terça-feira, 28 de maio de 2013

FHC é expressão da "República Velha"

Por Altamiro Borges

Num evento comemorativo dos 80 anos da Escola de Sociologia e Política, realizado ontem (27) em São Paulo, o rancoroso ex-presidente FHC voltou a atacar seu sucessor. Ele afirmou, na maior caradura, que durante o governo Lula "houve uma regressão para a República Velha". O vaidoso "príncipe da Sorbonne" gosta de bravatas, mas deveria tomar mais cuidado com as suas analogias históricas. A "República Velha",  derrotada pela "revolução de 30" liderada por Getúlio Vargas, foi a expressão da oligarquia paulista, era composta por forças fisiológicas e nutria violento ódio de classe contra os trabalhadores..

O reinado de FHC lembra muito aquele período histórico. O seu governo foi expressão das elites rentistas sediadas em São Paulo. FHC adotou políticas de exclusão social que resultaram em índices recordes de desemprego, arrocho salarial e a brutal regressão dos direitos trabalhistas. Antes de sua posse, ele prometeu acabar com a "era Vargas", com o fim da CLT, um velho sonho da oligarquia paulista. Para governar, o tucano se aliou com os setores mais conservadores da sociedade brasileira. O ex-PFL e atual DEM, que hoje ruma para a extinção e o inferno, foi o principal partido da sua base de sustentação.

O fisiologismo e a corrupção foram marcas do seu governo. Para não cansar os leitores, basta mencionar a compra de votos para garantir a sua reeleição e a privatização criminosa das estatais. Outra marca foi o ódio às lutas dos trabalhadores - relembrando o último presidente da República Velha, Washington Luis, que dizia que a "questão social é caso de polícia". FHC iniciou o seu mandato acionando as tropas do Exército, que ocuparam as refinarias de petróleo para "quebrar a espinha dorsal" do sindicalismo. Se há um político que lembra muito o triste período da "República Velha", FHC merece o título!

1 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

O próprio Luís Nassif, no seu livro "Cabeça de Planilha", comparou o projeto econômico de FHC ao projeto econômico que Rui Barbosa havia adotado justamente no período da República Velha.