terça-feira, 28 de maio de 2013

A campanha contra o Bolsa Família

Por José Dirceu, em seu blog:

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, deu novas explicações sobre a liberação antecipada dos recursos do programa Bolsa Família. Elas demonstram que não foram erros no sistema da instituição que provocaram a liberação antecipada do pagamento de mensalidade do programa e nem os boatos do falso fim do Bolsa. No último dia 18, os rumores fabricados sobre o fim do benefício provocaram aquela correria de beneficiários às agências da Caixa para sacar o dinheiro.

“A Caixa não mentiu. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema (de pagamento). Mas essa imprecisão (o boato) só se justifica pelo momento que estávamos vivendo”, declarou Hereda. É fato. A despeito de todas as explicações, dadas e repetidas quase diariamente desde o dia dos boatos, continua a cantilena, o empenho da oposição e da mídia em culpar o governo pelo episódio.

Assim, ou o governo vai até o fim nessa investigação e denuncia quem está por trás disso, ou vem coisa pior por aí. Essa gente não dorme em serviço. Na minha opinião, está claro que o boato foi coisa arquitetada pela oposição, pois não poderia ter se espalhado somente em Estados do Norte e do Nordeste e em alguns locais no Rio de Janeiro.

Vejam, o DEM pediu a convocação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para explicarem na Câmara dos Deputados a antecipação do pagamento do Bolsa. O PSDB também entrou com pedido pedindo de explicações. O que temos, então, é que mesmo diante da esclarecimentos exaustivos já apresentados, a oposição e a mídia continuam a desenvolver sua operação para culpar o governo, via CEF, pelo episódio.

Vivemos, agora, a história de um boato que virou luta política. Com contribuição decisiva da mídia, que se empenha em passar à população a ideia de que o boato sobre o Bolsa é coisa do próprio governo, que a culpa disso tudo é da CEF. Estão numa campanha descarada para desmoralizar o Bolsa Família.

Como bem observa uma amiga em e-mail enviado hoje, tudo porque o programa é a marca dos governos Lula e Dilma e seguramente um dos programas sociais mais importantes já pensados e implantados no país. Um programa, observa ela, que "além de tirar milhões da miséria vem provocando uma revolução estrutural na sociedade. Emancipação econômica, social, política, mudança nas relações de gênero, fim da subserviência dos pobres aos caciques regionais".

"A direita - conclui minha amiga - não quer um país de gente esclarecida, consciente e politizada. Quer um país na base da Casa Grande e Senzala para que a elite volte ao poder". Eu gostaria que vocês acompanhassem, também, uma análise feita pelo Renato Rovai que mostra muito bem em seu blog como o boato surgiu, cresceu e provocou o estrago que se viu. Cliquem aqui

0 comentários: