segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mercosul e a cegueira da Folha

Foto do sítio: http://socialmercosul.org
Por José Dirceu, em seu blog:

Até onde vai a cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo e de suas matérias? Hoje, o jornal traz reportagem com o título “Viés liberal da Aliança do Pacifico desafia Mercosul ”, um exemplo dessa cegueira.
O jornal diz que a Aliança do Pacífico - bloco formado por Colômbia, Chile, Peru e México - "divide" a região e desperta interesse como "alternativa pró-mercado" no continente, em contraponto ao Mercosul, que estaria fragilizado por decisões políticas tais qual a suspensão do Paraguai.

A reportagem ouve o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem o Brasil não conseguiu exercer uma liderança capaz de impedir a fragmentação da América do Sul. Ouve também Armando Castelar Pinheiro, coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, para quem a Aliança tem mais "qualidade política", inflação baixa e economia menos fechada.

São duas avaliações em nenhuma base na realidade recente. Qualidade política no México e na Colômbia?

Economia menos fechada ou economia totalmente dependente dos Estados Unidos no caso do México? E o caso do Chile, com uma economia totalmente dependente de um produto ou três?

Nem vou comentar a declaração de FHC, fruto da cegueira política que não condiz com seu nível de conhecimento dos fatos. 

2 comentários:

Luis disse...

FH e congêneres, sempre o mesmo bando de puxa sacos colonizados querendo arrumar mais uma boquinha.

Anônimo disse...

FHC tem saudade do tempo em que o Brasil era quintal dos EUA, vivia das migalhas dos imperialistas e ganhava gordas comissões por vender a preço de banana nosso patrimônio; agora a estória é outra, vai ter que engolir a monumental mudança pra melhor do nosso povo e se acostumar em ver o Brasil sendo protagonista internacional Soberano e sem a tutela dos neoliberais empedernidos.