domingo, 12 de maio de 2013

Médicos cubanos: bem vindos ao Brasil

Por Hermann Hoffman, no sítio da Adital:

A dor da indignação supera a dor física naqueles que necessitam dos serviços médicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas vezes por um simples problema, outras, por está ante a situação mais difícil de ser enfrentada: a morte aproximando-se pela falta de assistência médica. Os pacientes, sem o atendimento adequado, são entregues a própria sorte, restando apenas a esperança de encontrar algum alívio mediante o auxílio dado por enfermeiros, técnicos e agentes comunitários.
A pregunta que a sociedade faz frente tal situação, é: Cadê o médico? A resposta nem sempre é tão fácil e pequena como a pergunta. O médico não está porque sempre chega atrasado à unidade de saúde, pois tem três locais de trabalho, (quase 30% dos médicos brasileiros possuem quatro ou mais empregos e o tempo fica curto, é necessário inventar um dia de 48 horas), ou pior, porque simplesmente não existem médicos que ofereçam cobertura assistencial nas áreas de difícil provimento.

Na busca de uma solução, aqueles quem logicamente deveriam ser aliados a esta luta de alta prioridade no Brasil, são os principais que impõem freios e fazem a oposição aos propósitos do Governo Federal.

A batalha já é épica. Por um lado o Conselho Federal de Medicina, defendendo a proposta desumana e irresponsável, que o Brasil não necessita de mais médicos e assim criando obstáculos para registrar novos profissionais formados no exterior. Por outro, o Governo Federal, que há poucos dias anunciou que irá contratar mais de 6 mil médicos cubanos para trabalharem no Brasil, como também a disposição para aumentar o número das escolas de medicina no país e humanizar a revalidação dos diplomas de milhares de brasileiros que estudam em países como Argentina, Bolívia y Cuba.

Mais cédulas verdes que células vivasAinda não completaram seis meses da publicação de dois estudos do CFM em parceria com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). As pesquisas se tratam da "demografia médica no Brasil”, e revelam situações absurdas que conspiram contra o próprio colégio médico, quando foi ineficiente para regular a distribuição médica no Brasil e agora culpa o Governo. Somando-se a tudo, o CFM também tem promovido atos públicos, com parlamentares e profissionais da saúde, contra a entrada dos médicos de outros países.

A recente nota do CFM contra a entrada de médicos estrangeiros, afirma que as entidades médicas envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis para evitar que o Governo concretize o convênio para a chegada dos médicos cubanos no Brasil.

O jogo do colégio médico é de marcado interesse e agressividade, onde valem mais as cédulas verdes (dólares) que as células vivas (vida).

O tiro saiu pela culatra

Segundo estudos, em 2011 o Brasil tinha menos de 2 médicos para cada mil habitantes, somente em 2021 chegará próximo a (2,5). Em 2050, baseado em projeções, teremos 4,3 médicos por 1.000. Ora, diante de uma realidade como esta, devemos esperar quase 8 anos para ter menos de 3 médicos por 1.000 ?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), esta última que apoia a entrada no Brasil de médicos cubanos, nossa vizinha, a Argentina, em 2005, possui mais de 3 médicos por 1.000 habitantes, quantidade que o Brasil somente alcançará em 2031 neste ritmo. Já Cuba, a título de comparação, ainda em 2008 ostentava quase 7 médicos por 1.000 habitantes.

É confiando na legitimidade dos números apresentados pelo CFM, "demografia médica no Brasil”, que não vem a ser uma crença, o que os setores da gestão governamental defendem: aumentando do número total de médicos em atividade e saúde irá melhorar.

Distorção na distribuição 

Quando já é certo que necessitamos de mais médicos, é igualmente correto que a distribuição geográfica deve ser justa.

Em 2011, dos quase 372 mil médicos registrados no Brasil, aproximadamente 209 mil estavam concentrados na Região Sudeste, e pouco mais de 15 mil na Região Norte, o cenário fiel da péssima distribuição no território nacional.

Por parte do Governo Federal estão sendo implementadas iniciativas que visam melhorar tal situação distributiva. Uma delas é o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), lançado recentemente pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e que promoverá a atuação de mais de 4.000 médicos nos serviços da Atenção Primária, beneficiando a população de 1.407 municípios do Brasil.

Outra iniciativa, que está sendo criminalizada pelo CFM, é a ótima proposta do Senador Cristóvão Buarque. Que os médicos brasileiros formados nas universidades públicas brasileiras trabalhem 2 anos em pequenos municípios carentes para que o seus registros médicos sejam reconhecidos. Seria uma forma de melhorar o atendimento onde muitos médicos não querem se fixar.

E agora?

Reduzir o caos da saúde pública no Brasil somente a desigual distribuição dos médicos e a questão do precário financiamento (sabemos que não é possível fazer mais com menos) é tornar o problema superficial, no afã de converter-se em vítima.

Uma coisa é certa! É necessário urgência para a resolução deste flagelo, que seja num ambiente tranquilo, sem que os burocratas do CFM convertam a tal situação numa arena de mais agressão, típico deles.

Clamamos para que o CFM baixe a guarda, assuma sua posição e respeite a decisão do Governo Federal de melhorar a saúde dos brasileiros aumentando o número total de médicos a partir da cooperação internacional.

Confiamos na vontade do Governo de nosso país e em um amanhã com saúde para todos, e dizemos em voz alta: bem vindos sejam os médicos cubanos e de todas as partes, desde que ajudem a melhorar a saúde dos brasileiros.

18 comentários:

Roberto F da Costa disse...

A grande maioria dos médicos brasileiros são oriundos de uma classe média egoísta, individualista, ignorante e inculta, cerca de 75% deles alvos meritórios do pelotão de fuzilamento. Só querem trabalhar por dinheiro, peculatarem os dinheiros públicos, uns acobertando os crime dos outros. Mas no caso em tela devemos ter uma posição conciliatória: Que todos os médicos sejam anualmente submetidos às mesmas provas do que aqueles que querem ver seus diplomas reconhecidos, de modo que quem não passar, mesmo sendo um médico com CRM, seja automaticamente desligado a partir do momento da publicação de sua nota inferior a 7,0, portanto ineficiente, no Diário Oficial... Muitos destes que se declaram "excelências médicas" vão demonstrar que são uns jumentos acadêmicos!

Anônimo disse...

Você sabe o que o Médico no Brasil representa? Deveria saber.. Pois ele representa um BABACA !

Somente um BABACA fica de 02 a 05 anos estudando em cursinhos caríssimos para ser aprovado em um concurso cruel como é o vestibular. O estudante que deseja ser aprovado em Medicina precisa ser Exímio não somente em Biologia, Química e Português. Ele precisa derivar como um Matemático, entender a Natureza como Newton e conhecer detalhes da história Mundial, nacional e local mesmo não tendo nem 20 anos.

Somente um BABACA paralisa toda sua vida, abandona sua família e sai de sua cidade para morar por longos 06 anos em outro estado, sonhando enfrentar o curso de graduação mais longo do brasil, em período integral, e que proporciona raríssimas oportunidades de estágios remunerados.

Somente um BABACA aceita voltar aos tempos do vestibular e ser submetido a Concursos mirabolantes de Residência Médica, que custam uma fortuna, e medidas totalitaristas chamadas PROVAB;

Somente um BABACA Graduado se submete a uma carga horária de trabalho que extrapola 60h semanais, por mais 02 a 05 anos, em busca de "Know-How", recebendo uma bolsa medíocre de 2 mil reais que não paga nem o aluguel;

E após enfretar toda essa epopéia, ser chamado de Mercenário, Máfia de Branco, "Semi-Deuses", etc, porque não aceitam realizar uma consulta por 20 reais.

Como se não bastasse toda essa insensatez, somos tão BABACAS que iremos assistir incrédulos, a chegada derradeira dos Salvadores da Pátria: Os Médicos Estrangeiros Importados de países com IDH menor que o Brasil.. Médicos que não conhecem nada do perfil epidemiológico da saúde nacional, que não fazem idéia de como funciona o SUS, que são muito inferiores do ponto de vista técnico-científico e ainda por cima não falam nem Português nem Espanhol..

Diante de tudo isso eu vejo que Eu sou um Babacão.. Mas você cidadão, que anda aceitando tudo isso caladinho.. Você é Corajoso..

Espero que você nunca fique doente.. Pelo menos não em terras Tupiniquins

Anônimo disse...

Quanta ingenuidade. Não enxergam que estão culpando os medicos pelos males da saude publica. Sempre jogando a culpa na chamada elite, os marxistas vão aumentando seu poder. Quantos medicos passaram, fome para pagar seu curso ? Esta manobra tem a finalidade de importar tambem a revolução, fomentando a revolta no campo. Alem de medicos farão o trabalho de agentes do regime cubano. Quantos hospitais poderiam ser equipados em nossos rincoes se o governo quisesse trabalhar realmente.

Sergei Korolev disse...

muito inferiores?
inferiores?
então você acha que é melhor que todo mundo porque deu o sangue??
você sabe mesmo o que ta falando?
sem duvida os medicos sofrem...mas por isso tem o direito de deixarem milhoes na miseria medica? sem nehuma assitencia?
Concordo, VOCÊ É UM BABACA MESMO

Anônimo disse...

anonimo:vc tem razão, vc é um babaca mesmo

Anônimo disse...

a maioria dos médicos fazem parte da elite deste país e, naturalmente, não se sentem atraídos em atender os mais humildes sem um certo "interesse",seja ele político, econômico ou social, é claro que existem raríssimas excessões, os médicos cubanos, no entanto, certamente irão realizar um trabalho mais satisfatório e sem nenhum "interesse" classista.

Anônimo disse...

"Como se não bastasse toda essa insensatez, somos tão BABACAS que iremos assistir incrédulos, a chegada derradeira dos Salvadores da Pátria: Os Médicos Estrangeiros Importados de países com IDH menor que o Brasil.. Médicos que não conhecem nada do perfil epidemiológico da saúde nacional, que não fazem idéia de como funciona o SUS, que são muito inferiores do ponto de vista técnico-científico e ainda por cima não falam nem Português nem Espanhol.."


desqualificar outro medico não faz dos seus argumentos algo melhor....


essa realidade que vc retratou eh uma realidade de poucos...a maioria eh beeem rica..teve uma base otima desde sempre na sua educação e sfore na faculdade como uma pessoas que estudou em escola publica a vida toda..e nao teve apoio educacional sofre em outros cursos mais brandos que medicina...


e os medicos fazem isso por um motivo...ganha-se muuuuuuuuuuuuuuuuito bem...são 10 anos de sofrimento pra mais 60 de muita grana... ;) diferente de muitos profissionais que teem uma vida toda de sofrimento...


vcs são essencias...mas não são insubstituiveis..não são Deuses...

a proposito o IDH de Cuba esta muito acima do nosso.. =)

Anônimo disse...

Roberto Costa é bem apropriado o seu avatar: um jumento.

Unknown disse...

O elitista "anônimo" diz que 2 mil reais não pagava nem o seu aluguel! Precisa comentar mais alguma coisa !! Quanto aos os outros cursos como engenharia por exemplo a vida acadêmica não é nada fácil , mas tem uma diferença depois de formados só os competemtes se estabelecem no mercado , enquanto que na medicina temos uns mercenários insensíveis e imcompetentes nos interiores do Brasil virando prefeitos e mantendo a saude como moeda politica !

Cláudia Hartmann disse...

Anônimo
Concordo com seu desabafo. Você não é um babaca, é um médico, e precisamos de você. Parabéns pela escolha!

Anônimo disse...



Não se aplica a todos os médicos, mas à maiaoria: são arrogantes, se comportam como deuses, sim.

Pelo escrito acima, pagar aluguel tantos anos e mais a outra fortuna citada, só mesmo filhos de ricos.
Eis aí um problema, só estudam pelo status, e nada mais, para manter o status da familia, e por isso não têm compaixão, nem bom relacionamento com os clientes/pacientes.Dá-me medo mesmo pois a safra nova de médicos é ainda pior. Como é sabido, a ética da geração nova em todas as profissões é DINHEIRO PRA ONTEM NÃO IMPORTA O CAMINHO. Socorro!

Nairo Dias disse...

O acima intitulado Anônimo certamente é médico. Esquece, contudo, que quem bancou seus estudos foi o povo, salvo se fez medicina em escola particular. Tenho dúvidas que o tenha. E mais, quem "inventou" planos de saúde foram os próprios médicos.
O senador Cristovam faz excelente sugestão, porém erra na dose. O tempo a prestar no serviço público deve ser o mesmo da duração do curso, com dedicação exclusiva e salário compatível a advogados, engenheiros etc. Se não aceitar tal condição que pague integralmente o custo da sua formação. Isto não é novidade, pois já ocorre em várias carreiras do serviço público.



Anônimo disse...

Adorei o comentário sobre o médico ser um BABACA. Realmente é o que representa. Muita gente como o Sr Roberto Costa, que vê o médico comprando um carrinho mais ou menos, vivendo com certa dignidade, mas no fundo se matando de trabalhar, coloca todo mundo num "saco", por causa de um ou outro corrupto. Infelizmente vejo muito ódio nos comentários de não médicos, talvez não seja ódio, mas sim querendo desmoralizar uma categoria para descontar suas próprias frustrações.Enquanto meus amigos viajam, curtem festas, barzinhos, etc, eu estava ESTUDANDO. Deixei de ir até em formaturas de familiares ou viajar em feriados pois tinha compromissos de estudo. Então Sr Carlos, antes de "gorar" os outros, veja o que fez da sua vida, talvez ainda dê tempo de mudar! Att. João Pedro

Anônimo disse...

Este artigo é pura propaganda de governo. Porque somente de Cuba, já que o problema de saúde no Brasil se resume só a falta do profissional médico, devemos liberar para qualquer um, formado em qualquer lugar e "plim", tudo resolvido. Que venham os cubanos, o problema é a estrutura e vínculos trabalhista precário, ficar no interior para tratar verminoses e assinar atestado de óbito de pessoas que poderiam viver se o pobrezinho do governo, que bate recordes de arrecadação e de números de ministérios no mundo, pudesse investir em estrutura de saúde nos pequenos municípios. Sinto dizer que o autor ou não sabe nada da saúde no Brasil ou está de má fé.

Bortolin disse...

Pois é sr. Anônimo,

se o negócio não tá bom p/os médicos, muito pior está para quem depende deles. Hoje o cidadão tem que pagar 3 (três!) vezes para ter um mínimo de saúde.
- Paga uma vez através de impostos
- Paga um plano de saúde, pois se depender do SUS ele morre antes de mesmo da consulta agendada para daqui a 6 meses.
- Paga para o médico (inclusive tendo plano de saúde).

Só sei de uma coisa, aqui na minha cidade não conheço nenhum médico ruim de vida. E outra Dr, a Unimed (cooperativa dos médicos) está tão mal que está patrocinando vários times de futebol.

Anônimo disse...

Para o "Anônimo" aí de cima, que aparenta ser estudante de cursinho pré-vestibular:
Ao que parece, estudam, estudam, mas não sabem NADA ao sair da faculdade de medicina, pois uma pesquisa revela algo assustador: 46% dos recém formados em medicina foram reprovados num prova de conhecimentos específicos. Ou seja, ter ou não conhecimentos para tratar da população brasileira independe do IDH do país.
Que venham os médicos cubanos! Serão muito bem vindos!
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mais-da-metade-dos-medicos-recem-formados-e-reprovada-no-exame-do-cremesp

Sofredor disse...

Olá,

Sobre a vinda dos médicos cubanos para o Brasil, devemos pensar bem antes de formar uma opinião. Concordo que as entidades médicas estão mais preocupadas com a reserva de mercado do que com a saúde da população. O que incomoda, na visão que quem já viveu a realidade da saúde no interior, trabalhando em condições precárias no Vale do Jequitinhonha, é algo que não desejo a nenhum colega médico (cubano ou não) que é a sensação terrível de assinar um atestado de óbito de alguém que poderia sobreviver se a saúde pública fosse levada a sério. A vinda de colegas cubanos vai trazer a falsa sensação de que alguma coisa está sendo feita, sem o real comprometimento/investimento na estrutura dos serviços no interior. Assim a propaganda será feita e os brasileiros continuaram desamparados. Soma-se a estranheza que me causa de só ser tolerada a presença de médicos de Cuba, sem revalidação de diplomas via decreto presidencial, discriminando os formados em outros países. É isto; vamos pensar antes de opinar?

Obs.: a UNIMED vive de explorar os próprios médicos, mas creio que os incentivos a times de futebol vem de leis que permitem isenção fiscal para este fim, vergonhoso.

Unknown disse...

Incrivel como tantas pessoas fazem comentarios sem conhecer absolutamente nada de medicina.A maioria dos que comentam nao sabe a importancia da epidemiologia de cada regiao,de uma anamnese bem feita,de exames fisico e clinico bem feitos e solicitados.Acreditar que o medico cubano tem competencia para solicitar exames complementares que eles mal tiveram contato durante sua formacao e muita ingenuidade,acreditar que farao uma boa anmnese ou prescrever sem conhecer bem a lingua portuguesa e outra ingenuidade.Engracado e ler em comentarios que nos medicos brasileiros tambem deveriamos fazer exame de qualificao para exercer medicina aqui.Nos ja fazemos isso indiretamente ao prestar a prova de residecia medica!!!!!!! So uma ressalva,a prova de residencia medica e muito mais dificil dq qq prova que nossa classe propoe que estrangeiros facam!!!Outro ponto,muita hipocrisia da sociedade apontar medico como mercenario.Sociedade mais suja que a brasileira nao existe!!!Temos guardadores de carro que nos coagem,mafia de vans e ninguem diz nada,alteracao de combustivel,policiais que cobram propina em blitz,funcionarios publicos e principalmente juizes preguicosos e que se aposentam com salario altissimo e integral,cidadao que vota em politico corrupto em troca de vantagens,que joga lixo nas ruas,milhares de pessoas que se aposentam em otimas condicoes para trabalhar porque enganaram ou corromperam o sistema,uma populacao cujos indices de violencia e criminalidade revelam o quanto ela nao e nem um pouco pacifica etc etc etc.Aqui a imoralidade e legalizada e ninguem protesta!!!!Agora num pais serio,isso nao aconteceria!!!Nao vejo medico brasileiro conseguir ir exercer medicina nos estados unidos sem passar antes por uma grande avaliacao, tanto medica,quanto no ingles.Nao da para fazer boa medicina sem conhecer perfil epidemiologco de cada lugar,sem conhecer a cultura e costumes a fundo do local.Por exemplo,ate nos medicos brasileiros encontramos dificuldade ao ir trabalhar na amazonia,pois a incidencia de doencas infecciosas la e diferentes da do sudeste.Querem trazer medicos bons?????Sugestao:tragam indianos!!!!!Esses sao reconhecidos mundialmente como excelentes medicos.Porem,treine-os para o perfil epidemiologico daqui ,bem como para o portugues e costumes locais.