem medo da internet?

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Mais um levantamento divulgado nesta semana sobre o crescimento de acessos à internet no Brasil assusta quem teme o avanço dessa importante ferramenta para a comunicação com liberdade de expressão no país. A luta pela democratização dos meios de comunicação ganhou força após a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009, onde os setores progressistas que desejam uma mídia livre marcaram forte presença.
A internet desempenha importante papel para o desenvolvimento das lutas como para democratizar a comunicação. Como ocorre com a campanha Para Expressar a Liberdade – uma nova lei, para um novo tempo, uma iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que lançou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) e busca 1,3 milhão de assinaturas para o PLIP ser encaminhado ao Congresso. A campanha está nas ruas e assinar o abaixo-assinado é garantia fundamental da discussão desse importante assunto que atinge a todos.

O levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) assusta ainda mais. Há pouco tempo descobriu-se que quase a metade dos brasileiros já acessa a internet diariamente. A quase totalidade da juventude já conta com acesso de alguma forma.

Agora, a notícia de que o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de acessos à internet em banda larga no dia 7 de maio, segundo o levantamento da Telebrasil, deve apavorar quem teme a liberdade de expressão no país.

O levantamento mostra que o crescimento foi de 37% do número de acessos, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período, nos últimos 12 meses. Do total de cerca de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões, de banda larga fixa. A tecnologia de quarta geração (4G), inaugurada no dia 30 de abril, já conta com cerca de 50 mil acessos.

O número de acessos de banda larga móvel cresceu 45% em relação a maio de 2012. Nesse segmento, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina. Já na banda larga fixa, o crescimento chegou a 14%, com a ativação de 2,7 milhões de acessos em igual período.

Massificar o debate sobre a necessidade de democratização dos meios de comunicação é importante para aprimorar a democracia brasileira e, assim, coibir a ação de boatos como o que aconteceu no fim de semana passado sobre o Bolsa Família, que levou desespero aos mais pobres.

0 comentários: